ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas: Gestão e TI |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3590 |
Resumo: | Objetivou-se, neste trabalho, analisar o processo de treinamento desenvolvido pela universidade corporativa de uma indústria desenvolvedora de softwares de gestão empresarial, com o propósito de discutir de que forma o processo de treinamento realizado na universidade corporativa pesquisada contempla elementos e características da abordagem sistêmica de treinamento. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo qualitativo básico e os dados foram coletados por meio de entrevistas qualitativas individuais semiestruturadas com gestores e levantamento documental estruturado. Os resultados mostram que a adoção, pela universidade corporativa estudada, de elementos da abordagem sistêmica de treinamento contribui para o desenvolvimento de ações de capacitação que proporcionam aprendizados efetivos aos seus participantes e alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Não obstante, por estarem fortemente baseados na modalidade de educação a distância, os programas de treinamento da universidade corporativa contribuem mais para a aquisição, pelos participantes, de aprendizados técnico-funcionais e menos para o desenvolvimento de aprendizados comportamentais. Pondera-se que tal resultado seja decorrente, em parte, das limitações à interação e cooperação entre os participantes dos treinamentos, quando este é realizado por meio da modalidade de educação a distância. Como principal limitação, salienta-se que os resultados da pesquisa não podem ser generalizados, dado que se baseiam, sobremaneira, na visão dos gestores entrevistados, cuja organização foi selecionada por conveniência. A pesquisa contribui para ampliar as discussões sobre as abordagens de treinamento utilizadas no âmbito da educação corporativa e seus resultados. |
id |
UNICEUB-9_45dc487cf796b8cc6e456b69fd8419b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3590 |
network_acronym_str |
UNICEUB-9 |
network_name_str |
Universitas: Gestão e TI |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTOObjetivou-se, neste trabalho, analisar o processo de treinamento desenvolvido pela universidade corporativa de uma indústria desenvolvedora de softwares de gestão empresarial, com o propósito de discutir de que forma o processo de treinamento realizado na universidade corporativa pesquisada contempla elementos e características da abordagem sistêmica de treinamento. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo qualitativo básico e os dados foram coletados por meio de entrevistas qualitativas individuais semiestruturadas com gestores e levantamento documental estruturado. Os resultados mostram que a adoção, pela universidade corporativa estudada, de elementos da abordagem sistêmica de treinamento contribui para o desenvolvimento de ações de capacitação que proporcionam aprendizados efetivos aos seus participantes e alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Não obstante, por estarem fortemente baseados na modalidade de educação a distância, os programas de treinamento da universidade corporativa contribuem mais para a aquisição, pelos participantes, de aprendizados técnico-funcionais e menos para o desenvolvimento de aprendizados comportamentais. Pondera-se que tal resultado seja decorrente, em parte, das limitações à interação e cooperação entre os participantes dos treinamentos, quando este é realizado por meio da modalidade de educação a distância. Como principal limitação, salienta-se que os resultados da pesquisa não podem ser generalizados, dado que se baseiam, sobremaneira, na visão dos gestores entrevistados, cuja organização foi selecionada por conveniência. A pesquisa contribui para ampliar as discussões sobre as abordagens de treinamento utilizadas no âmbito da educação corporativa e seus resultados.UniCEUBMenezes, Rodrigo FernandesPassos, Janduhy Camilode Oliveira, Márcia FreireBarbosa, IsmaelRodrigues, Henrique Geraldo2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/359010.5102/un.gti.v7i1.3590Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 7, n. 1-2 (2017)2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3590/3608Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-06T19:50:15Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/3590Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2018-03-06T19:50:15Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO |
title |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO |
spellingShingle |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO Menezes, Rodrigo Fernandes |
title_short |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO |
title_full |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO |
title_fullStr |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO |
title_sort |
ANÁLISE DO PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA PELA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DE TREINAMENTO |
author |
Menezes, Rodrigo Fernandes |
author_facet |
Menezes, Rodrigo Fernandes Passos, Janduhy Camilo de Oliveira, Márcia Freire Barbosa, Ismael Rodrigues, Henrique Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Janduhy Camilo de Oliveira, Márcia Freire Barbosa, Ismael Rodrigues, Henrique Geraldo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Rodrigo Fernandes Passos, Janduhy Camilo de Oliveira, Márcia Freire Barbosa, Ismael Rodrigues, Henrique Geraldo |
description |
Objetivou-se, neste trabalho, analisar o processo de treinamento desenvolvido pela universidade corporativa de uma indústria desenvolvedora de softwares de gestão empresarial, com o propósito de discutir de que forma o processo de treinamento realizado na universidade corporativa pesquisada contempla elementos e características da abordagem sistêmica de treinamento. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo qualitativo básico e os dados foram coletados por meio de entrevistas qualitativas individuais semiestruturadas com gestores e levantamento documental estruturado. Os resultados mostram que a adoção, pela universidade corporativa estudada, de elementos da abordagem sistêmica de treinamento contribui para o desenvolvimento de ações de capacitação que proporcionam aprendizados efetivos aos seus participantes e alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Não obstante, por estarem fortemente baseados na modalidade de educação a distância, os programas de treinamento da universidade corporativa contribuem mais para a aquisição, pelos participantes, de aprendizados técnico-funcionais e menos para o desenvolvimento de aprendizados comportamentais. Pondera-se que tal resultado seja decorrente, em parte, das limitações à interação e cooperação entre os participantes dos treinamentos, quando este é realizado por meio da modalidade de educação a distância. Como principal limitação, salienta-se que os resultados da pesquisa não podem ser generalizados, dado que se baseiam, sobremaneira, na visão dos gestores entrevistados, cuja organização foi selecionada por conveniência. A pesquisa contribui para ampliar as discussões sobre as abordagens de treinamento utilizadas no âmbito da educação corporativa e seus resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3590 10.5102/un.gti.v7i1.3590 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3590 |
identifier_str_mv |
10.5102/un.gti.v7i1.3590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/3590/3608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Universitas: Gestão e TI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 7, n. 1-2 (2017) 2179-832X 2179-8311 reponame:Universitas: Gestão e TI instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas: Gestão e TI |
collection |
Universitas: Gestão e TI |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br |
_version_ |
1815709535020515328 |