Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/481 |
Resumo: | ResumoO presente ensaio tem por objetivo discutir o processo de formação de professores para a atuação na Educação Básica. Em linhas gerais, defende-se a necessidade de revisitar os modelos utilizados de formação profissional, tanto no âmbito do currículo, como das metodologias de ensino. Essa discussão teria como base teorias de complexidade, como é o caso da abordagem sistêmica. As contribuições desta abordagem implicariam na reformulação das propostas de formação de professores, tendo por base questionamentos associados à universalidade do conhecimento, não linearidade do conhecimento, incompletude do conhecimento e indissociabilidade do conhecimento.Palavras-chave: Formação profissional;Educação Básica;Abordagem Sistêmica;Complexidade. Forming teachers for basic education: revisiting concepts and pedagogic practices by the theoretical prism of complexity AbstractThis essay has as objective to discuss the process of qualifying teachers for the performance in Basic Education. In general, it argues about the need to revisit the models used for structuring the curriculum and teaching methodologies. This discussion would be based on complexity theory and systemic approach. The contributions of these approaches would require the reformulation of proposed teacher qualification through conceptions about universality of knowledge questions, nonlinearity of knowledge, incomplete knowledge and inseparability of knowledge. Key words: Professional Qualification; Basic Education;Sistemic Approach;Complexity Theory. |
id |
UNICID_1697c485fe5257654e8afa33376bb368 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/481 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidadeFormação profissionalEducação BásicaAbordagem SistêmicaComplexidade.ResumoO presente ensaio tem por objetivo discutir o processo de formação de professores para a atuação na Educação Básica. Em linhas gerais, defende-se a necessidade de revisitar os modelos utilizados de formação profissional, tanto no âmbito do currículo, como das metodologias de ensino. Essa discussão teria como base teorias de complexidade, como é o caso da abordagem sistêmica. As contribuições desta abordagem implicariam na reformulação das propostas de formação de professores, tendo por base questionamentos associados à universalidade do conhecimento, não linearidade do conhecimento, incompletude do conhecimento e indissociabilidade do conhecimento.Palavras-chave: Formação profissional;Educação Básica;Abordagem Sistêmica;Complexidade. Forming teachers for basic education: revisiting concepts and pedagogic practices by the theoretical prism of complexity AbstractThis essay has as objective to discuss the process of qualifying teachers for the performance in Basic Education. In general, it argues about the need to revisit the models used for structuring the curriculum and teaching methodologies. This discussion would be based on complexity theory and systemic approach. The contributions of these approaches would require the reformulation of proposed teacher qualification through conceptions about universality of knowledge questions, nonlinearity of knowledge, incomplete knowledge and inseparability of knowledge. Key words: Professional Qualification; Basic Education;Sistemic Approach;Complexity Theory.Universidade Cidade de São Paulo2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48110.26843/v7.n2.2014.481.p268 - 276Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 268 - 2761982-863210.26843/ae.v7.n2.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/481/457Copyright (c) 2018 Roberto Gimenez, Maria Heloisa Aguiar da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenez, Robertoda Silva, Maria Heloisa Aguiar2018-06-28T08:16:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/481Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:16:56Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade |
title |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade |
spellingShingle |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade Gimenez, Roberto Formação profissional Educação Básica Abordagem Sistêmica Complexidade. |
title_short |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade |
title_full |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade |
title_fullStr |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade |
title_sort |
Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade |
author |
Gimenez, Roberto |
author_facet |
Gimenez, Roberto da Silva, Maria Heloisa Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Maria Heloisa Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Roberto da Silva, Maria Heloisa Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Educação Básica Abordagem Sistêmica Complexidade. |
topic |
Formação profissional Educação Básica Abordagem Sistêmica Complexidade. |
description |
ResumoO presente ensaio tem por objetivo discutir o processo de formação de professores para a atuação na Educação Básica. Em linhas gerais, defende-se a necessidade de revisitar os modelos utilizados de formação profissional, tanto no âmbito do currículo, como das metodologias de ensino. Essa discussão teria como base teorias de complexidade, como é o caso da abordagem sistêmica. As contribuições desta abordagem implicariam na reformulação das propostas de formação de professores, tendo por base questionamentos associados à universalidade do conhecimento, não linearidade do conhecimento, incompletude do conhecimento e indissociabilidade do conhecimento.Palavras-chave: Formação profissional;Educação Básica;Abordagem Sistêmica;Complexidade. Forming teachers for basic education: revisiting concepts and pedagogic practices by the theoretical prism of complexity AbstractThis essay has as objective to discuss the process of qualifying teachers for the performance in Basic Education. In general, it argues about the need to revisit the models used for structuring the curriculum and teaching methodologies. This discussion would be based on complexity theory and systemic approach. The contributions of these approaches would require the reformulation of proposed teacher qualification through conceptions about universality of knowledge questions, nonlinearity of knowledge, incomplete knowledge and inseparability of knowledge. Key words: Professional Qualification; Basic Education;Sistemic Approach;Complexity Theory. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/481 10.26843/v7.n2.2014.481.p268 - 276 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/481 |
identifier_str_mv |
10.26843/v7.n2.2014.481.p268 - 276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/481/457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Roberto Gimenez, Maria Heloisa Aguiar da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Roberto Gimenez, Maria Heloisa Aguiar da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 268 - 276 1982-8632 10.26843/ae.v7.n2.2014 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141561843712 |