Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/172 |
Resumo: | ResumoEste trabalho é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir de 2007, em uma universidade federal do sul do País. A referida pesquisa almejou conhecer as possibilidades de pensar o grupo como um dispositivo de formação, sendo sua metodologia de abordagem qualitativa, com duas dimensões concomitantes, uma bibliográfica, baseada nos temas imaginário social, psicologia grupal e história de vida, e outra empírica, com entrevistas e produção de narrativas dos participantes. Na análise dos dados, trabalhamos com a abordagem hermenêutica, buscando conhecer os sentidos e os significados produzidos através dos conteúdos manifestos. Em nossos resultados, foram encontradas, com regularidade nos relatos, representações sobre o grupo como um espaço de diversidade. As aprendizagens construídas e as vivências que este espaço coletivo pode proporcionar também foram uma das categorias criadas a partir das narrativas. Assim, percebemos a importância do grupo como um dispositivo na formação de professores, sendo um território que possibilita a experiência mobilizadora de saberes, de representações e de outras formas de pensar a formação no espaço da universidade e em outros espaços educativos. Palavras-chave: Dispositivo grupal; História de vida; Formação docente. Training device: experiences in group AbstractThis paper is part of a research project developed since 2007 in a federal university in the south of Brazil. This research aimed to know the possibilities of viewing the group as a training device through a qualitative approach, with two concomitant dimensions - a bibliographic one, based on imaginary social issues, group psychology and life history, and an empirical one, with interviews and narrative accounts of the participants. For the data analysis, our work was based on the hermeneutic approach, seeking to understand the senses and meanings produced by the manifest contents. In our results, we regularly found representations of the group as a diversity space in the accounts. The knowledge that is built and the experiences that this collective space can provide were also one of the categories created from the narratives. Thus, we realize the importance of the group as a device for teachers |
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