Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valeska Fortes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Flores, Bruna de Almeida, Debus, Ionice da Silva, Hartmann, Marília, da Silva, Monique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/172
Resumo: ResumoEste trabalho é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir de 2007, em uma universidade federal do sul do País. A referida pesquisa almejou conhecer as possibilidades de pensar o grupo como um dispositivo de formação, sendo sua metodologia de abordagem qualitativa, com duas dimensões concomitantes, uma bibliográfica, baseada nos temas imaginário social, psicologia grupal e história de vida, e outra empírica, com entrevistas e produção de narrativas dos participantes. Na análise dos dados, trabalhamos com a abordagem hermenêutica, buscando conhecer os sentidos e os significados produzidos através dos conteúdos manifestos. Em nossos resultados, foram encontradas, com regularidade nos relatos, representações sobre o grupo como um espaço de diversidade. As aprendizagens construídas e as vivências que este espaço coletivo pode proporcionar também foram uma das categorias criadas a partir das narrativas. Assim, percebemos a importância do grupo como um dispositivo na formação de professores, sendo um território que possibilita a experiência mobilizadora de saberes, de representações e de outras formas de pensar a formação no espaço da universidade e em outros espaços educativos. Palavras-chave: Dispositivo grupal; História de vida; Formação docente. Training device: experiences in group AbstractThis paper is part of a research project developed since 2007 in a federal university in the south of Brazil. This research aimed to know the possibilities of viewing the group as a training device through a qualitative approach, with two concomitant dimensions - a bibliographic one, based on imaginary social issues, group psychology and life history, and an empirical one, with interviews and narrative accounts of the participants. For the data analysis, our work was based on the hermeneutic approach, seeking to understand the senses and meanings produced by the manifest contents. In our results, we regularly found representations of the group as a diversity space in the accounts. The knowledge that is built and the experiences that this collective space can provide were also one of the categories created from the narratives. Thus, we realize the importance of the group as a device for teachers
id UNICID_27763965795435330723e03628d53a24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/172
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Dispositivo de formação: vivências no espaço grupalDispositivo grupalhistória de vidaformação docenteResumoEste trabalho é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir de 2007, em uma universidade federal do sul do País. A referida pesquisa almejou conhecer as possibilidades de pensar o grupo como um dispositivo de formação, sendo sua metodologia de abordagem qualitativa, com duas dimensões concomitantes, uma bibliográfica, baseada nos temas imaginário social, psicologia grupal e história de vida, e outra empírica, com entrevistas e produção de narrativas dos participantes. Na análise dos dados, trabalhamos com a abordagem hermenêutica, buscando conhecer os sentidos e os significados produzidos através dos conteúdos manifestos. Em nossos resultados, foram encontradas, com regularidade nos relatos, representações sobre o grupo como um espaço de diversidade. As aprendizagens construídas e as vivências que este espaço coletivo pode proporcionar também foram uma das categorias criadas a partir das narrativas. Assim, percebemos a importância do grupo como um dispositivo na formação de professores, sendo um território que possibilita a experiência mobilizadora de saberes, de representações e de outras formas de pensar a formação no espaço da universidade e em outros espaços educativos. Palavras-chave: Dispositivo grupal; História de vida; Formação docente. Training device: experiences in group AbstractThis paper is part of a research project developed since 2007 in a federal university in the south of Brazil. This research aimed to know the possibilities of viewing the group as a training device through a qualitative approach, with two concomitant dimensions - a bibliographic one, based on imaginary social issues, group psychology and life history, and an empirical one, with interviews and narrative accounts of the participants. For the data analysis, our work was based on the hermeneutic approach, seeking to understand the senses and meanings produced by the manifest contents. In our results, we regularly found representations of the group as a diversity space in the accounts. The knowledge that is built and the experiences that this collective space can provide were also one of the categories created from the narratives. Thus, we realize the importance of the group as a device for teachersUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/17210.26843/v3.n1.2010.172.p134 - 147Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 134 - 1471982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/172/428Copyright (c) 2017 Valeska Fortes de Oliveira, Bruna de Almeida Flores, Ionice da Silva Debus, Marília Hartmann, Monique da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valeska Fortes deFlores, Bruna de AlmeidaDebus, Ionice da SilvaHartmann, Maríliada Silva, Monique2018-07-04T10:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/172Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:05:44Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
title Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
spellingShingle Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
Oliveira, Valeska Fortes de
Dispositivo grupal
história de vida
formação docente
title_short Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
title_full Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
title_fullStr Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
title_full_unstemmed Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
title_sort Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
author Oliveira, Valeska Fortes de
author_facet Oliveira, Valeska Fortes de
Flores, Bruna de Almeida
Debus, Ionice da Silva
Hartmann, Marília
da Silva, Monique
author_role author
author2 Flores, Bruna de Almeida
Debus, Ionice da Silva
Hartmann, Marília
da Silva, Monique
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valeska Fortes de
Flores, Bruna de Almeida
Debus, Ionice da Silva
Hartmann, Marília
da Silva, Monique
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivo grupal
história de vida
formação docente
topic Dispositivo grupal
história de vida
formação docente
description ResumoEste trabalho é parte de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir de 2007, em uma universidade federal do sul do País. A referida pesquisa almejou conhecer as possibilidades de pensar o grupo como um dispositivo de formação, sendo sua metodologia de abordagem qualitativa, com duas dimensões concomitantes, uma bibliográfica, baseada nos temas imaginário social, psicologia grupal e história de vida, e outra empírica, com entrevistas e produção de narrativas dos participantes. Na análise dos dados, trabalhamos com a abordagem hermenêutica, buscando conhecer os sentidos e os significados produzidos através dos conteúdos manifestos. Em nossos resultados, foram encontradas, com regularidade nos relatos, representações sobre o grupo como um espaço de diversidade. As aprendizagens construídas e as vivências que este espaço coletivo pode proporcionar também foram uma das categorias criadas a partir das narrativas. Assim, percebemos a importância do grupo como um dispositivo na formação de professores, sendo um território que possibilita a experiência mobilizadora de saberes, de representações e de outras formas de pensar a formação no espaço da universidade e em outros espaços educativos. Palavras-chave: Dispositivo grupal; História de vida; Formação docente. Training device: experiences in group AbstractThis paper is part of a research project developed since 2007 in a federal university in the south of Brazil. This research aimed to know the possibilities of viewing the group as a training device through a qualitative approach, with two concomitant dimensions - a bibliographic one, based on imaginary social issues, group psychology and life history, and an empirical one, with interviews and narrative accounts of the participants. For the data analysis, our work was based on the hermeneutic approach, seeking to understand the senses and meanings produced by the manifest contents. In our results, we regularly found representations of the group as a diversity space in the accounts. The knowledge that is built and the experiences that this collective space can provide were also one of the categories created from the narratives. Thus, we realize the importance of the group as a device for teachers
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/172
10.26843/v3.n1.2010.172.p134 - 147
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/172
identifier_str_mv 10.26843/v3.n1.2010.172.p134 - 147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/172/428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 134 - 147
1982-8632
10.26843/ae.v3.n1.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141541920768