Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Renata Prenstteter
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151
Resumo: RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as produções de professores e futuros professores que ensinam matemática em grupo de pesquisa. O Grupo de Pesquisa estudado congrega docentes universitários, pós-graduandos, docentes da escola básica e licenciandos de Matemática e de Pedagogia. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utiliza as narrativas reflexivas produzidas e discutidas no grupo e as produções dos diversos participantes. A análise utiliza referenciais teóricos sobre a aprendizagem da docência, o professor pesquisador e a parceria na formação de professores. A constituição do grupo na perspectiva de construção de conhecimentos compartilhados demanda tempo e se articula com as participações, reflexões e produções que não são necessariamente simétricas entre os participantes. Há relevância da participação em um mesmo grupo, pessoas em diferentes momentos da formação para viabilizar o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre o ensino de matemática.PALAVRAS-CHAVE: EDUCA
id UNICID_2be4a8b9adc15203e73106b536b36500
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação MatemáticaEducação MatemáticaPostura investigativaColaboraçãoDesenvolvimento profissionalRESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as produções de professores e futuros professores que ensinam matemática em grupo de pesquisa. O Grupo de Pesquisa estudado congrega docentes universitários, pós-graduandos, docentes da escola básica e licenciandos de Matemática e de Pedagogia. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utiliza as narrativas reflexivas produzidas e discutidas no grupo e as produções dos diversos participantes. A análise utiliza referenciais teóricos sobre a aprendizagem da docência, o professor pesquisador e a parceria na formação de professores. A constituição do grupo na perspectiva de construção de conhecimentos compartilhados demanda tempo e se articula com as participações, reflexões e produções que não são necessariamente simétricas entre os participantes. Há relevância da participação em um mesmo grupo, pessoas em diferentes momentos da formação para viabilizar o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre o ensino de matemática.PALAVRAS-CHAVE: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/15110.26843/v11.n1.2018.151.p90 - 98Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 981982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151/440Copyright (c) 2018 Renata Prenstteter Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessGama, Renata Prenstteter2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
title Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
spellingShingle Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
Gama, Renata Prenstteter
Educação Matemática
Postura investigativa
Colaboração
Desenvolvimento profissional
title_short Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
title_full Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
title_fullStr Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
title_full_unstemmed Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
title_sort Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
author Gama, Renata Prenstteter
author_facet Gama, Renata Prenstteter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Renata Prenstteter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Postura investigativa
Colaboração
Desenvolvimento profissional
topic Educação Matemática
Postura investigativa
Colaboração
Desenvolvimento profissional
description RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as produções de professores e futuros professores que ensinam matemática em grupo de pesquisa. O Grupo de Pesquisa estudado congrega docentes universitários, pós-graduandos, docentes da escola básica e licenciandos de Matemática e de Pedagogia. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utiliza as narrativas reflexivas produzidas e discutidas no grupo e as produções dos diversos participantes. A análise utiliza referenciais teóricos sobre a aprendizagem da docência, o professor pesquisador e a parceria na formação de professores. A constituição do grupo na perspectiva de construção de conhecimentos compartilhados demanda tempo e se articula com as participações, reflexões e produções que não são necessariamente simétricas entre os participantes. Há relevância da participação em um mesmo grupo, pessoas em diferentes momentos da formação para viabilizar o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre o ensino de matemática.PALAVRAS-CHAVE: EDUCA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151
10.26843/v11.n1.2018.151.p90 - 98
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.151.p90 - 98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151/440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Renata Prenstteter Gama
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Renata Prenstteter Gama
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140408410112