Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151 |
Resumo: | RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as produções de professores e futuros professores que ensinam matemática em grupo de pesquisa. O Grupo de Pesquisa estudado congrega docentes universitários, pós-graduandos, docentes da escola básica e licenciandos de Matemática e de Pedagogia. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utiliza as narrativas reflexivas produzidas e discutidas no grupo e as produções dos diversos participantes. A análise utiliza referenciais teóricos sobre a aprendizagem da docência, o professor pesquisador e a parceria na formação de professores. A constituição do grupo na perspectiva de construção de conhecimentos compartilhados demanda tempo e se articula com as participações, reflexões e produções que não são necessariamente simétricas entre os participantes. Há relevância da participação em um mesmo grupo, pessoas em diferentes momentos da formação para viabilizar o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre o ensino de matemática.PALAVRAS-CHAVE: EDUCA |
id |
UNICID_2be4a8b9adc15203e73106b536b36500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação MatemáticaEducação MatemáticaPostura investigativaColaboraçãoDesenvolvimento profissionalRESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as produções de professores e futuros professores que ensinam matemática em grupo de pesquisa. O Grupo de Pesquisa estudado congrega docentes universitários, pós-graduandos, docentes da escola básica e licenciandos de Matemática e de Pedagogia. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utiliza as narrativas reflexivas produzidas e discutidas no grupo e as produções dos diversos participantes. A análise utiliza referenciais teóricos sobre a aprendizagem da docência, o professor pesquisador e a parceria na formação de professores. A constituição do grupo na perspectiva de construção de conhecimentos compartilhados demanda tempo e se articula com as participações, reflexões e produções que não são necessariamente simétricas entre os participantes. Há relevância da participação em um mesmo grupo, pessoas em diferentes momentos da formação para viabilizar o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre o ensino de matemática.PALAVRAS-CHAVE: EDUCAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/15110.26843/v11.n1.2018.151.p90 - 98Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 981982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151/440Copyright (c) 2018 Renata Prenstteter Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessGama, Renata Prenstteter2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática |
title |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática |
spellingShingle |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Gama, Renata Prenstteter Educação Matemática Postura investigativa Colaboração Desenvolvimento profissional |
title_short |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática |
title_full |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática |
title_fullStr |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática |
title_sort |
Formação de Professores e Licenciandos em Grupo de Pesquisa em Educação Matemática |
author |
Gama, Renata Prenstteter |
author_facet |
Gama, Renata Prenstteter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Renata Prenstteter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Postura investigativa Colaboração Desenvolvimento profissional |
topic |
Educação Matemática Postura investigativa Colaboração Desenvolvimento profissional |
description |
RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as produções de professores e futuros professores que ensinam matemática em grupo de pesquisa. O Grupo de Pesquisa estudado congrega docentes universitários, pós-graduandos, docentes da escola básica e licenciandos de Matemática e de Pedagogia. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utiliza as narrativas reflexivas produzidas e discutidas no grupo e as produções dos diversos participantes. A análise utiliza referenciais teóricos sobre a aprendizagem da docência, o professor pesquisador e a parceria na formação de professores. A constituição do grupo na perspectiva de construção de conhecimentos compartilhados demanda tempo e se articula com as participações, reflexões e produções que não são necessariamente simétricas entre os participantes. Há relevância da participação em um mesmo grupo, pessoas em diferentes momentos da formação para viabilizar o desenvolvimento de uma postura investigativa sobre o ensino de matemática.PALAVRAS-CHAVE: EDUCA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151 10.26843/v11.n1.2018.151.p90 - 98 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.151.p90 - 98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/151/440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Renata Prenstteter Gama info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Renata Prenstteter Gama |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 90 - 98 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140408410112 |