Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passone, Eric Ferdinando Kanai
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Angela Maria, Rosa, Sanny Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077
Resumo: This work
id UNICID_3a5edb7d89657c0be30bcbcb3a651d8b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1077
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school managementProducción científica sobre evaluación educativa y autoevaluación: interfaces con la gestión escolar.Produção científica sobre avaliação e autoavaliação educacional: interfaces com a gestão escolarEstado do conhecimentoAvaliação e autoavaliação educacionalGestão escolarIndicadores educacionaisState of knowledge. Educational assessment and self-assessment. School management. Educational indicators.Estado del conocimiento. Evaluación educativa y autoevaluación. Gestión escolar. Indicadores educativos.This workEl objetivo deste estudio fue inventariar y analizar trabajos científicos sobre gestión escolar, con el fin de responder a la siguiente pregunta: qué aspectos y dimensiones son privilegiados en estos trabajos que nos pueden proporcionar una visión integral sobre el grado y alcance del interés académico sobre este tema? Este artículo presenta y discute una de las dimensiones relevantes abordadas en el estudio, que se refiere a la evaluación educativa y la autoevaluación. En esta fase del estudio, el contenido de 28 artículos publicados entre 2009 y 2020, fue sistematizado en las siguientes líneas de análisis: evaluación y gestión de los sistemas educativos de rendimiento; evaluación institucional, autoevaluación y democratización escolar; efecto escolar y / o características efectivas de las escuelas; evaluación de desempeño de estudiantes y modelos de gestión.O objetivo deste estudo foi inventariar e analisar trabalhos científicos sobre gestão escolar, a fim de responder à seguinte questão: quais aspectos e dimensões são privilegiados nesses trabalhos que podem nos fornecer uma visão abrangente sobre o grau e alcance do interesse acadêmico sobre esse tema? Este artigo apresenta e discute uma das dimensões relevantes abordadas no estudo, que diz respeito à avaliação educacional e autoavaliação. Nesta etapa do estudo, o conteúdo de 28 artigos, publicados entre 2009 e 2020, foi sistematizado nos seguintes eixos de análise: avaliação de desempenho e gestão de sistemas de ensino; avaliação institucional, autoavaliação e democratização escolar; efeito escolar e / ou características efetivas das escolas; avaliação de desempenho de estudantes e modelos de gestão.Universidade Cidade de São Paulo2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/htmlhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/107710.26843/v14.n3.2021.1077.p580-598Revista @mbienteeducação; (2021) v. 14, n. 3, set./dez.; 580-5981982-863210.26843/ae.v14.n3.2021reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporenghttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077/861https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077/862https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077/863Copyright (c) 2022 Eric Ferdinando Kanai Passone, Angela Maria Martins, Sanny Silva Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessPassone, Eric Ferdinando KanaiMartins, Angela MariaRosa, Sanny Silva2022-03-21T19:34:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1077Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2022-03-21T19:34:36Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
Producción científica sobre evaluación educativa y autoevaluación: interfaces con la gestión escolar.
Produção científica sobre avaliação e autoavaliação educacional: interfaces com a gestão escolar
title Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
spellingShingle Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
Passone, Eric Ferdinando Kanai
Estado do conhecimento
Avaliação e autoavaliação educacional
Gestão escolar
Indicadores educacionais
State of knowledge. Educational assessment and self-assessment. School management. Educational indicators.
Estado del conocimiento. Evaluación educativa y autoevaluación. Gestión escolar. Indicadores educativos.
title_short Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
title_full Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
title_fullStr Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
title_full_unstemmed Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
title_sort Scientific production on educational assessment and self-assessment: interfaces with school management
author Passone, Eric Ferdinando Kanai
author_facet Passone, Eric Ferdinando Kanai
Martins, Angela Maria
Rosa, Sanny Silva
author_role author
author2 Martins, Angela Maria
Rosa, Sanny Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passone, Eric Ferdinando Kanai
Martins, Angela Maria
Rosa, Sanny Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estado do conhecimento
Avaliação e autoavaliação educacional
Gestão escolar
Indicadores educacionais
State of knowledge. Educational assessment and self-assessment. School management. Educational indicators.
Estado del conocimiento. Evaluación educativa y autoevaluación. Gestión escolar. Indicadores educativos.
topic Estado do conhecimento
Avaliação e autoavaliação educacional
Gestão escolar
Indicadores educacionais
State of knowledge. Educational assessment and self-assessment. School management. Educational indicators.
Estado del conocimiento. Evaluación educativa y autoevaluación. Gestión escolar. Indicadores educativos.
description This work
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077
10.26843/v14.n3.2021.1077.p580-598
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077
identifier_str_mv 10.26843/v14.n3.2021.1077.p580-598
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077/861
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077/862
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1077/863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Eric Ferdinando Kanai Passone, Angela Maria Martins, Sanny Silva Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Eric Ferdinando Kanai Passone, Angela Maria Martins, Sanny Silva Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; (2021) v. 14, n. 3, set./dez.; 580-598
1982-8632
10.26843/ae.v14.n3.2021
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754575666631671808