AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/31722 |
Resumo: | Este trabalho faz uma análise da utilização das avaliações externas em larga escala elaboradas pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no período de 2005 a 2015. Inicialmente realizamos a descrição das avaliações externas implementadas no município em questão, a saber: Prova São Paulo, Prova da Cidade e Prova Mais Educação. Em seguida, apresentamos ações pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo visando a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas. Por fim, apresentamos as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todas as escolas municipais de São Paulo, durante o período de 2005 a 2013, verificando o percentual de escolas que conseguiram atingir as metas estabelecidas por este índice. Através da análise dos dados do IDEB e da descrição das diferentes avaliações externas em larga escala e ações pedagógicas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo, percebemos que a política educacional da referida rede de ensino, na última década, direcionou-se para o estreitamento curricular (ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática) e o treinamento dos alunos, em uma perspectiva de qualidade da educação voltada ao alcance de metas estabelecidas externamente a escola, através do IDEB. No entanto, os resultados obtidos pelo município nos anos analisados nos mostram que a adoção de avaliações externas em larga escola não significou a garantia das metas estabelecidas por este índice. Nesse cenário, é preciso refletir sobre qual qualidade de educação queremos que caminha na contramão das iniciativas de controle, em especial, via avaliação externa. |
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AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?Avaliação externa em larga escala – Políticas Educacionais – Desempenho – Educação BásicaAvaliação externaEste trabalho faz uma análise da utilização das avaliações externas em larga escala elaboradas pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no período de 2005 a 2015. Inicialmente realizamos a descrição das avaliações externas implementadas no município em questão, a saber: Prova São Paulo, Prova da Cidade e Prova Mais Educação. Em seguida, apresentamos ações pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo visando a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas. Por fim, apresentamos as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todas as escolas municipais de São Paulo, durante o período de 2005 a 2013, verificando o percentual de escolas que conseguiram atingir as metas estabelecidas por este índice. Através da análise dos dados do IDEB e da descrição das diferentes avaliações externas em larga escala e ações pedagógicas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo, percebemos que a política educacional da referida rede de ensino, na última década, direcionou-se para o estreitamento curricular (ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática) e o treinamento dos alunos, em uma perspectiva de qualidade da educação voltada ao alcance de metas estabelecidas externamente a escola, através do IDEB. No entanto, os resultados obtidos pelo município nos anos analisados nos mostram que a adoção de avaliações externas em larga escola não significou a garantia das metas estabelecidas por este índice. Nesse cenário, é preciso refletir sobre qual qualidade de educação queremos que caminha na contramão das iniciativas de controle, em especial, via avaliação externa.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo- quantitativohttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3172210.4025/tpe.v19i2.31722Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 2 (2016)2237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMSousa, MauricioFerrarotto, Luanaporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T09:30:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31722Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:32.685670Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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