AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mauricio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferrarotto, Luana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/31722
Resumo: Este trabalho faz uma análise da utilização das avaliações externas em larga escala elaboradas pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no período de 2005 a 2015. Inicialmente realizamos a descrição das avaliações externas implementadas no município em questão, a saber: Prova São Paulo, Prova da Cidade e Prova Mais Educação. Em seguida, apresentamos ações pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo visando a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas. Por fim, apresentamos as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todas as escolas municipais de São Paulo, durante o período de 2005 a 2013, verificando o percentual de escolas que conseguiram atingir as metas estabelecidas por este índice. Através da análise dos dados do IDEB e da descrição das diferentes avaliações externas em larga escala e ações pedagógicas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo, percebemos que a política educacional da referida rede de ensino, na última década, direcionou-se para o estreitamento curricular (ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática) e o treinamento dos alunos, em uma perspectiva de qualidade da educação voltada ao alcance de metas estabelecidas externamente a escola, através do IDEB. No entanto, os resultados obtidos pelo município nos anos analisados nos mostram que a adoção de avaliações externas em larga escola não significou a garantia das metas estabelecidas por este índice. Nesse cenário, é preciso refletir sobre qual qualidade de educação queremos que caminha na contramão das iniciativas de controle, em especial, via avaliação externa.
id UEM-11_8046142907d2db7536b617ebecca198a
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/31722
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?Avaliação externa em larga escala – Políticas Educacionais – Desempenho – Educação BásicaAvaliação externaEste trabalho faz uma análise da utilização das avaliações externas em larga escala elaboradas pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no período de 2005 a 2015. Inicialmente realizamos a descrição das avaliações externas implementadas no município em questão, a saber: Prova São Paulo, Prova da Cidade e Prova Mais Educação. Em seguida, apresentamos ações pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo visando a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas. Por fim, apresentamos as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todas as escolas municipais de São Paulo, durante o período de 2005 a 2013, verificando o percentual de escolas que conseguiram atingir as metas estabelecidas por este índice. Através da análise dos dados do IDEB e da descrição das diferentes avaliações externas em larga escala e ações pedagógicas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo, percebemos que a política educacional da referida rede de ensino, na última década, direcionou-se para o estreitamento curricular (ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática) e o treinamento dos alunos, em uma perspectiva de qualidade da educação voltada ao alcance de metas estabelecidas externamente a escola, através do IDEB. No entanto, os resultados obtidos pelo município nos anos analisados nos mostram que a adoção de avaliações externas em larga escola não significou a garantia das metas estabelecidas por este índice. Nesse cenário, é preciso refletir sobre qual qualidade de educação queremos que caminha na contramão das iniciativas de controle, em especial, via avaliação externa.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo- quantitativohttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3172210.4025/tpe.v19i2.31722Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 2 (2016)2237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMSousa, MauricioFerrarotto, Luanaporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T09:30:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31722Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:32.685670Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
title AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
spellingShingle AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
Sousa, Mauricio
Avaliação externa em larga escala – Políticas Educacionais – Desempenho – Educação Básica
Avaliação externa
title_short AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
title_full AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
title_fullStr AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
title_sort AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?
author Sousa, Mauricio
author_facet Sousa, Mauricio
Ferrarotto, Luana
author_role author
author2 Ferrarotto, Luana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mauricio
Ferrarotto, Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa em larga escala – Políticas Educacionais – Desempenho – Educação Básica
Avaliação externa
topic Avaliação externa em larga escala – Políticas Educacionais – Desempenho – Educação Básica
Avaliação externa
description Este trabalho faz uma análise da utilização das avaliações externas em larga escala elaboradas pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo, no período de 2005 a 2015. Inicialmente realizamos a descrição das avaliações externas implementadas no município em questão, a saber: Prova São Paulo, Prova da Cidade e Prova Mais Educação. Em seguida, apresentamos ações pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo visando a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas. Por fim, apresentamos as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de todas as escolas municipais de São Paulo, durante o período de 2005 a 2013, verificando o percentual de escolas que conseguiram atingir as metas estabelecidas por este índice. Através da análise dos dados do IDEB e da descrição das diferentes avaliações externas em larga escala e ações pedagógicas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo, percebemos que a política educacional da referida rede de ensino, na última década, direcionou-se para o estreitamento curricular (ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática) e o treinamento dos alunos, em uma perspectiva de qualidade da educação voltada ao alcance de metas estabelecidas externamente a escola, através do IDEB. No entanto, os resultados obtidos pelo município nos anos analisados nos mostram que a adoção de avaliações externas em larga escola não significou a garantia das metas estabelecidas por este índice. Nesse cenário, é preciso refletir sobre qual qualidade de educação queremos que caminha na contramão das iniciativas de controle, em especial, via avaliação externa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo- quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/31722
10.4025/tpe.v19i2.31722
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/31722
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v19i2.31722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 2 (2016)
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157295316992