CI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/104 |
Resumo: | RESUMOA motivação primeira deste trabalho foi a de mostrar de que maneira as Ciências Cognitivas podem exercer influências significativas sobre as teorias pedagógicas e, consequentemente, sobre a Educação. Para tanto, conceitua-se Ciência Cognitiva, discorre-se, brevemente, sobre sua história, comenta-se sobre a Neurociência, a Filosofia e a Filosofia da Mente, descreve-se o cérebro e faz-se um relato sobre o desenvolvimento de alguns temas importantes que podem exercer influência sobre as teorias pedagógicas.PALAVRAS-CHAVE: Ciências Cognitivas; Pedagogia; Educação.COGNITIVE SCIENCES, PEDAGOGY AND EDUCATIONABSTRACT The primary motivation of this work was to show how the cognitive sciences can exert significant influences on the pedagogical theories and hence on Education. Therefore, it conceptualizes Cognitive Science, talks up briefly about its history, it comments on Neuroscience, Philosophy and Philosophy of Mind, describes the brain and makes a report on the development of some important issues that can influence pedagogical theories. KEY WORDS: Cognitive Sciences; Pedagogy; Education. |
id |
UNICID_451c917ab6bd0d12638bea30d839461d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/104 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
CICiências CognitivasPedagogiaEducaçãoRESUMOA motivação primeira deste trabalho foi a de mostrar de que maneira as Ciências Cognitivas podem exercer influências significativas sobre as teorias pedagógicas e, consequentemente, sobre a Educação. Para tanto, conceitua-se Ciência Cognitiva, discorre-se, brevemente, sobre sua história, comenta-se sobre a Neurociência, a Filosofia e a Filosofia da Mente, descreve-se o cérebro e faz-se um relato sobre o desenvolvimento de alguns temas importantes que podem exercer influência sobre as teorias pedagógicas.PALAVRAS-CHAVE: Ciências Cognitivas; Pedagogia; Educação.COGNITIVE SCIENCES, PEDAGOGY AND EDUCATIONABSTRACT The primary motivation of this work was to show how the cognitive sciences can exert significant influences on the pedagogical theories and hence on Education. Therefore, it conceptualizes Cognitive Science, talks up briefly about its history, it comments on Neuroscience, Philosophy and Philosophy of Mind, describes the brain and makes a report on the development of some important issues that can influence pedagogical theories. KEY WORDS: Cognitive Sciences; Pedagogy; Education.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/10410.26843/v6.n1.2013.104.p124 - 132Revista @mbienteeducação; v. 6 n. 1 (2013): Jan/Jun 2013; 124 - 1321982-863210.26843/ae.v6.n1.2013reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/104/371Copyright (c) 2017 Potiguara Acácio Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Potiguara Acácio2018-07-03T08:16:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/104Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:16:02Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CI |
title |
CI |
spellingShingle |
CI Pereira, Potiguara Acácio Ciências Cognitivas Pedagogia Educação |
title_short |
CI |
title_full |
CI |
title_fullStr |
CI |
title_full_unstemmed |
CI |
title_sort |
CI |
author |
Pereira, Potiguara Acácio |
author_facet |
Pereira, Potiguara Acácio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Potiguara Acácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Cognitivas Pedagogia Educação |
topic |
Ciências Cognitivas Pedagogia Educação |
description |
RESUMOA motivação primeira deste trabalho foi a de mostrar de que maneira as Ciências Cognitivas podem exercer influências significativas sobre as teorias pedagógicas e, consequentemente, sobre a Educação. Para tanto, conceitua-se Ciência Cognitiva, discorre-se, brevemente, sobre sua história, comenta-se sobre a Neurociência, a Filosofia e a Filosofia da Mente, descreve-se o cérebro e faz-se um relato sobre o desenvolvimento de alguns temas importantes que podem exercer influência sobre as teorias pedagógicas.PALAVRAS-CHAVE: Ciências Cognitivas; Pedagogia; Educação.COGNITIVE SCIENCES, PEDAGOGY AND EDUCATIONABSTRACT The primary motivation of this work was to show how the cognitive sciences can exert significant influences on the pedagogical theories and hence on Education. Therefore, it conceptualizes Cognitive Science, talks up briefly about its history, it comments on Neuroscience, Philosophy and Philosophy of Mind, describes the brain and makes a report on the development of some important issues that can influence pedagogical theories. KEY WORDS: Cognitive Sciences; Pedagogy; Education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/104 10.26843/v6.n1.2013.104.p124 - 132 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/104 |
identifier_str_mv |
10.26843/v6.n1.2013.104.p124 - 132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/104/371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Potiguara Acácio Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Potiguara Acácio Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 6 n. 1 (2013): Jan/Jun 2013; 124 - 132 1982-8632 10.26843/ae.v6.n1.2013 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141467471872 |