Formação de professores em São Paulo: entre o efetivado e o prescrito
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/500 |
Resumo: | RESUMOEste texto é resultado de investigação que teve a finalidade de discutir a proposta de formação de professores para exercício na educação básica, no Estado de São Paulo, presente na Deliberação n. 111/2012 e a formação realizada nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais, em particular, da Unesp. A pesquisa permitiu analisar o que está no cerne das determinações oriundas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo na formulação das Diretrizes Curriculares fixadas na Deliberação n° 111/2012. Qual é a base epistemológica da Deliberação? A forma como o currículo é ali tratado aponta para uma perspectiva de formação de professores como intelectuais, sujeitos capazes de desenvolver um processo de ensino de qualidade? O currículo proposto tem alguma aproximação com o que consta nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições formadoras que têm sido avaliadas como de excelência nos diferentes sistemas avaliativos aos quais se submetem atualmente os Cursos Superiores? Para responder a essas questões realizamos uma revisão bibliográfica do conhecimento já produzido na área e uma análise documental para referendar as respostas encontradas. Dentre os resultados podemos afirmar que, ao determinar como deve ser a organização dos currículos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, a citada Deliberação ignora aspectos históricos, conceituais e contextuais que estruturam a organização atual desses cursos, bem como desconsidera muito do conhecimento científico, já produzido, em diferentes momentos e espaços acadêmicos. Palavras-chave: Formação Docente; Diretrizes Curriculares; Reforma Educacional.TEACHERS FORMATION IN S |
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Formação de professores em São Paulo: entre o efetivado e o prescritoFormação DocenteDiretrizes CurricularesReforma Educacional.RESUMOEste texto é resultado de investigação que teve a finalidade de discutir a proposta de formação de professores para exercício na educação básica, no Estado de São Paulo, presente na Deliberação n. 111/2012 e a formação realizada nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais, em particular, da Unesp. A pesquisa permitiu analisar o que está no cerne das determinações oriundas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo na formulação das Diretrizes Curriculares fixadas na Deliberação n° 111/2012. Qual é a base epistemológica da Deliberação? A forma como o currículo é ali tratado aponta para uma perspectiva de formação de professores como intelectuais, sujeitos capazes de desenvolver um processo de ensino de qualidade? O currículo proposto tem alguma aproximação com o que consta nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições formadoras que têm sido avaliadas como de excelência nos diferentes sistemas avaliativos aos quais se submetem atualmente os Cursos Superiores? Para responder a essas questões realizamos uma revisão bibliográfica do conhecimento já produzido na área e uma análise documental para referendar as respostas encontradas. Dentre os resultados podemos afirmar que, ao determinar como deve ser a organização dos currículos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, a citada Deliberação ignora aspectos históricos, conceituais e contextuais que estruturam a organização atual desses cursos, bem como desconsidera muito do conhecimento científico, já produzido, em diferentes momentos e espaços acadêmicos. Palavras-chave: Formação Docente; Diretrizes Curriculares; Reforma Educacional.TEACHERS FORMATION IN SUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/50010.26843/v7.n3.2014.500.p515 - 524Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 3 (2014): Set/Dez 2014; 515 - 5241982-863210.26843/ae.v7.n3.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/500/476Copyright (c) 2018 Elianeth Dias Kanthack Hernandes, Ana Clara Bortoleto Neryinfo:eu-repo/semantics/openAccessHernandes, Elianeth Dias KanthackNery, Ana Clara Bortoleto2018-07-03T07:51:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/500Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T07:51:05Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
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