Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762 |
Resumo: | O presente ensaio tem por escopo analisar alguns desafios que ainda se fazem presentes em relação a políticas de avaliação da educação superior brasileira. Nosso problema de pesquisa centra-se em responder: que desafios as políticas educacionais brasileiras precisam enfrentar no que diz respeito à avaliação da educação superior? O ensaio é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, bibliográfica no que se refere aos seus procedimentos e exploratória quanto aos seus objetivos. O texto está organizado em duas partes: a primeira discute sobre as relações que são estabelecidas entre princípios e fundamentos da avaliação educacional e a qualidade da aprendizagem na educação superior; a segunda parte aponta desafios da avaliação da aprendizagem na educação superior frente a políticas educacionais nacionais. |
id |
UNICID_50423588f290ab9eee4f14432a21ce2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/762 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discentepolíticas de avaliaçãoeducação superioraprendizagem.O presente ensaio tem por escopo analisar alguns desafios que ainda se fazem presentes em relação a políticas de avaliação da educação superior brasileira. Nosso problema de pesquisa centra-se em responder: que desafios as políticas educacionais brasileiras precisam enfrentar no que diz respeito à avaliação da educação superior? O ensaio é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, bibliográfica no que se refere aos seus procedimentos e exploratória quanto aos seus objetivos. O texto está organizado em duas partes: a primeira discute sobre as relações que são estabelecidas entre princípios e fundamentos da avaliação educacional e a qualidade da aprendizagem na educação superior; a segunda parte aponta desafios da avaliação da aprendizagem na educação superior frente a políticas educacionais nacionais.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/76210.26843/v12.n3.2019.762.p194-209Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-2091982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762/700Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarininfo:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoPagliarin, Lidiane Limana Puiati2023-07-22T22:42:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/762Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:42:35Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente |
title |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente |
spellingShingle |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente Fávero, Altair Alberto políticas de avaliação educação superior aprendizagem. |
title_short |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente |
title_full |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente |
title_fullStr |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente |
title_full_unstemmed |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente |
title_sort |
Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente |
author |
Fávero, Altair Alberto |
author_facet |
Fávero, Altair Alberto Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
author_role |
author |
author2 |
Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fávero, Altair Alberto Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas de avaliação educação superior aprendizagem. |
topic |
políticas de avaliação educação superior aprendizagem. |
description |
O presente ensaio tem por escopo analisar alguns desafios que ainda se fazem presentes em relação a políticas de avaliação da educação superior brasileira. Nosso problema de pesquisa centra-se em responder: que desafios as políticas educacionais brasileiras precisam enfrentar no que diz respeito à avaliação da educação superior? O ensaio é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, bibliográfica no que se refere aos seus procedimentos e exploratória quanto aos seus objetivos. O texto está organizado em duas partes: a primeira discute sobre as relações que são estabelecidas entre princípios e fundamentos da avaliação educacional e a qualidade da aprendizagem na educação superior; a segunda parte aponta desafios da avaliação da aprendizagem na educação superior frente a políticas educacionais nacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762 10.26843/v12.n3.2019.762.p194-209 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n3.2019.762.p194-209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762/700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarin info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarin |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209 Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209 Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209 1982-8632 10.26843/ae.v12.n3.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140424138752 |