Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Altair Alberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762
Resumo: O presente ensaio tem por escopo analisar alguns desafios que ainda se fazem presentes em relação a políticas de avaliação da educação superior brasileira. Nosso problema de pesquisa centra-se em responder: que desafios as políticas educacionais brasileiras precisam enfrentar no que diz respeito à avaliação da educação superior? O ensaio é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, bibliográfica no que se refere aos seus procedimentos e exploratória quanto aos seus objetivos. O texto está organizado em duas partes: a primeira discute sobre as relações que são estabelecidas entre princípios e fundamentos da avaliação educacional e a qualidade da aprendizagem na educação superior; a segunda parte aponta desafios da avaliação da aprendizagem na educação superior frente a políticas educacionais nacionais.
id UNICID_50423588f290ab9eee4f14432a21ce2f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/762
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discentepolíticas de avaliaçãoeducação superioraprendizagem.O presente ensaio tem por escopo analisar alguns desafios que ainda se fazem presentes em relação a políticas de avaliação da educação superior brasileira. Nosso problema de pesquisa centra-se em responder: que desafios as políticas educacionais brasileiras precisam enfrentar no que diz respeito à avaliação da educação superior? O ensaio é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, bibliográfica no que se refere aos seus procedimentos e exploratória quanto aos seus objetivos. O texto está organizado em duas partes: a primeira discute sobre as relações que são estabelecidas entre princípios e fundamentos da avaliação educacional e a qualidade da aprendizagem na educação superior; a segunda parte aponta desafios da avaliação da aprendizagem na educação superior frente a políticas educacionais nacionais.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/76210.26843/v12.n3.2019.762.p194-209Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-2091982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762/700Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarininfo:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoPagliarin, Lidiane Limana Puiati2023-07-22T22:42:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/762Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:42:35Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
title Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
spellingShingle Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
Fávero, Altair Alberto
políticas de avaliação
educação superior
aprendizagem.
title_short Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
title_full Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
title_fullStr Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
title_full_unstemmed Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
title_sort Políticas de avaliação da educação superior e os reflexos na aprendizagem discente
author Fávero, Altair Alberto
author_facet Fávero, Altair Alberto
Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
author_role author
author2 Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
dc.subject.por.fl_str_mv políticas de avaliação
educação superior
aprendizagem.
topic políticas de avaliação
educação superior
aprendizagem.
description O presente ensaio tem por escopo analisar alguns desafios que ainda se fazem presentes em relação a políticas de avaliação da educação superior brasileira. Nosso problema de pesquisa centra-se em responder: que desafios as políticas educacionais brasileiras precisam enfrentar no que diz respeito à avaliação da educação superior? O ensaio é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, bibliográfica no que se refere aos seus procedimentos e exploratória quanto aos seus objetivos. O texto está organizado em duas partes: a primeira discute sobre as relações que são estabelecidas entre princípios e fundamentos da avaliação educacional e a qualidade da aprendizagem na educação superior; a segunda parte aponta desafios da avaliação da aprendizagem na educação superior frente a políticas educacionais nacionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762
10.26843/v12.n3.2019.762.p194-209
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762
identifier_str_mv 10.26843/v12.n3.2019.762.p194-209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/762/700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarin
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Lidiane Limana Puiati Pagliarin
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 194-209
1982-8632
10.26843/ae.v12.n3.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140424138752