Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Roberta Galasso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
DOI: 10.26843/v1.n2.2008.596.p
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/596
Resumo: ResumoO presente artigo contempla uma discussão sobre as possibilidades da Educação Especial nos processos inclusivos. Nesse cenário, buscamos compreender as relações entre educação especial e regular na construção de práticas inclusivas, analisar as especificidades do diálogo entre as áre - as de saúde e educação e, finalmente, a formação de professores para construção desses processos. O cenário investigado foi um projeto de assesso - ria realizado pelo Lar Escola São Francisco/Uni - fesp à Secretaria de Formação e Educação Profis - sional do Município de Santo André. Os eixos da ação contemplaram diagnóstico de alunos com deficiência física, formação de professores, acessi - bilidade física e pedagógica ao contexto educa - cional. As questões que orientaram a investigação deram prioridade à análise dos processos vividos nas ações diagnósticas e de formação.Palavras-chave: Educação especial; Práticas inclusivas; Deficiência física; Formação de professores.AbstractThis paper contemplates a debate about the possibilities of the Special Education in the inclusive processes. In this scenario we try to un - derstand the relations between special an regular education in the building of inclusive practices, analyse the specific points in the dialog between the health and education areas and, finally, the formation of teachers to create this processes. The scenario was an accessory project which was made by Lar Escola São Francisco/ Unifesp with the Secretaria de Formação e Educação Profis - sional of Santo André. The actions contemplate the diagnosis of students with physical debilities, formation of teachers, physical and pedagogical accessibilities to the educational context. The questions which oriented this investigation prio - ritized the analysis of the processes lived through the diagnostic and formation actions.Key words: Special education; Inclusive practices; Physical debilities; Formation of teachers.
id UNICID_64d1d3b5588f25356a967c8021bb5d4f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/596
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
spelling Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - SistêmicoEducação especialPráticas inclusivasDeficiência físicaFormação de professores.ResumoO presente artigo contempla uma discussão sobre as possibilidades da Educação Especial nos processos inclusivos. Nesse cenário, buscamos compreender as relações entre educação especial e regular na construção de práticas inclusivas, analisar as especificidades do diálogo entre as áre - as de saúde e educação e, finalmente, a formação de professores para construção desses processos. O cenário investigado foi um projeto de assesso - ria realizado pelo Lar Escola São Francisco/Uni - fesp à Secretaria de Formação e Educação Profis - sional do Município de Santo André. Os eixos da ação contemplaram diagnóstico de alunos com deficiência física, formação de professores, acessi - bilidade física e pedagógica ao contexto educa - cional. As questões que orientaram a investigação deram prioridade à análise dos processos vividos nas ações diagnósticas e de formação.Palavras-chave: Educação especial; Práticas inclusivas; Deficiência física; Formação de professores.AbstractThis paper contemplates a debate about the possibilities of the Special Education in the inclusive processes. In this scenario we try to un - derstand the relations between special an regular education in the building of inclusive practices, analyse the specific points in the dialog between the health and education areas and, finally, the formation of teachers to create this processes. The scenario was an accessory project which was made by Lar Escola São Francisco/ Unifesp with the Secretaria de Formação e Educação Profis - sional of Santo André. The actions contemplate the diagnosis of students with physical debilities, formation of teachers, physical and pedagogical accessibilities to the educational context. The questions which oriented this investigation prio - ritized the analysis of the processes lived through the diagnostic and formation actions.Key words: Special education; Inclusive practices; Physical debilities; Formation of teachers.Universidade Cidade de São Paulo2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/59610.26843/v1.n2.2008.596.p%pRevista @mbienteeducação; v. 1 n. 2 (2008): jul/dez 20081982-863210.26843/ae.v1.n2.2008reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/596/560Copyright (c) 2018 Roberta Galasso Nardiinfo:eu-repo/semantics/openAccessNardi, Roberta Galasso2018-07-04T11:34:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/596Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T11:34:17Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
title Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
spellingShingle Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
Nardi, Roberta Galasso
Educação especial
Práticas inclusivas
Deficiência física
Formação de professores.
Nardi, Roberta Galasso
Educação especial
Práticas inclusivas
Deficiência física
Formação de professores.
title_short Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
title_full Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
title_fullStr Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
title_full_unstemmed Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
title_sort Ressignificando os processos inclusivos a partir da Complexidade e do Pensamento Eco - Sistêmico
author Nardi, Roberta Galasso
author_facet Nardi, Roberta Galasso
Nardi, Roberta Galasso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardi, Roberta Galasso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Práticas inclusivas
Deficiência física
Formação de professores.
topic Educação especial
Práticas inclusivas
Deficiência física
Formação de professores.
description ResumoO presente artigo contempla uma discussão sobre as possibilidades da Educação Especial nos processos inclusivos. Nesse cenário, buscamos compreender as relações entre educação especial e regular na construção de práticas inclusivas, analisar as especificidades do diálogo entre as áre - as de saúde e educação e, finalmente, a formação de professores para construção desses processos. O cenário investigado foi um projeto de assesso - ria realizado pelo Lar Escola São Francisco/Uni - fesp à Secretaria de Formação e Educação Profis - sional do Município de Santo André. Os eixos da ação contemplaram diagnóstico de alunos com deficiência física, formação de professores, acessi - bilidade física e pedagógica ao contexto educa - cional. As questões que orientaram a investigação deram prioridade à análise dos processos vividos nas ações diagnósticas e de formação.Palavras-chave: Educação especial; Práticas inclusivas; Deficiência física; Formação de professores.AbstractThis paper contemplates a debate about the possibilities of the Special Education in the inclusive processes. In this scenario we try to un - derstand the relations between special an regular education in the building of inclusive practices, analyse the specific points in the dialog between the health and education areas and, finally, the formation of teachers to create this processes. The scenario was an accessory project which was made by Lar Escola São Francisco/ Unifesp with the Secretaria de Formação e Educação Profis - sional of Santo André. The actions contemplate the diagnosis of students with physical debilities, formation of teachers, physical and pedagogical accessibilities to the educational context. The questions which oriented this investigation prio - ritized the analysis of the processes lived through the diagnostic and formation actions.Key words: Special education; Inclusive practices; Physical debilities; Formation of teachers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/596
10.26843/v1.n2.2008.596.p%p
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/596
identifier_str_mv 10.26843/v1.n2.2008.596.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/596/560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Roberta Galasso Nardi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Roberta Galasso Nardi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 1 n. 2 (2008): jul/dez 2008
1982-8632
10.26843/ae.v1.n2.2008
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822180461951057920
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26843/v1.n2.2008.596.p