Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Gilne Gardesani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar resultados de pesquisa de mestrado que teve o propósito de conhecer e compreender as práticas docentes de planejamento escolar no âmbito de uma gestão democrática da educação, por meio de uma pesquisa de campo juntamente aos professores do ensino fundamental regular, da rede municipal de ensino de Santo André (SP). A pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi baseada na aplicação de survey enviado por e-mail, aos 699 professores da rede municipal no ano de 2016. Os resultados do estudo indicam que os professores consideram o planejamento como um processo de reflexão sobre a prática, que resulta em instrumentos para o trabalho pedagógico, um movimento que abre caminhos para a democratização do ensino, sendo capaz colaborar com o acesso de todos aos conhecimentos acumulados e que é participativo, mas nem sempre é coletivo; denotam que os instrumentos solicitados pelos gestores são os mesmos que os docentes utilizam para a organização de sua prática, parecendo não ser apenas executados para cumprir função burocrática e que, segundo os professores, para o sucesso das aulas os planos devem ter uma organização que inicie com a definição de metas e objetivos até a previsão de critérios e instrumentos de avaliação, passando pelos conteúdos, estratégias diversas e organização do tempo.  
id UNICID_680a1bc48afdda9f93b8f4334ddd4413
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democráticaPlanejamentoGestão democráticaEscola públicaSurvey.Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar resultados de pesquisa de mestrado que teve o propósito de conhecer e compreender as práticas docentes de planejamento escolar no âmbito de uma gestão democrática da educação, por meio de uma pesquisa de campo juntamente aos professores do ensino fundamental regular, da rede municipal de ensino de Santo André (SP). A pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi baseada na aplicação de survey enviado por e-mail, aos 699 professores da rede municipal no ano de 2016. Os resultados do estudo indicam que os professores consideram o planejamento como um processo de reflexão sobre a prática, que resulta em instrumentos para o trabalho pedagógico, um movimento que abre caminhos para a democratização do ensino, sendo capaz colaborar com o acesso de todos aos conhecimentos acumulados e que é participativo, mas nem sempre é coletivo; denotam que os instrumentos solicitados pelos gestores são os mesmos que os docentes utilizam para a organização de sua prática, parecendo não ser apenas executados para cumprir função burocrática e que, segundo os professores, para o sucesso das aulas os planos devem ter uma organização que inicie com a definição de metas e objetivos até a previsão de critérios e instrumentos de avaliação, passando pelos conteúdos, estratégias diversas e organização do tempo.  Universidade Cidade de São Paulo2018-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53210.26843/v11.n3.2018.532.p345-361Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 345-3611982-863210.26843/ae.v11.n3.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532/613Copyright (c) 2018 Gilne Gardesani Fernandez, Cristiane Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandez, Gilne GardesaniMachado, Cristiane2019-09-25T08:36:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:36:25Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
title Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
spellingShingle Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
Fernandez, Gilne Gardesani
Planejamento
Gestão democrática
Escola pública
Survey.
title_short Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
title_full Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
title_fullStr Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
title_full_unstemmed Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
title_sort Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
author Fernandez, Gilne Gardesani
author_facet Fernandez, Gilne Gardesani
Machado, Cristiane
author_role author
author2 Machado, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, Gilne Gardesani
Machado, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Gestão democrática
Escola pública
Survey.
topic Planejamento
Gestão democrática
Escola pública
Survey.
description Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar resultados de pesquisa de mestrado que teve o propósito de conhecer e compreender as práticas docentes de planejamento escolar no âmbito de uma gestão democrática da educação, por meio de uma pesquisa de campo juntamente aos professores do ensino fundamental regular, da rede municipal de ensino de Santo André (SP). A pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi baseada na aplicação de survey enviado por e-mail, aos 699 professores da rede municipal no ano de 2016. Os resultados do estudo indicam que os professores consideram o planejamento como um processo de reflexão sobre a prática, que resulta em instrumentos para o trabalho pedagógico, um movimento que abre caminhos para a democratização do ensino, sendo capaz colaborar com o acesso de todos aos conhecimentos acumulados e que é participativo, mas nem sempre é coletivo; denotam que os instrumentos solicitados pelos gestores são os mesmos que os docentes utilizam para a organização de sua prática, parecendo não ser apenas executados para cumprir função burocrática e que, segundo os professores, para o sucesso das aulas os planos devem ter uma organização que inicie com a definição de metas e objetivos até a previsão de critérios e instrumentos de avaliação, passando pelos conteúdos, estratégias diversas e organização do tempo.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532
10.26843/v11.n3.2018.532.p345-361
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532
identifier_str_mv 10.26843/v11.n3.2018.532.p345-361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532/613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Gilne Gardesani Fernandez, Cristiane Machado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Gilne Gardesani Fernandez, Cristiane Machado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 345-361
1982-8632
10.26843/ae.v11.n3.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141877465088