Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sueli Cecilio dos Santos Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJSJ
Resumo: Muito tem se falado nos dias atuais sobre a importância das instituições de educação gerir de forma democrática. Uma escola que se baseia numa gestão de forma democrática proporciona no serviço de ensino muitas vantagens positivas, pois se torna fácil a resolução de problemas, dos obstáculos e das barreiras encontradas ao longo da caminhada letiva. Tendo uma gestão de forma democrática, também proporciona autonomia e incentivo na resolução de metas, objetivos, estratégias e melhorias da escola. A gestão aberta, somativa nos traz benefícios, entre eles, um bom resultado no IDEB da escola e faz assim com que a comunidade escolar caminhe juntos buscando um bem comum, onde cresça sempre a vontade de ensinarmos com amor. É, nesta perspectiva, muito útil aos objetivos da gestão escolar democrática que, a Escola Municipal Antônio Aparecido de Queiroz, compreende que a escola não está isolada do sistema social, político e cultural; assim como percebe que, enquanto profissionais da educação temos uma importante função a exercer que é criar meios para que a educação de qualidade torne-se uma realidade para todos.
id UFMG_462a945cf11db715e97a21f631b71bcf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRJSJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Grazielle Mariano Batista MaiaSueli Cecilio dos Santos Alves2019-08-13T05:02:56Z2019-08-13T05:02:56Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJSJMuito tem se falado nos dias atuais sobre a importância das instituições de educação gerir de forma democrática. Uma escola que se baseia numa gestão de forma democrática proporciona no serviço de ensino muitas vantagens positivas, pois se torna fácil a resolução de problemas, dos obstáculos e das barreiras encontradas ao longo da caminhada letiva. Tendo uma gestão de forma democrática, também proporciona autonomia e incentivo na resolução de metas, objetivos, estratégias e melhorias da escola. A gestão aberta, somativa nos traz benefícios, entre eles, um bom resultado no IDEB da escola e faz assim com que a comunidade escolar caminhe juntos buscando um bem comum, onde cresça sempre a vontade de ensinarmos com amor. É, nesta perspectiva, muito útil aos objetivos da gestão escolar democrática que, a Escola Municipal Antônio Aparecido de Queiroz, compreende que a escola não está isolada do sistema social, político e cultural; assim como percebe que, enquanto profissionais da educação temos uma importante função a exercer que é criar meios para que a educação de qualidade torne-se uma realidade para todos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoEducaçãoGestão democráticaEscolaGestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queirozinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsueli_cecilio_dos_santos_alves.pdfapplication/pdf1560154https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJSJ/1/sueli_cecilio_dos_santos_alves.pdff165b171113d2b31de1854733dc6b448MD51TEXTsueli_cecilio_dos_santos_alves.pdf.txtsueli_cecilio_dos_santos_alves.pdf.txtExtracted texttext/plain134914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJSJ/2/sueli_cecilio_dos_santos_alves.pdf.txtc74057b0716cb868d0b8ab9029ce926aMD521843/BUOS-9XRJSJ2019-11-14 21:19:24.625oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRJSJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:19:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
title Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
spellingShingle Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
Sueli Cecilio dos Santos Alves
Educação
Gestão democrática
Escola
Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
title_short Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
title_full Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
title_fullStr Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
title_full_unstemmed Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
title_sort Gestão democrática na Escola Municipal Antonio Aparecido de Queiroz
author Sueli Cecilio dos Santos Alves
author_facet Sueli Cecilio dos Santos Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grazielle Mariano Batista Maia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sueli Cecilio dos Santos Alves
contributor_str_mv Grazielle Mariano Batista Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Escola
topic Educação
Gestão democrática
Escola
Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
description Muito tem se falado nos dias atuais sobre a importância das instituições de educação gerir de forma democrática. Uma escola que se baseia numa gestão de forma democrática proporciona no serviço de ensino muitas vantagens positivas, pois se torna fácil a resolução de problemas, dos obstáculos e das barreiras encontradas ao longo da caminhada letiva. Tendo uma gestão de forma democrática, também proporciona autonomia e incentivo na resolução de metas, objetivos, estratégias e melhorias da escola. A gestão aberta, somativa nos traz benefícios, entre eles, um bom resultado no IDEB da escola e faz assim com que a comunidade escolar caminhe juntos buscando um bem comum, onde cresça sempre a vontade de ensinarmos com amor. É, nesta perspectiva, muito útil aos objetivos da gestão escolar democrática que, a Escola Municipal Antônio Aparecido de Queiroz, compreende que a escola não está isolada do sistema social, político e cultural; assim como percebe que, enquanto profissionais da educação temos uma importante função a exercer que é criar meios para que a educação de qualidade torne-se uma realidade para todos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T05:02:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T05:02:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJSJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJSJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJSJ/1/sueli_cecilio_dos_santos_alves.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJSJ/2/sueli_cecilio_dos_santos_alves.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f165b171113d2b31de1854733dc6b448
c74057b0716cb868d0b8ab9029ce926a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589473914585088