Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar resultados de pesquisa de mestrado que teve o propósito de conhecer e compreender as práticas docentes de planejamento escolar no âmbito de uma gestão democrática da educação, por meio de uma pesquisa de campo juntamente aos professores do ensino fundamental regular, da rede municipal de ensino de Santo André (SP). A pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi baseada na aplicação de survey enviado por e-mail, aos 699 professores da rede municipal no ano de 2016. Os resultados do estudo indicam que os professores consideram o planejamento como um processo de reflexão sobre a prática, que resulta em instrumentos para o trabalho pedagógico, um movimento que abre caminhos para a democratização do ensino, sendo capaz colaborar com o acesso de todos aos conhecimentos acumulados e que é participativo, mas nem sempre é coletivo; denotam que os instrumentos solicitados pelos gestores são os mesmos que os docentes utilizam para a organização de sua prática, parecendo não ser apenas executados para cumprir função burocrática e que, segundo os professores, para o sucesso das aulas os planos devem ter uma organização que inicie com a definição de metas e objetivos até a previsão de critérios e instrumentos de avaliação, passando pelos conteúdos, estratégias diversas e organização do tempo. |
id |
UNICID_680a1bc48afdda9f93b8f4334ddd4413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democráticaPlanejamentoGestão democráticaEscola públicaSurvey.Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar resultados de pesquisa de mestrado que teve o propósito de conhecer e compreender as práticas docentes de planejamento escolar no âmbito de uma gestão democrática da educação, por meio de uma pesquisa de campo juntamente aos professores do ensino fundamental regular, da rede municipal de ensino de Santo André (SP). A pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi baseada na aplicação de survey enviado por e-mail, aos 699 professores da rede municipal no ano de 2016. Os resultados do estudo indicam que os professores consideram o planejamento como um processo de reflexão sobre a prática, que resulta em instrumentos para o trabalho pedagógico, um movimento que abre caminhos para a democratização do ensino, sendo capaz colaborar com o acesso de todos aos conhecimentos acumulados e que é participativo, mas nem sempre é coletivo; denotam que os instrumentos solicitados pelos gestores são os mesmos que os docentes utilizam para a organização de sua prática, parecendo não ser apenas executados para cumprir função burocrática e que, segundo os professores, para o sucesso das aulas os planos devem ter uma organização que inicie com a definição de metas e objetivos até a previsão de critérios e instrumentos de avaliação, passando pelos conteúdos, estratégias diversas e organização do tempo. Universidade Cidade de São Paulo2018-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53210.26843/v11.n3.2018.532.p345-361Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 345-3611982-863210.26843/ae.v11.n3.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532/613Copyright (c) 2018 Gilne Gardesani Fernandez, Cristiane Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandez, Gilne GardesaniMachado, Cristiane2019-09-25T08:36:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:36:25Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática |
title |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática |
spellingShingle |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática Fernandez, Gilne Gardesani Planejamento Gestão democrática Escola pública Survey. |
title_short |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática |
title_full |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática |
title_fullStr |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática |
title_full_unstemmed |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática |
title_sort |
Planejamento docente no contexto de uma gestão municipal democrática |
author |
Fernandez, Gilne Gardesani |
author_facet |
Fernandez, Gilne Gardesani Machado, Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, Gilne Gardesani Machado, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Gestão democrática Escola pública Survey. |
topic |
Planejamento Gestão democrática Escola pública Survey. |
description |
Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar resultados de pesquisa de mestrado que teve o propósito de conhecer e compreender as práticas docentes de planejamento escolar no âmbito de uma gestão democrática da educação, por meio de uma pesquisa de campo juntamente aos professores do ensino fundamental regular, da rede municipal de ensino de Santo André (SP). A pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi baseada na aplicação de survey enviado por e-mail, aos 699 professores da rede municipal no ano de 2016. Os resultados do estudo indicam que os professores consideram o planejamento como um processo de reflexão sobre a prática, que resulta em instrumentos para o trabalho pedagógico, um movimento que abre caminhos para a democratização do ensino, sendo capaz colaborar com o acesso de todos aos conhecimentos acumulados e que é participativo, mas nem sempre é coletivo; denotam que os instrumentos solicitados pelos gestores são os mesmos que os docentes utilizam para a organização de sua prática, parecendo não ser apenas executados para cumprir função burocrática e que, segundo os professores, para o sucesso das aulas os planos devem ter uma organização que inicie com a definição de metas e objetivos até a previsão de critérios e instrumentos de avaliação, passando pelos conteúdos, estratégias diversas e organização do tempo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532 10.26843/v11.n3.2018.532.p345-361 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n3.2018.532.p345-361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/532/613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gilne Gardesani Fernandez, Cristiane Machado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gilne Gardesani Fernandez, Cristiane Machado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 345-361 1982-8632 10.26843/ae.v11.n3.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141877465088 |