Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agnelli, Jeferson Cesar Moretti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/544
Resumo: A docência requer uma formação específica, um preparo rigoroso de modo que o professor em formação e/ou formado se articule entre campos dos saberes específicos e pedagógicos. Não se trata de algo mágico ou instantâneo, antes, emerge de processos bem estabelecidos, diretivos e baseados em rigor científico. Partindo desse pressuposto, este estudo responde a seguinte pergunta: Quais possibilidades e desafios na constituição docente do enfermeiro podem ser discutidos a partir de trabalhos que tenham a docência em enfermagem como principal temática? Para tanto, definimos os seguintes objetivos: Identificar e refletir sobre as possibilidades e os desafios que o enfermeiro professor encontra para a sua constituição docente. As possibilidades e/ou facilidades encontradas no percurso para a constituição docente do enfermeiro permeiam os campos da prática de enfermagem e a formação pedagógica inicial. Os principais desafios enfrentados por esses docentes são os referente à fragilidade no domínio de conhecimentos específicos da enfermagem, excesso de atividades e fragilidades na formação docente.
id UNICID_6d5da061ba386de1d249a3264ed5eebc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/544
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafiosConstituição DocenteEnfermeiro ProfessorDocência em EnfermagemFormação DocenteA docência requer uma formação específica, um preparo rigoroso de modo que o professor em formação e/ou formado se articule entre campos dos saberes específicos e pedagógicos. Não se trata de algo mágico ou instantâneo, antes, emerge de processos bem estabelecidos, diretivos e baseados em rigor científico. Partindo desse pressuposto, este estudo responde a seguinte pergunta: Quais possibilidades e desafios na constituição docente do enfermeiro podem ser discutidos a partir de trabalhos que tenham a docência em enfermagem como principal temática? Para tanto, definimos os seguintes objetivos: Identificar e refletir sobre as possibilidades e os desafios que o enfermeiro professor encontra para a sua constituição docente. As possibilidades e/ou facilidades encontradas no percurso para a constituição docente do enfermeiro permeiam os campos da prática de enfermagem e a formação pedagógica inicial. Os principais desafios enfrentados por esses docentes são os referente à fragilidade no domínio de conhecimentos específicos da enfermagem, excesso de atividades e fragilidades na formação docente. Universidade Cidade de São Paulo2018-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/54410.26843/v11.n3.2018.544.p328-344Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 328-3441982-863210.26843/ae.v11.n3.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/544/617Copyright (c) 2018 Jeferson Cesar Moretti Agnelli, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayamainfo:eu-repo/semantics/openAccessAgnelli, Jeferson Cesar MorettiNakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi2019-09-25T08:36:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/544Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:36:25Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
title Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
spellingShingle Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
Agnelli, Jeferson Cesar Moretti
Constituição Docente
Enfermeiro Professor
Docência em Enfermagem
Formação Docente
title_short Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
title_full Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
title_fullStr Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
title_sort Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios
author Agnelli, Jeferson Cesar Moretti
author_facet Agnelli, Jeferson Cesar Moretti
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
author_role author
author2 Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agnelli, Jeferson Cesar Moretti
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.subject.por.fl_str_mv Constituição Docente
Enfermeiro Professor
Docência em Enfermagem
Formação Docente
topic Constituição Docente
Enfermeiro Professor
Docência em Enfermagem
Formação Docente
description A docência requer uma formação específica, um preparo rigoroso de modo que o professor em formação e/ou formado se articule entre campos dos saberes específicos e pedagógicos. Não se trata de algo mágico ou instantâneo, antes, emerge de processos bem estabelecidos, diretivos e baseados em rigor científico. Partindo desse pressuposto, este estudo responde a seguinte pergunta: Quais possibilidades e desafios na constituição docente do enfermeiro podem ser discutidos a partir de trabalhos que tenham a docência em enfermagem como principal temática? Para tanto, definimos os seguintes objetivos: Identificar e refletir sobre as possibilidades e os desafios que o enfermeiro professor encontra para a sua constituição docente. As possibilidades e/ou facilidades encontradas no percurso para a constituição docente do enfermeiro permeiam os campos da prática de enfermagem e a formação pedagógica inicial. Os principais desafios enfrentados por esses docentes são os referente à fragilidade no domínio de conhecimentos específicos da enfermagem, excesso de atividades e fragilidades na formação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/544
10.26843/v11.n3.2018.544.p328-344
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/544
identifier_str_mv 10.26843/v11.n3.2018.544.p328-344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/544/617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Jeferson Cesar Moretti Agnelli, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Jeferson Cesar Moretti Agnelli, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 328-344
1982-8632
10.26843/ae.v11.n3.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141894242304