O
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
DOI: | 10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95 |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701 |
Resumo: | O presente estudo apresenta a compreensão de professoras sobre o que é ser professor. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que trabalham em uma Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e que participam, juntas, de encontros semanais de formação continuada em serviço. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva qualitativa. A respeito do que é ser professor, as narrativas das professoras apontaram três dimensões: a compreensão da docência como missão; a importância de terem tido modelos de bons professores; e o entendimento de que a profissão permite transformar a realidade que se vivencia. As discussões fundamentaram-se nos estudos acerca dos Saberes Docentes e do Desenvolvimento Profissional, no sentido de oferecer uma contribuição para a formação de professores. |
id |
UNICID_86cd99c3b5292e13a8462fff0781a369 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/701 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
spelling |
O Formação de ProfessoresSaberes DocentesDesenvolvimento Profissional.O presente estudo apresenta a compreensão de professoras sobre o que é ser professor. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que trabalham em uma Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e que participam, juntas, de encontros semanais de formação continuada em serviço. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva qualitativa. A respeito do que é ser professor, as narrativas das professoras apontaram três dimensões: a compreensão da docência como missão; a importância de terem tido modelos de bons professores; e o entendimento de que a profissão permite transformar a realidade que se vivencia. As discussões fundamentaram-se nos estudos acerca dos Saberes Docentes e do Desenvolvimento Profissional, no sentido de oferecer uma contribuição para a formação de professores.Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-ziphttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/70110.26843/v12.n1.2019.701.p80-95Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 80-951982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/640https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/899Copyright (c) 2018 Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Mariana Aranha de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Lucimar Aparecida Martinsde Souza, Mariana Aranha2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/701Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O |
title |
O |
spellingShingle |
O O de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins Formação de Professores Saberes Docentes Desenvolvimento Profissional. de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins Formação de Professores Saberes Docentes Desenvolvimento Profissional. |
title_short |
O |
title_full |
O |
title_fullStr |
O O |
title_full_unstemmed |
O O |
title_sort |
O |
author |
de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins |
author_facet |
de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins de Souza, Mariana Aranha de Souza, Mariana Aranha |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Mariana Aranha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins de Souza, Mariana Aranha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Saberes Docentes Desenvolvimento Profissional. |
topic |
Formação de Professores Saberes Docentes Desenvolvimento Profissional. |
description |
O presente estudo apresenta a compreensão de professoras sobre o que é ser professor. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que trabalham em uma Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e que participam, juntas, de encontros semanais de formação continuada em serviço. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva qualitativa. A respeito do que é ser professor, as narrativas das professoras apontaram três dimensões: a compreensão da docência como missão; a importância de terem tido modelos de bons professores; e o entendimento de que a profissão permite transformar a realidade que se vivencia. As discussões fundamentaram-se nos estudos acerca dos Saberes Docentes e do Desenvolvimento Profissional, no sentido de oferecer uma contribuição para a formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701 10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/640 https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 80-95 1982-8632 10.26843/ae.v12.n1.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822180461973078017 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95 |