O

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Souza, Mariana Aranha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
DOI: 10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701
Resumo: O presente estudo apresenta a compreensão de professoras sobre o que é ser professor. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que trabalham em uma Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e que participam, juntas, de encontros semanais de formação continuada em serviço. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva qualitativa. A respeito do que é ser professor, as narrativas das professoras apontaram três dimensões: a compreensão da docência como missão; a importância de terem tido modelos de bons professores; e o entendimento de que a profissão permite transformar a realidade que se vivencia. As discussões fundamentaram-se nos estudos acerca dos Saberes Docentes e do Desenvolvimento Profissional, no sentido de oferecer uma contribuição para a formação de professores.
id UNICID_86cd99c3b5292e13a8462fff0781a369
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/701
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
spelling O Formação de ProfessoresSaberes DocentesDesenvolvimento Profissional.O presente estudo apresenta a compreensão de professoras sobre o que é ser professor. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que trabalham em uma Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e que participam, juntas, de encontros semanais de formação continuada em serviço. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva qualitativa. A respeito do que é ser professor, as narrativas das professoras apontaram três dimensões: a compreensão da docência como missão; a importância de terem tido modelos de bons professores; e o entendimento de que a profissão permite transformar a realidade que se vivencia. As discussões fundamentaram-se nos estudos acerca dos Saberes Docentes e do Desenvolvimento Profissional, no sentido de oferecer uma contribuição para a formação de professores.Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-ziphttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/70110.26843/v12.n1.2019.701.p80-95Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 80-951982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/640https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/899Copyright (c) 2018 Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Mariana Aranha de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Lucimar Aparecida Martinsde Souza, Mariana Aranha2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/701Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O
title O
spellingShingle O
O
de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins
Formação de Professores
Saberes Docentes
Desenvolvimento Profissional.
de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins
Formação de Professores
Saberes Docentes
Desenvolvimento Profissional.
title_short O
title_full O
title_fullStr O
O
title_full_unstemmed O
O
title_sort O
author de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins
author_facet de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins
de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins
de Souza, Mariana Aranha
de Souza, Mariana Aranha
author_role author
author2 de Souza, Mariana Aranha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Lucimar Aparecida Martins
de Souza, Mariana Aranha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Saberes Docentes
Desenvolvimento Profissional.
topic Formação de Professores
Saberes Docentes
Desenvolvimento Profissional.
description O presente estudo apresenta a compreensão de professoras sobre o que é ser professor. Realizou-se entrevistas semiestruturadas individuais com oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que trabalham em uma Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e que participam, juntas, de encontros semanais de formação continuada em serviço. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo, a partir de uma perspectiva qualitativa. A respeito do que é ser professor, as narrativas das professoras apontaram três dimensões: a compreensão da docência como missão; a importância de terem tido modelos de bons professores; e o entendimento de que a profissão permite transformar a realidade que se vivencia. As discussões fundamentaram-se nos estudos acerca dos Saberes Docentes e do Desenvolvimento Profissional, no sentido de oferecer uma contribuição para a formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701
10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701
identifier_str_mv 10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/640
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/701/899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 80-95
1982-8632
10.26843/ae.v12.n1.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822180461973078017
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26843/v12.n1.2019.701.p80-95