Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/30 |
Resumo: | RESUMO Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem. Todavia, existem muitas dúvidas, quanto à natureza dessas adaptações e seus respectivos desdobramentos sobre o processo de acolhimento dos alunos. Assim, o presente artigo busca discutir o papel das adaptações curriculares para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. De modo geral, são discutidos os níveis e categorias das adaptações, seus respectivos graus de efetivamente, bem como, o papel da equipe gestora e dos professores neste processo de inclusão. Além disso, são discutidos, também fatores que limitam os possíveis impactos das adaptações curriculares na educação básica.Palavras-chave: Adaptação Curricular |
id |
UNICID_8c072c200a9dd1f3425aad835c67aa63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curricularesRESUMO Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem. Todavia, existem muitas dúvidas, quanto à natureza dessas adaptações e seus respectivos desdobramentos sobre o processo de acolhimento dos alunos. Assim, o presente artigo busca discutir o papel das adaptações curriculares para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. De modo geral, são discutidos os níveis e categorias das adaptações, seus respectivos graus de efetivamente, bem como, o papel da equipe gestora e dos professores neste processo de inclusão. Além disso, são discutidos, também fatores que limitam os possíveis impactos das adaptações curriculares na educação básica.Palavras-chave: Adaptação Curricular Universidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/3010.26843/v10.n2.2017.30.p289 - 303Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 289 - 3031982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/30/83Copyright (c) 2017 Caroline Borges Zanato, Roberto Gimenezinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanato, Caroline BorgesGimenez, Roberto2019-08-21T11:42:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-08-21T11:42:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares |
title |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares |
spellingShingle |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares Zanato, Caroline Borges |
title_short |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares |
title_full |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares |
title_fullStr |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares |
title_full_unstemmed |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares |
title_sort |
Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares |
author |
Zanato, Caroline Borges |
author_facet |
Zanato, Caroline Borges Gimenez, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Gimenez, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanato, Caroline Borges Gimenez, Roberto |
description |
RESUMO Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem. Todavia, existem muitas dúvidas, quanto à natureza dessas adaptações e seus respectivos desdobramentos sobre o processo de acolhimento dos alunos. Assim, o presente artigo busca discutir o papel das adaptações curriculares para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. De modo geral, são discutidos os níveis e categorias das adaptações, seus respectivos graus de efetivamente, bem como, o papel da equipe gestora e dos professores neste processo de inclusão. Além disso, são discutidos, também fatores que limitam os possíveis impactos das adaptações curriculares na educação básica.Palavras-chave: Adaptação Curricular |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/30 10.26843/v10.n2.2017.30.p289 - 303 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/30 |
identifier_str_mv |
10.26843/v10.n2.2017.30.p289 - 303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/30/83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Caroline Borges Zanato, Roberto Gimenez info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Caroline Borges Zanato, Roberto Gimenez |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 289 - 303 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141014487040 |