O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Fernando dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35
Resumo: ResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar elementos para subsidiar a reflexão e o debate sobre a inclusão escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Pretende-se demonstrar que a inclusão só é viável na medida em que a escola se compromete a oferecer um ensino personalizado e diferenciado que atenda as necessidades e especificidades desses alunos. Contudo, sem abrir mão do compromisso de promover a aprendizagem e para isso, indicam-se intervenções e métodos diferenciados. A organização e seleção do conteúdo visa inserir um novo olhar do educador acerca dos TEA, procurando desmistificar esses transtornos, ao mesmo tempo em que se procura revisitar a historiografia oficial e os arcabouços legais que fundamentam a inclusão escolar. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino personalizado;Inclusão.THE AUTISM SPECTRUM DISORDER AND ITS UNIQUE: AN INCLUSIVE PROPOSAL FOUNDED IN CUSTOM EDUCATION AbstractThis article aims to present elements to support the reflection and debate about the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It is intended to demonstrate that inclusion is only feasible insofar as the school undertakes to offer a personalized and differentiated education that meets the needs and specificities of these students. However, without compromising the commitment to promote learning and for that, differentiated interventions and methods are indicated. The organization and selection of the content aims to insert a new view of the educator about TEA, seeking to demystify these disorders, while seeking to revisit the official historiography and legal frameworks that underpin the school inclusion.Key words: Autism Spectrum Disorder (ASD); Personalized teaching; Inclusion.
id UNICID_9b0da07037a767ee49ba00697b79bc86
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizadoResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar elementos para subsidiar a reflexão e o debate sobre a inclusão escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Pretende-se demonstrar que a inclusão só é viável na medida em que a escola se compromete a oferecer um ensino personalizado e diferenciado que atenda as necessidades e especificidades desses alunos. Contudo, sem abrir mão do compromisso de promover a aprendizagem e para isso, indicam-se intervenções e métodos diferenciados. A organização e seleção do conteúdo visa inserir um novo olhar do educador acerca dos TEA, procurando desmistificar esses transtornos, ao mesmo tempo em que se procura revisitar a historiografia oficial e os arcabouços legais que fundamentam a inclusão escolar. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino personalizado;Inclusão.THE AUTISM SPECTRUM DISORDER AND ITS UNIQUE: AN INCLUSIVE PROPOSAL FOUNDED IN CUSTOM EDUCATION AbstractThis article aims to present elements to support the reflection and debate about the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It is intended to demonstrate that inclusion is only feasible insofar as the school undertakes to offer a personalized and differentiated education that meets the needs and specificities of these students. However, without compromising the commitment to promote learning and for that, differentiated interventions and methods are indicated. The organization and selection of the content aims to insert a new view of the educator about TEA, seeking to demystify these disorders, while seeking to revisit the official historiography and legal frameworks that underpin the school inclusion.Key words: Autism Spectrum Disorder (ASD); Personalized teaching; Inclusion.Universidade Cidade de São Paulo2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/3510.26843/v10.n1.2017.35.p85 - 100Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 85 - 1001982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35/41Copyright (c) 2017 Luiz Fernando dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luiz Fernando dos2018-06-15T21:03:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-15T21:03:12Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
title O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
spellingShingle O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
Santos, Luiz Fernando dos
title_short O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
title_full O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
title_fullStr O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
title_full_unstemmed O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
title_sort O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
author Santos, Luiz Fernando dos
author_facet Santos, Luiz Fernando dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luiz Fernando dos
description ResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar elementos para subsidiar a reflexão e o debate sobre a inclusão escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Pretende-se demonstrar que a inclusão só é viável na medida em que a escola se compromete a oferecer um ensino personalizado e diferenciado que atenda as necessidades e especificidades desses alunos. Contudo, sem abrir mão do compromisso de promover a aprendizagem e para isso, indicam-se intervenções e métodos diferenciados. A organização e seleção do conteúdo visa inserir um novo olhar do educador acerca dos TEA, procurando desmistificar esses transtornos, ao mesmo tempo em que se procura revisitar a historiografia oficial e os arcabouços legais que fundamentam a inclusão escolar. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino personalizado;Inclusão.THE AUTISM SPECTRUM DISORDER AND ITS UNIQUE: AN INCLUSIVE PROPOSAL FOUNDED IN CUSTOM EDUCATION AbstractThis article aims to present elements to support the reflection and debate about the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It is intended to demonstrate that inclusion is only feasible insofar as the school undertakes to offer a personalized and differentiated education that meets the needs and specificities of these students. However, without compromising the commitment to promote learning and for that, differentiated interventions and methods are indicated. The organization and selection of the content aims to insert a new view of the educator about TEA, seeking to demystify these disorders, while seeking to revisit the official historiography and legal frameworks that underpin the school inclusion.Key words: Autism Spectrum Disorder (ASD); Personalized teaching; Inclusion.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35
10.26843/v10.n1.2017.35.p85 - 100
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35
identifier_str_mv 10.26843/v10.n1.2017.35.p85 - 100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35/41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Luiz Fernando dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Luiz Fernando dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 85 - 100
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141019729920