O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35 |
Resumo: | ResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar elementos para subsidiar a reflexão e o debate sobre a inclusão escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Pretende-se demonstrar que a inclusão só é viável na medida em que a escola se compromete a oferecer um ensino personalizado e diferenciado que atenda as necessidades e especificidades desses alunos. Contudo, sem abrir mão do compromisso de promover a aprendizagem e para isso, indicam-se intervenções e métodos diferenciados. A organização e seleção do conteúdo visa inserir um novo olhar do educador acerca dos TEA, procurando desmistificar esses transtornos, ao mesmo tempo em que se procura revisitar a historiografia oficial e os arcabouços legais que fundamentam a inclusão escolar. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino personalizado;Inclusão.THE AUTISM SPECTRUM DISORDER AND ITS UNIQUE: AN INCLUSIVE PROPOSAL FOUNDED IN CUSTOM EDUCATION AbstractThis article aims to present elements to support the reflection and debate about the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It is intended to demonstrate that inclusion is only feasible insofar as the school undertakes to offer a personalized and differentiated education that meets the needs and specificities of these students. However, without compromising the commitment to promote learning and for that, differentiated interventions and methods are indicated. The organization and selection of the content aims to insert a new view of the educator about TEA, seeking to demystify these disorders, while seeking to revisit the official historiography and legal frameworks that underpin the school inclusion.Key words: Autism Spectrum Disorder (ASD); Personalized teaching; Inclusion. |
id |
UNICID_9b0da07037a767ee49ba00697b79bc86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizadoResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar elementos para subsidiar a reflexão e o debate sobre a inclusão escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Pretende-se demonstrar que a inclusão só é viável na medida em que a escola se compromete a oferecer um ensino personalizado e diferenciado que atenda as necessidades e especificidades desses alunos. Contudo, sem abrir mão do compromisso de promover a aprendizagem e para isso, indicam-se intervenções e métodos diferenciados. A organização e seleção do conteúdo visa inserir um novo olhar do educador acerca dos TEA, procurando desmistificar esses transtornos, ao mesmo tempo em que se procura revisitar a historiografia oficial e os arcabouços legais que fundamentam a inclusão escolar. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino personalizado;Inclusão.THE AUTISM SPECTRUM DISORDER AND ITS UNIQUE: AN INCLUSIVE PROPOSAL FOUNDED IN CUSTOM EDUCATION AbstractThis article aims to present elements to support the reflection and debate about the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It is intended to demonstrate that inclusion is only feasible insofar as the school undertakes to offer a personalized and differentiated education that meets the needs and specificities of these students. However, without compromising the commitment to promote learning and for that, differentiated interventions and methods are indicated. The organization and selection of the content aims to insert a new view of the educator about TEA, seeking to demystify these disorders, while seeking to revisit the official historiography and legal frameworks that underpin the school inclusion.Key words: Autism Spectrum Disorder (ASD); Personalized teaching; Inclusion.Universidade Cidade de São Paulo2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/3510.26843/v10.n1.2017.35.p85 - 100Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 85 - 1001982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35/41Copyright (c) 2017 Luiz Fernando dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luiz Fernando dos2018-06-15T21:03:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-15T21:03:12Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado |
title |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado |
spellingShingle |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado Santos, Luiz Fernando dos |
title_short |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado |
title_full |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado |
title_fullStr |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado |
title_full_unstemmed |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado |
title_sort |
O transtorno do espectro autista e sua singularidade: uma proposta inclusiva calcada no ensino personalizado |
author |
Santos, Luiz Fernando dos |
author_facet |
Santos, Luiz Fernando dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luiz Fernando dos |
description |
ResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar elementos para subsidiar a reflexão e o debate sobre a inclusão escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Pretende-se demonstrar que a inclusão só é viável na medida em que a escola se compromete a oferecer um ensino personalizado e diferenciado que atenda as necessidades e especificidades desses alunos. Contudo, sem abrir mão do compromisso de promover a aprendizagem e para isso, indicam-se intervenções e métodos diferenciados. A organização e seleção do conteúdo visa inserir um novo olhar do educador acerca dos TEA, procurando desmistificar esses transtornos, ao mesmo tempo em que se procura revisitar a historiografia oficial e os arcabouços legais que fundamentam a inclusão escolar. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Ensino personalizado;Inclusão.THE AUTISM SPECTRUM DISORDER AND ITS UNIQUE: AN INCLUSIVE PROPOSAL FOUNDED IN CUSTOM EDUCATION AbstractThis article aims to present elements to support the reflection and debate about the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD). It is intended to demonstrate that inclusion is only feasible insofar as the school undertakes to offer a personalized and differentiated education that meets the needs and specificities of these students. However, without compromising the commitment to promote learning and for that, differentiated interventions and methods are indicated. The organization and selection of the content aims to insert a new view of the educator about TEA, seeking to demystify these disorders, while seeking to revisit the official historiography and legal frameworks that underpin the school inclusion.Key words: Autism Spectrum Disorder (ASD); Personalized teaching; Inclusion. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35 10.26843/v10.n1.2017.35.p85 - 100 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35 |
identifier_str_mv |
10.26843/v10.n1.2017.35.p85 - 100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/35/41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luiz Fernando dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luiz Fernando dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 85 - 100 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141019729920 |