Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espindola, Gabriela Vier
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206815
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia estabeleceu uma escuta cuidadosa das narrativas de professoras sobre as crianças e os jovens com transtorno do espectro autista (TEA), de uma escola especial inclusiva da rede pública de ensino de Porto Alegre/RS. Como metodologia, para a organização de ideias, foi utilizada a leitura de documentos acerca do movimento histórico na área da educação especial e da educação inclusiva. As narrativas das professoras abriram possibilidades para novas leituras e compreensão da prática pedagógica na perspectiva inclusiva, e, assim, foram estudados diversos autores como: Beyer; Nóvoa; Miller; Ferrari etc, que subsidiaram os argumentos apresentados. Os três pilares, complexos, que fundamentam os argumentos das narrativas das professoras e que utilizamos nesta pesquisa são: singularidades do sujeito, corporeidade e comunicação. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola especial inclusiva, o que constatamos através da escuta junto às professoras que atuam em sala de aula, pois dialogamos sobre suas metodologias de trabalhos para a realização de uma prática pedagógica concernente aos princípios das Políticas de inclusão e dos princípios da educação pública de qualidade. É importante registrar nesta pesquisa que, tanto a escola como as professoras escutadas em suas narrativas, são referência na construção dos processos de inclusão em Porto Alegre/RS. Esta pesquisa salienta a importância da partilha de experiências com o outro, com o coletivo, com a comunidade, dentro da produção da profissão docente, visando a qualificação do exercício de práticas pedagógicas inclusivas. As professoras narram as suas práticas pedagógicas com os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), destacando suas singularidades, contudo, remetem-se a necessidade de exercer um olhar-ver para além de um diagnóstico ou espectro. Concluímos que os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) tem respeitadas suas singularidades, corporeidade e comunicação.
id UFRGS-2_c84fa50d384447557b5f2172dc3e37e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Espindola, Gabriela VierGai, Daniele Noal2020-03-17T04:12:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/206815001113677O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia estabeleceu uma escuta cuidadosa das narrativas de professoras sobre as crianças e os jovens com transtorno do espectro autista (TEA), de uma escola especial inclusiva da rede pública de ensino de Porto Alegre/RS. Como metodologia, para a organização de ideias, foi utilizada a leitura de documentos acerca do movimento histórico na área da educação especial e da educação inclusiva. As narrativas das professoras abriram possibilidades para novas leituras e compreensão da prática pedagógica na perspectiva inclusiva, e, assim, foram estudados diversos autores como: Beyer; Nóvoa; Miller; Ferrari etc, que subsidiaram os argumentos apresentados. Os três pilares, complexos, que fundamentam os argumentos das narrativas das professoras e que utilizamos nesta pesquisa são: singularidades do sujeito, corporeidade e comunicação. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola especial inclusiva, o que constatamos através da escuta junto às professoras que atuam em sala de aula, pois dialogamos sobre suas metodologias de trabalhos para a realização de uma prática pedagógica concernente aos princípios das Políticas de inclusão e dos princípios da educação pública de qualidade. É importante registrar nesta pesquisa que, tanto a escola como as professoras escutadas em suas narrativas, são referência na construção dos processos de inclusão em Porto Alegre/RS. Esta pesquisa salienta a importância da partilha de experiências com o outro, com o coletivo, com a comunidade, dentro da produção da profissão docente, visando a qualificação do exercício de práticas pedagógicas inclusivas. As professoras narram as suas práticas pedagógicas com os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), destacando suas singularidades, contudo, remetem-se a necessidade de exercer um olhar-ver para além de um diagnóstico ou espectro. Concluímos que os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) tem respeitadas suas singularidades, corporeidade e comunicação.application/pdfporCorporeidadeComunicaçãoProfessoresTranstorno do espectro autistaInclusão escolarNarrativasEscola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113677.pdf.txt001113677.pdf.txtExtracted Texttext/plain91015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206815/2/001113677.pdf.txt54e9b0b52147b25cd0c584fef426b6c8MD52ORIGINAL001113677.pdfTexto completoapplication/pdf536882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206815/1/001113677.pdf2f1e69a341b475e36df738d5262806a4MD5110183/2068152020-03-18 04:17:42.605391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-18T07:17:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
title Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
spellingShingle Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
Espindola, Gabriela Vier
Corporeidade
Comunicação
Professores
Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Narrativas
title_short Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
title_full Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
title_fullStr Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
title_sort Escola especial inclusiva : narrativas de professoras de escola pública acerca das singularidades, da corporeidade e comunicação de estudantes com transtorno do espectro autista
author Espindola, Gabriela Vier
author_facet Espindola, Gabriela Vier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espindola, Gabriela Vier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
contributor_str_mv Gai, Daniele Noal
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade
Comunicação
Professores
Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Narrativas
topic Corporeidade
Comunicação
Professores
Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Narrativas
description O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia estabeleceu uma escuta cuidadosa das narrativas de professoras sobre as crianças e os jovens com transtorno do espectro autista (TEA), de uma escola especial inclusiva da rede pública de ensino de Porto Alegre/RS. Como metodologia, para a organização de ideias, foi utilizada a leitura de documentos acerca do movimento histórico na área da educação especial e da educação inclusiva. As narrativas das professoras abriram possibilidades para novas leituras e compreensão da prática pedagógica na perspectiva inclusiva, e, assim, foram estudados diversos autores como: Beyer; Nóvoa; Miller; Ferrari etc, que subsidiaram os argumentos apresentados. Os três pilares, complexos, que fundamentam os argumentos das narrativas das professoras e que utilizamos nesta pesquisa são: singularidades do sujeito, corporeidade e comunicação. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola especial inclusiva, o que constatamos através da escuta junto às professoras que atuam em sala de aula, pois dialogamos sobre suas metodologias de trabalhos para a realização de uma prática pedagógica concernente aos princípios das Políticas de inclusão e dos princípios da educação pública de qualidade. É importante registrar nesta pesquisa que, tanto a escola como as professoras escutadas em suas narrativas, são referência na construção dos processos de inclusão em Porto Alegre/RS. Esta pesquisa salienta a importância da partilha de experiências com o outro, com o coletivo, com a comunidade, dentro da produção da profissão docente, visando a qualificação do exercício de práticas pedagógicas inclusivas. As professoras narram as suas práticas pedagógicas com os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), destacando suas singularidades, contudo, remetem-se a necessidade de exercer um olhar-ver para além de um diagnóstico ou espectro. Concluímos que os estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) tem respeitadas suas singularidades, corporeidade e comunicação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-17T04:12:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113677
url http://hdl.handle.net/10183/206815
identifier_str_mv 001113677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206815/2/001113677.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206815/1/001113677.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54e9b0b52147b25cd0c584fef426b6c8
2f1e69a341b475e36df738d5262806a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224595061080064