O/a professor/a de educação física na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/674 |
Resumo: | ResumoO estudo teve como objetivo analisar a presença do/a professor/a de Educação Física na Educação Infantil da rede pública de ensino de Jundiaí, SP. Foi realizada pesquisa qualitativa por meio de observações de 50 aulas de Educação Física em 4 escolas e entrevistas semi-estruturadas com os/as 4 professores/as observados/as e as 4 coordenadoras pedagógicas. Verificou-se que a prefeitura fornece material didático e horários de capacitação aos/às especialistas. Porém, esses/as ainda carecem de maior integração e valorização no contexto escolar. Faltam condições estruturais adequadas e a tematização da Cultura Corporal ainda é pouco presente nas escolas. |
id |
UNICID_b6d817ff9200bb5695295b1403dacff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/674 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
O/a professor/a de educação física na educação infantilEducação Física EscolarEducação InfantilProfessor/a de Educação FísicaPrática DocenteScholar Physical EducationEarly Chilhood EducationPhysical Education TeacherResumoO estudo teve como objetivo analisar a presença do/a professor/a de Educação Física na Educação Infantil da rede pública de ensino de Jundiaí, SP. Foi realizada pesquisa qualitativa por meio de observações de 50 aulas de Educação Física em 4 escolas e entrevistas semi-estruturadas com os/as 4 professores/as observados/as e as 4 coordenadoras pedagógicas. Verificou-se que a prefeitura fornece material didático e horários de capacitação aos/às especialistas. Porém, esses/as ainda carecem de maior integração e valorização no contexto escolar. Faltam condições estruturais adequadas e a tematização da Cultura Corporal ainda é pouco presente nas escolas. Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/67410.26843/v12.n1.2019.674.p160-176Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 160-1761982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/674/646Copyright (c) 2018 Priscila Errerias Bonfietti, Gabriel da Costa Spolaor, Rogério de Melo Grillo, Elaine Prodócimoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfietti, Priscila ErreriasSpolaor, Gabriel da CostaGrillo, Rogério de MeloProdócimo, Elaine2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/674Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O/a professor/a de educação física na educação infantil |
title |
O/a professor/a de educação física na educação infantil |
spellingShingle |
O/a professor/a de educação física na educação infantil Bonfietti, Priscila Errerias Educação Física Escolar Educação Infantil Professor/a de Educação Física Prática Docente Scholar Physical Education Early Chilhood Education Physical Education Teacher |
title_short |
O/a professor/a de educação física na educação infantil |
title_full |
O/a professor/a de educação física na educação infantil |
title_fullStr |
O/a professor/a de educação física na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O/a professor/a de educação física na educação infantil |
title_sort |
O/a professor/a de educação física na educação infantil |
author |
Bonfietti, Priscila Errerias |
author_facet |
Bonfietti, Priscila Errerias Spolaor, Gabriel da Costa Grillo, Rogério de Melo Prodócimo, Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Spolaor, Gabriel da Costa Grillo, Rogério de Melo Prodócimo, Elaine |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfietti, Priscila Errerias Spolaor, Gabriel da Costa Grillo, Rogério de Melo Prodócimo, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Educação Infantil Professor/a de Educação Física Prática Docente Scholar Physical Education Early Chilhood Education Physical Education Teacher |
topic |
Educação Física Escolar Educação Infantil Professor/a de Educação Física Prática Docente Scholar Physical Education Early Chilhood Education Physical Education Teacher |
description |
ResumoO estudo teve como objetivo analisar a presença do/a professor/a de Educação Física na Educação Infantil da rede pública de ensino de Jundiaí, SP. Foi realizada pesquisa qualitativa por meio de observações de 50 aulas de Educação Física em 4 escolas e entrevistas semi-estruturadas com os/as 4 professores/as observados/as e as 4 coordenadoras pedagógicas. Verificou-se que a prefeitura fornece material didático e horários de capacitação aos/às especialistas. Porém, esses/as ainda carecem de maior integração e valorização no contexto escolar. Faltam condições estruturais adequadas e a tematização da Cultura Corporal ainda é pouco presente nas escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/674 10.26843/v12.n1.2019.674.p160-176 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/674 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n1.2019.674.p160-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/674/646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 160-176 1982-8632 10.26843/ae.v12.n1.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142259146752 |