POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla, Maria Fátima Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133
Resumo: ResumoEste texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e perspectivas de um programa emergente de formação (Pedagogia/PARFOR), em uma instituição de educação superior comunitária. Pretende, a partir dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, junto a 43 professores-estudantes, tecer uma reflexão sobre a formação e profissionalização docente, repensando as questões pedagógicas que estão por detrás desse processo. Destaca três dimensões de análise: o conhecimento profissional para e sobre o ensino; a instituição formadora e a escola como contextos de produção docente; e as questões pedagógicas em torno das práticas de ensino, dos suportes didáticos e da construção metodológica e em relação à alfabetização profissional perante o trabalho, a formação e a profissionalização docente.Palavras-chave: Formação e profissionalização docente ; Conhecimento profissional ; Trabalho docente ; Questões pedagógicas.Abstract This paper aims to reflect on the prospects and possibilities of a teaching education emerging program (pedagogy / PARFOR) in community higher education institution. Out of the findings obtained through semi-structured interviews and through a focus group discussion with 43 student teachers, we intend to weave a reflection on the training and professionalization process by rethinking the pedagogical issues that underlie them. This work highlights three analytical dimensions: the professional knowledge for and on education, the educational institution in charge of the program and the school as contexts of teaching production, and the pedagogical issues concerned to the teaching practices, to methodological and instructional materials related to literacy and to teachers
id UNICID_b9fcb7c2e1c04d762387eac3fe34a940
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/133
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAFormação e profissionalização docenteConhecimento profissionalTrabalho docenteQuestões pedagógicasResumoEste texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e perspectivas de um programa emergente de formação (Pedagogia/PARFOR), em uma instituição de educação superior comunitária. Pretende, a partir dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, junto a 43 professores-estudantes, tecer uma reflexão sobre a formação e profissionalização docente, repensando as questões pedagógicas que estão por detrás desse processo. Destaca três dimensões de análise: o conhecimento profissional para e sobre o ensino; a instituição formadora e a escola como contextos de produção docente; e as questões pedagógicas em torno das práticas de ensino, dos suportes didáticos e da construção metodológica e em relação à alfabetização profissional perante o trabalho, a formação e a profissionalização docente.Palavras-chave: Formação e profissionalização docente ; Conhecimento profissional ; Trabalho docente ; Questões pedagógicas.Abstract This paper aims to reflect on the prospects and possibilities of a teaching education emerging program (pedagogy / PARFOR) in community higher education institution. Out of the findings obtained through semi-structured interviews and through a focus group discussion with 43 student teachers, we intend to weave a reflection on the training and professionalization process by rethinking the pedagogical issues that underlie them. This work highlights three analytical dimensions: the professional knowledge for and on education, the educational institution in charge of the program and the school as contexts of teaching production, and the pedagogical issues concerned to the teaching practices, to methodological and instructional materials related to literacy and to teachersUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/13310.26843/v4.n2.2011.133.p102 - 111Revista @mbienteeducação; v. 4 n. 2 (2011): jul/dez 2011; 102 - 1111982-863210.26843/ae.v4.n2.2011reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133/393Copyright (c) 2017 Maria Fátima Barbosa Abdallainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Maria Fátima Barbosa2018-07-03T09:22:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/133Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T09:22:12Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
title POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
spellingShingle POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
Abdalla, Maria Fátima Barbosa
Formação e profissionalização docente
Conhecimento profissional
Trabalho docente
Questões pedagógicas
title_short POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
title_full POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
title_fullStr POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
title_sort POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
author Abdalla, Maria Fátima Barbosa
author_facet Abdalla, Maria Fátima Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla, Maria Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação e profissionalização docente
Conhecimento profissional
Trabalho docente
Questões pedagógicas
topic Formação e profissionalização docente
Conhecimento profissional
Trabalho docente
Questões pedagógicas
description ResumoEste texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e perspectivas de um programa emergente de formação (Pedagogia/PARFOR), em uma instituição de educação superior comunitária. Pretende, a partir dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, junto a 43 professores-estudantes, tecer uma reflexão sobre a formação e profissionalização docente, repensando as questões pedagógicas que estão por detrás desse processo. Destaca três dimensões de análise: o conhecimento profissional para e sobre o ensino; a instituição formadora e a escola como contextos de produção docente; e as questões pedagógicas em torno das práticas de ensino, dos suportes didáticos e da construção metodológica e em relação à alfabetização profissional perante o trabalho, a formação e a profissionalização docente.Palavras-chave: Formação e profissionalização docente ; Conhecimento profissional ; Trabalho docente ; Questões pedagógicas.Abstract This paper aims to reflect on the prospects and possibilities of a teaching education emerging program (pedagogy / PARFOR) in community higher education institution. Out of the findings obtained through semi-structured interviews and through a focus group discussion with 43 student teachers, we intend to weave a reflection on the training and professionalization process by rethinking the pedagogical issues that underlie them. This work highlights three analytical dimensions: the professional knowledge for and on education, the educational institution in charge of the program and the school as contexts of teaching production, and the pedagogical issues concerned to the teaching practices, to methodological and instructional materials related to literacy and to teachers
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133
10.26843/v4.n2.2011.133.p102 - 111
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133
identifier_str_mv 10.26843/v4.n2.2011.133.p102 - 111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133/393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Fátima Barbosa Abdalla
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Fátima Barbosa Abdalla
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 4 n. 2 (2011): jul/dez 2011; 102 - 111
1982-8632
10.26843/ae.v4.n2.2011
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141496832000