POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133 |
Resumo: | ResumoEste texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e perspectivas de um programa emergente de formação (Pedagogia/PARFOR), em uma instituição de educação superior comunitária. Pretende, a partir dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, junto a 43 professores-estudantes, tecer uma reflexão sobre a formação e profissionalização docente, repensando as questões pedagógicas que estão por detrás desse processo. Destaca três dimensões de análise: o conhecimento profissional para e sobre o ensino; a instituição formadora e a escola como contextos de produção docente; e as questões pedagógicas em torno das práticas de ensino, dos suportes didáticos e da construção metodológica e em relação à alfabetização profissional perante o trabalho, a formação e a profissionalização docente.Palavras-chave: Formação e profissionalização docente ; Conhecimento profissional ; Trabalho docente ; Questões pedagógicas.Abstract This paper aims to reflect on the prospects and possibilities of a teaching education emerging program (pedagogy / PARFOR) in community higher education institution. Out of the findings obtained through semi-structured interviews and through a focus group discussion with 43 student teachers, we intend to weave a reflection on the training and professionalization process by rethinking the pedagogical issues that underlie them. This work highlights three analytical dimensions: the professional knowledge for and on education, the educational institution in charge of the program and the school as contexts of teaching production, and the pedagogical issues concerned to the teaching practices, to methodological and instructional materials related to literacy and to teachers |
id |
UNICID_b9fcb7c2e1c04d762387eac3fe34a940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/133 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAFormação e profissionalização docenteConhecimento profissionalTrabalho docenteQuestões pedagógicasResumoEste texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e perspectivas de um programa emergente de formação (Pedagogia/PARFOR), em uma instituição de educação superior comunitária. Pretende, a partir dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, junto a 43 professores-estudantes, tecer uma reflexão sobre a formação e profissionalização docente, repensando as questões pedagógicas que estão por detrás desse processo. Destaca três dimensões de análise: o conhecimento profissional para e sobre o ensino; a instituição formadora e a escola como contextos de produção docente; e as questões pedagógicas em torno das práticas de ensino, dos suportes didáticos e da construção metodológica e em relação à alfabetização profissional perante o trabalho, a formação e a profissionalização docente.Palavras-chave: Formação e profissionalização docente ; Conhecimento profissional ; Trabalho docente ; Questões pedagógicas.Abstract This paper aims to reflect on the prospects and possibilities of a teaching education emerging program (pedagogy / PARFOR) in community higher education institution. Out of the findings obtained through semi-structured interviews and through a focus group discussion with 43 student teachers, we intend to weave a reflection on the training and professionalization process by rethinking the pedagogical issues that underlie them. This work highlights three analytical dimensions: the professional knowledge for and on education, the educational institution in charge of the program and the school as contexts of teaching production, and the pedagogical issues concerned to the teaching practices, to methodological and instructional materials related to literacy and to teachersUniversidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/13310.26843/v4.n2.2011.133.p102 - 111Revista @mbienteeducação; v. 4 n. 2 (2011): jul/dez 2011; 102 - 1111982-863210.26843/ae.v4.n2.2011reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133/393Copyright (c) 2017 Maria Fátima Barbosa Abdallainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Maria Fátima Barbosa2018-07-03T09:22:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/133Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T09:22:12Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA |
title |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA Abdalla, Maria Fátima Barbosa Formação e profissionalização docente Conhecimento profissional Trabalho docente Questões pedagógicas |
title_short |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA |
title_full |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA |
title_sort |
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMA |
author |
Abdalla, Maria Fátima Barbosa |
author_facet |
Abdalla, Maria Fátima Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdalla, Maria Fátima Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação e profissionalização docente Conhecimento profissional Trabalho docente Questões pedagógicas |
topic |
Formação e profissionalização docente Conhecimento profissional Trabalho docente Questões pedagógicas |
description |
ResumoEste texto tem por objetivo refletir sobre as possibilidades e perspectivas de um programa emergente de formação (Pedagogia/PARFOR), em uma instituição de educação superior comunitária. Pretende, a partir dos resultados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, junto a 43 professores-estudantes, tecer uma reflexão sobre a formação e profissionalização docente, repensando as questões pedagógicas que estão por detrás desse processo. Destaca três dimensões de análise: o conhecimento profissional para e sobre o ensino; a instituição formadora e a escola como contextos de produção docente; e as questões pedagógicas em torno das práticas de ensino, dos suportes didáticos e da construção metodológica e em relação à alfabetização profissional perante o trabalho, a formação e a profissionalização docente.Palavras-chave: Formação e profissionalização docente ; Conhecimento profissional ; Trabalho docente ; Questões pedagógicas.Abstract This paper aims to reflect on the prospects and possibilities of a teaching education emerging program (pedagogy / PARFOR) in community higher education institution. Out of the findings obtained through semi-structured interviews and through a focus group discussion with 43 student teachers, we intend to weave a reflection on the training and professionalization process by rethinking the pedagogical issues that underlie them. This work highlights three analytical dimensions: the professional knowledge for and on education, the educational institution in charge of the program and the school as contexts of teaching production, and the pedagogical issues concerned to the teaching practices, to methodological and instructional materials related to literacy and to teachers |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133 10.26843/v4.n2.2011.133.p102 - 111 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133 |
identifier_str_mv |
10.26843/v4.n2.2011.133.p102 - 111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/133/393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Fátima Barbosa Abdalla info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Maria Fátima Barbosa Abdalla |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 4 n. 2 (2011): jul/dez 2011; 102 - 111 1982-8632 10.26843/ae.v4.n2.2011 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141496832000 |