Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Sara Miranda de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Manrique, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126
Resumo: RESUMO Este texto procura refletir sobre a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática (CoP) em que os membros compartilham experiências e percepções, com a finalidade de aprender Matemática e aprimorar a prática docente. Considera-se que a vivência em um espaço de diálogo e reflexão, como uma CoP, pode proporcionar aprendizados docentes conjuntos. A CoP foi composta por estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e por professores do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, que ensinam Matemática, além de pesquisadores do ensino superior e estava vinculada a um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Havia o desafio de criar um ambiente em que todos interagissem e participassem ativamente dos empreendimentos. Os encontros foram gravados e transcritos e foram utilizados, também, documentos escritos pelos participantes. Como resultado, percebeu-se que o envolvimento do futuro professor em empreendimentos da CoP interferiu diretamente em sua formação docente. Uma das questões que ficou evidente na reflexão acerca das atividades desenvolvidas na CoP do OBEDUC investigada é que a aprendizagem docente das estudantes de Pedagogia ficou potencializada devido ao sentimento de pertença gerado pela participação e envolvimento nos empreendimentos da CoP.PALAVRAS-CHAVE: FORMA
id UNICID_d657ae34d808feab18ae55b428356ee4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de PráticaFormação de ProfessoresEducação MatemáticaComunidade de PráticaEnsino Fundamental.RESUMO Este texto procura refletir sobre a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática (CoP) em que os membros compartilham experiências e percepções, com a finalidade de aprender Matemática e aprimorar a prática docente. Considera-se que a vivência em um espaço de diálogo e reflexão, como uma CoP, pode proporcionar aprendizados docentes conjuntos. A CoP foi composta por estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e por professores do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, que ensinam Matemática, além de pesquisadores do ensino superior e estava vinculada a um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Havia o desafio de criar um ambiente em que todos interagissem e participassem ativamente dos empreendimentos. Os encontros foram gravados e transcritos e foram utilizados, também, documentos escritos pelos participantes. Como resultado, percebeu-se que o envolvimento do futuro professor em empreendimentos da CoP interferiu diretamente em sua formação docente. Uma das questões que ficou evidente na reflexão acerca das atividades desenvolvidas na CoP do OBEDUC investigada é que a aprendizagem docente das estudantes de Pedagogia ficou potencializada devido ao sentimento de pertença gerado pela participação e envolvimento nos empreendimentos da CoP.PALAVRAS-CHAVE: FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/12610.26843/v11.n1.2018.126.p120 - 135Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 1351982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126/443Copyright (c) 2017 Sara Miranda de Lacerda, Ana Lúcia Manriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Sara Miranda deManrique, Ana Lúcia2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
title Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
spellingShingle Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
Lacerda, Sara Miranda de
Formação de Professores
Educação Matemática
Comunidade de Prática
Ensino Fundamental.
title_short Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
title_full Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
title_fullStr Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
title_full_unstemmed Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
title_sort Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
author Lacerda, Sara Miranda de
author_facet Lacerda, Sara Miranda de
Manrique, Ana Lúcia
author_role author
author2 Manrique, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Sara Miranda de
Manrique, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação Matemática
Comunidade de Prática
Ensino Fundamental.
topic Formação de Professores
Educação Matemática
Comunidade de Prática
Ensino Fundamental.
description RESUMO Este texto procura refletir sobre a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática (CoP) em que os membros compartilham experiências e percepções, com a finalidade de aprender Matemática e aprimorar a prática docente. Considera-se que a vivência em um espaço de diálogo e reflexão, como uma CoP, pode proporcionar aprendizados docentes conjuntos. A CoP foi composta por estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e por professores do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, que ensinam Matemática, além de pesquisadores do ensino superior e estava vinculada a um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Havia o desafio de criar um ambiente em que todos interagissem e participassem ativamente dos empreendimentos. Os encontros foram gravados e transcritos e foram utilizados, também, documentos escritos pelos participantes. Como resultado, percebeu-se que o envolvimento do futuro professor em empreendimentos da CoP interferiu diretamente em sua formação docente. Uma das questões que ficou evidente na reflexão acerca das atividades desenvolvidas na CoP do OBEDUC investigada é que a aprendizagem docente das estudantes de Pedagogia ficou potencializada devido ao sentimento de pertença gerado pela participação e envolvimento nos empreendimentos da CoP.PALAVRAS-CHAVE: FORMA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126
10.26843/v11.n1.2018.126.p120 - 135
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.126.p120 - 135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126/443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sara Miranda de Lacerda, Ana Lúcia Manrique
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sara Miranda de Lacerda, Ana Lúcia Manrique
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140392681472