Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126 |
Resumo: | RESUMO Este texto procura refletir sobre a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática (CoP) em que os membros compartilham experiências e percepções, com a finalidade de aprender Matemática e aprimorar a prática docente. Considera-se que a vivência em um espaço de diálogo e reflexão, como uma CoP, pode proporcionar aprendizados docentes conjuntos. A CoP foi composta por estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e por professores do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, que ensinam Matemática, além de pesquisadores do ensino superior e estava vinculada a um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Havia o desafio de criar um ambiente em que todos interagissem e participassem ativamente dos empreendimentos. Os encontros foram gravados e transcritos e foram utilizados, também, documentos escritos pelos participantes. Como resultado, percebeu-se que o envolvimento do futuro professor em empreendimentos da CoP interferiu diretamente em sua formação docente. Uma das questões que ficou evidente na reflexão acerca das atividades desenvolvidas na CoP do OBEDUC investigada é que a aprendizagem docente das estudantes de Pedagogia ficou potencializada devido ao sentimento de pertença gerado pela participação e envolvimento nos empreendimentos da CoP.PALAVRAS-CHAVE: FORMA |
id |
UNICID_d657ae34d808feab18ae55b428356ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de PráticaFormação de ProfessoresEducação MatemáticaComunidade de PráticaEnsino Fundamental.RESUMO Este texto procura refletir sobre a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática (CoP) em que os membros compartilham experiências e percepções, com a finalidade de aprender Matemática e aprimorar a prática docente. Considera-se que a vivência em um espaço de diálogo e reflexão, como uma CoP, pode proporcionar aprendizados docentes conjuntos. A CoP foi composta por estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e por professores do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, que ensinam Matemática, além de pesquisadores do ensino superior e estava vinculada a um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Havia o desafio de criar um ambiente em que todos interagissem e participassem ativamente dos empreendimentos. Os encontros foram gravados e transcritos e foram utilizados, também, documentos escritos pelos participantes. Como resultado, percebeu-se que o envolvimento do futuro professor em empreendimentos da CoP interferiu diretamente em sua formação docente. Uma das questões que ficou evidente na reflexão acerca das atividades desenvolvidas na CoP do OBEDUC investigada é que a aprendizagem docente das estudantes de Pedagogia ficou potencializada devido ao sentimento de pertença gerado pela participação e envolvimento nos empreendimentos da CoP.PALAVRAS-CHAVE: FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/12610.26843/v11.n1.2018.126.p120 - 135Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 1351982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126/443Copyright (c) 2017 Sara Miranda de Lacerda, Ana Lúcia Manriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Sara Miranda deManrique, Ana Lúcia2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/126Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática |
title |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática |
spellingShingle |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática Lacerda, Sara Miranda de Formação de Professores Educação Matemática Comunidade de Prática Ensino Fundamental. |
title_short |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática |
title_full |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática |
title_fullStr |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática |
title_sort |
Aprendizagem da Docência: investigando a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática |
author |
Lacerda, Sara Miranda de |
author_facet |
Lacerda, Sara Miranda de Manrique, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Manrique, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Sara Miranda de Manrique, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação Matemática Comunidade de Prática Ensino Fundamental. |
topic |
Formação de Professores Educação Matemática Comunidade de Prática Ensino Fundamental. |
description |
RESUMO Este texto procura refletir sobre a participação de duas estudantes de Pedagogia em uma Comunidade de Prática (CoP) em que os membros compartilham experiências e percepções, com a finalidade de aprender Matemática e aprimorar a prática docente. Considera-se que a vivência em um espaço de diálogo e reflexão, como uma CoP, pode proporcionar aprendizados docentes conjuntos. A CoP foi composta por estudantes de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e por professores do ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, que ensinam Matemática, além de pesquisadores do ensino superior e estava vinculada a um projeto aprovado no Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Havia o desafio de criar um ambiente em que todos interagissem e participassem ativamente dos empreendimentos. Os encontros foram gravados e transcritos e foram utilizados, também, documentos escritos pelos participantes. Como resultado, percebeu-se que o envolvimento do futuro professor em empreendimentos da CoP interferiu diretamente em sua formação docente. Uma das questões que ficou evidente na reflexão acerca das atividades desenvolvidas na CoP do OBEDUC investigada é que a aprendizagem docente das estudantes de Pedagogia ficou potencializada devido ao sentimento de pertença gerado pela participação e envolvimento nos empreendimentos da CoP.PALAVRAS-CHAVE: FORMA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126 10.26843/v11.n1.2018.126.p120 - 135 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.126.p120 - 135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/126/443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sara Miranda de Lacerda, Ana Lúcia Manrique info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sara Miranda de Lacerda, Ana Lúcia Manrique |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 120 - 135 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140392681472 |