Processo de educação inclusiva do aluno surdo
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1800 |
Resumo: | Como a surdez é vista socialmente como uma deficiência incapacitante que não permite ao indivíduo agir sozinho, crianças surdas no ambiente escolar, tornam-se reféns desse pré-conceito. Objetivou-se nesta pesquisa, investigar o processo de ensino-aprendizagem da criança surda, com base na teoria da psicologia escolar educacional no âmbito da educação inclusiva, tendo sido realizado por meio de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva qualitativa. Participaram da pesquisa 4 profissionais, dois da área da Psicologia Escolar Educacional e dois da Pedagogia, selecionados através da técnica não probabilística por conveniência. Como inclusão os profissionais possuíam no mínimo 23 anos, trabalhavam com alunos de até 10 anos que fossem surdos e o psicólogo deveria estar trabalhando com aluno surdo por pelo menos um ano. Foram excluídos os profissionais que não eram da área educacional e/ou não tiveram o interesse em participar. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário sócio demográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima frente à demanda do aluno surdo. Após a aprovação do Comitê de Ética, iniciou a coleta de dados e a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. O estudo considerou os aspectos éticos pertinentes, conforme a Resolução 466/12. A análise dos dados sócio demográficos foi feita através do Google Forms utilizando a estatística descritiva, e as questões abertas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Constatou-se que os profissionais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e inclusão do aluno surdo, levando em consideração o ensino da LIBRAS e a participação familiar. |
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2021-04-14T16:49:05Z2021-04-152021-04-14T16:49:05Z2020-12-17https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1800Como a surdez é vista socialmente como uma deficiência incapacitante que não permite ao indivíduo agir sozinho, crianças surdas no ambiente escolar, tornam-se reféns desse pré-conceito. Objetivou-se nesta pesquisa, investigar o processo de ensino-aprendizagem da criança surda, com base na teoria da psicologia escolar educacional no âmbito da educação inclusiva, tendo sido realizado por meio de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva qualitativa. Participaram da pesquisa 4 profissionais, dois da área da Psicologia Escolar Educacional e dois da Pedagogia, selecionados através da técnica não probabilística por conveniência. Como inclusão os profissionais possuíam no mínimo 23 anos, trabalhavam com alunos de até 10 anos que fossem surdos e o psicólogo deveria estar trabalhando com aluno surdo por pelo menos um ano. Foram excluídos os profissionais que não eram da área educacional e/ou não tiveram o interesse em participar. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: questionário sócio demográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas referentes aos trabalhos exercidos pelos profissionais mencionados acima frente à demanda do aluno surdo. Após a aprovação do Comitê de Ética, iniciou a coleta de dados e a pesquisa foi respondida por uma plataforma virtual de modo individual. O estudo considerou os aspectos éticos pertinentes, conforme a Resolução 466/12. A análise dos dados sócio demográficos foi feita através do Google Forms utilizando a estatística descritiva, e as questões abertas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Constatou-se que os profissionais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e inclusão do aluno surdo, levando em consideração o ensino da LIBRAS e a participação familiar.Deafness is seen as a disabling disability that does not allow the individual to act alone, deaf children in the school environment, become hostages to this pre-concept. The objective was to investigate the teaching-learning process of deaf children, based on the theory of educational school psychology within the scope of inclusive education, having been carried out through a qualitative, descriptive field research. Four professionals participated in the research, two from the Educational School Psychology area and two from Pedagogy, selected through the non-probabilistic technique for convenience. As an inclusion, the professionals were at least 23 years old, worked with students up to 10 years old who were deaf and the psychologist should be working with a deaf student for at least one year. Professionals who were not in the educational field and / or were not interested in participating were excluded. The instruments used in the research were: socio-demographic questionnaire and a semi-structured interview script with open and closed questions regarding the work performed by the professionals mentioned above in view of the deaf student's demand. After approval by the Ethics Committee, data collection started and the survey was answered by a virtual platform individually. The study was based on the relevant ethical aspects, according to Resolution 466/12. The analysis of socio-demographic data was done through Google Forms using descriptive statistics, and open questions were analyzed using Content Analysis (BARDIN, 2011). It was found that the professionals contribute to the teaching-learning process and inclusion of the deaf student, taking into account the teaching of LIBRAS and family participation.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAluno surdoEnsino-aprendizagemEducação inclusivaProcesso de educação inclusiva do aluno surdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBarbosa , Erika Aranha Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1756296439232566http://lattes.cnpq.br/1214099857413093Bezerra , Kaline da SilvaALVES, Elizabete Gonçalves; FRASSETTO, Silvana Soriano. LIBRAS e o Desenvolvimento de Pessoas Surdas. Revista Aletheia, 2015. ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). vol. 12, n°. 2, 2008. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARROSO, Franciele. 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