Discussões em torno à formação do professor de arte
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/190 |
Resumo: | A presente dissertação tem o objetivo de desenvolver estudo sobre a formação inicial do professor de Arte e sobre a concepção de ensino da Arte, nos séculos XX e XXI, na educação. Busca verificar o processo e regulamentação da disciplina e formação de professores, que compartimenta os conteúdos em Artes Visuais, Música, Dança e Teatro, e cada vez mais se preocupa com a especialização da linguagem e não com a formação da concepção da Arte. Para tanto tem como procedimento metodológico a análise documental e tem assim estruturado: capítulo I apresenta um histórico breve sobre o ensino da Arte, no Brasil. O capítulo II trata da regulamentação da disciplina e dos cursos de formação de professores de Arte. O capítulo III trata das influências filosóficas do ensino da Arte e seus desencadeamentos na sala de aula, na rede pública estadual de São Paulo; as propostas curriculares que impactaram documentos oficiais na rede pública estadual de São Paulo, são, nele, consideradas. O capítulo IV emerge da reflexão sobre a formação do professor, convergente à concepção do ensino da Arte contemporânea. Os parâmetros teóricos considerados foram o de: Ana Mae Barbosa (1985), (1998), (2002), Mirian Celeste Martins (2007), LDB 5.692 (1971), LDBEN 9.395 (1996), PCN (2001), SEE/CENP/FDE (2006), SEE/CENP/FDE (2008), Lisboa e Kerr (2005), MEC/SESu (1999) Alfredo Bosi (2000), CNE/CP (2001), Gilles Deleuze e Guattari. Parte dos documentos que regulamentam o ensino da Arte e a formação de professores na rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, permite inferências e conclusões sobre o que foi tratado |
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2019-11-13T00:38:55Z2010-10-282019-11-13T00:38:55Z2010-10-28http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/190A presente dissertação tem o objetivo de desenvolver estudo sobre a formação inicial do professor de Arte e sobre a concepção de ensino da Arte, nos séculos XX e XXI, na educação. Busca verificar o processo e regulamentação da disciplina e formação de professores, que compartimenta os conteúdos em Artes Visuais, Música, Dança e Teatro, e cada vez mais se preocupa com a especialização da linguagem e não com a formação da concepção da Arte. Para tanto tem como procedimento metodológico a análise documental e tem assim estruturado: capítulo I apresenta um histórico breve sobre o ensino da Arte, no Brasil. O capítulo II trata da regulamentação da disciplina e dos cursos de formação de professores de Arte. O capítulo III trata das influências filosóficas do ensino da Arte e seus desencadeamentos na sala de aula, na rede pública estadual de São Paulo; as propostas curriculares que impactaram documentos oficiais na rede pública estadual de São Paulo, são, nele, consideradas. O capítulo IV emerge da reflexão sobre a formação do professor, convergente à concepção do ensino da Arte contemporânea. Os parâmetros teóricos considerados foram o de: Ana Mae Barbosa (1985), (1998), (2002), Mirian Celeste Martins (2007), LDB 5.692 (1971), LDBEN 9.395 (1996), PCN (2001), SEE/CENP/FDE (2006), SEE/CENP/FDE (2008), Lisboa e Kerr (2005), MEC/SESu (1999) Alfredo Bosi (2000), CNE/CP (2001), Gilles Deleuze e Guattari. Parte dos documentos que regulamentam o ensino da Arte e a formação de professores na rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, permite inferências e conclusões sobre o que foi tratadoThis dissertation aims to develop study on initial teacher of Art and on the design of teaching art in the XX and XXI, in education. Seeks to verify the process and rules of discipline and training of teachers, which compartmentalize the content in Visual Arts, Music, Dance and Theatre, and increasingly concerned with the specialization of language and not with the formation of the conception of art. For this methodological procedure is to document analysis and is structured as follows: Chapter I presents a brief history about the teaching of art in Brazil. Chapter II deals with the rules of discipline and training courses for teachers of Art. Chapter III deals with the philosophical influences of the teaching of art and its onset in the classroom, in public schools in São Paulo; curriculum proposals that impacted official documents in the public schools in São Paulo, are in it are considered. Chapter IV emerges from reflection on teacher training, converging to the design of the teaching of contemporary art. Theoretical parameters considered were to: Ana Mae Barbosa (1985), (1998), (2002), Mirian Celeste Martins (2007), LDB 5692 (1971), LDBEN 9395 (1996), NCP (2001), SEE / CENP / FDE (2006), SEE / CENP / FDE (2008), Lisbon and Kerr (2005), MEC / SESu (1999) Alfredo Bosi (2000), CNE / CP (2001), Deleuze and Guattari. Part of the documents regulating the teaching of Art and the training of teachers in public schools in São Paulo. Thus allowing inferences and conclusions about what was saidporUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOFormaçãoEnsino de arteConcepçãoEducaçãoDiscussões em torno à formação do professor de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPereira, Potiguara Acácio05663008934http://lattes.cnpq.br/988348134299358415228087877http://lattes.cnpq.br/4501441299214228Siqueira, Ana Cristina dos SantosANPAP. 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais – 24 a 28 de setembro de 2007 – Florianópolis. Anais 2007, acesso em 21/09/2009 as 15:09. BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da Educação Artística. Cultrix. São Paulo, 1988. __________. Tópicos Utópicos. C/ Arte. Belo Horizonte/MG, 1998. __________. John Dewey e o ensino da Arte no Brasil. Cortez. São Paulo, 2002. __________ (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. Cortez. São Paulo, 2003. P. 49 – 59. BONDIA, Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação: Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Artigo UNICAMP, 2002. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. Série Fundamentos, Ática. São Paulo, 2000. CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às Teorias do Contemporâneo. Tradução de Adail Ubiraja Sobral e Maria Stela Gonçalves. Loyola. São Paulo, 1993. Conselho Nacional de Educação - CN/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 05/10/1988 DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.1; tradução de Aurelio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Editora 34. São Paulo, 1995 (cap. 1). FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. São Paulo, 1996. FEUSP. A República e o Ensino in: ENGENDRAR TEMPOS E IDENTIDADES: AS FESTAS NO CALENDÁRIO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES (1890-1930). FEUSP/UPM, Práticas Escolares, p 1 a 10, 2003. GHIRALDELLI, Paulo Jr. História da educação Brasileira. Cortez Editora. São Paulo, 2006. JUPIASSU, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3ª ed. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1996. LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961. LEI Nº 5.592, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Lei de Diretrizes e Bases da Educação do 1º e 2º Graus. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LISBOA, Alessandra Coutinho. VILLA-LOBOS E O CANTO ORFEÔNICO: MÚSICA, NACIONALISMO E IDEAL CIVILIZADOR. Dissertação de Mestrado. UNESP, 2005. LOPES, Alice Casimiro. Parâmetros curriculares para o ensino médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, no prelo. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais: Ética, vol. 8. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2001. (org.) NISKER, Arnaldo. Conselho Federal de Educação – Reflexões sobre a Educação Brasileira. UNIMÌDIA. Brasília, 1991. PARECER N.º: CNE/CES 0195/2003. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Perspectivas: revista trimestral de educación comparada (París, UNESCO: Oficina Internacional de Educación), vol. XXIII, nos 3-4, 1993. 808-821. ©UNESCO: Oficina Internacional de Educación, 1999. PINTO, Diana Couto, LEAL, Maria Cristina e PIMENTEL, Marília A. Lima. Trajetória de liberais e radicais pela educação pública. São Paulo: Edições Loyola, 2000. RAMOS, Maria Enamar. Bailes Brasil Colônia/Império. ENGRUPEdança, UFERJ, 2007. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 16 DE JANEIRO DE 2009. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 24, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002. RODRIGUES, C. Terra. COGNITIO-ESTUDOS: Revista eletrônica. O Desenvolvimento do Pragmatismo Segundo Dewey. PUC V.5, nº 2, 2008, p. 198 – 203. ROSA, Maria Cristina da. A formação de professores de Arte: diversidade e complexidade pedagógica. Insular. Florianópolis, 2005. SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. Coleção Primeiros Passos. São Paulo,1983. SANTOS, J. Francisco. CONGITIO-ESTUDOS: REVISTA ELETRÔNICA. Conhecimento e instinto em Pierce e Dewey: Uma Epistemologia Realista e Naturalista. V. 4, nº 1, 2007, p. 60 – 70. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Professor: arte ensino fundamental, volume 3 / Secretaria da Educação. Coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe Gisa Picosque, Jessica Mami Maquino, Mirian Celeste Martins, Sayonara Pereira. – São Paulo: SEE, 2009. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Professor: arte ensino médiol, volume 1 / Secretaria da Educação. Coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe Gisa Picosque, Jessica Mami Maquino, Mirian Celeste Martins, Sayonara Pereira. – São Paulo: SEE, 2008. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Professor: arte ensino médiol, volume 3 / Secretaria da Educação. Coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe Gisa Picosque, Jessica Mami Maquino, Mirian Celeste Martins, Sayonara Pereira. – São Paulo: SEE, 2009. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de educação artística: 2º grau. São Paulo: SE/CENP, 1992. SEE. Proposta Curricular do Estado de São Paulo/Arte. Coord. Maria Inês Fini. São Paulo, 2008. (Caderno do Professor de Arte) SILVA,F.P. e LACOMBE, A J. A Vida dos Grandes Brasileiros: Villa-Lobos. Três. São Paulo, 2003. http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=500:estudo-de-recepcao-ensino-de-arte-e-midia-na-primeira-infancia&catid=52:arte-educacao&Itemid=110 em 21/10/2009 as 15:00 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb07a.htm em 23/09/2010 as 22:01. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. http://www.espacoacademico.com.br/092/92tenorio.pdf em 22/05/2010 as 21:12 TENÒRIO, Nivaldo Correia. O Ensino no Brasil: da República Velha à Reforma Francisco Campos. http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/Resolucoes/ces0199.pdf em 22/05/2010 21:10 www.arq.ufsc.br/esteticadaarquitetura ARQ 5612 - Estética / Deleuze e a Educação: Parte um – Deleuze e a Filosofia. Sílvio Gallo, acesso em 21/11/2009 as 16:30.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALDissertação Ana Cristina dos Santos Siqueira.pdfDissertação Ana Cristina dos Santos Siqueira.pdfapplication/pdf825198http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/190/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Cristina%20dos%20Santos%20Siqueira.pdfa1464d182e0b9d0ec0a24c464e963fc5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81784http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/190/2/license.txt82c2f88b8007164a64e9b9207328aedfMD52123456789/1902019-11-12 21:52:57.588oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2019-11-13T00:52:57Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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A presente dissertação tem o objetivo de desenvolver estudo sobre a formação inicial do professor de Arte e sobre a concepção de ensino da Arte, nos séculos XX e XXI, na educação. Busca verificar o processo e regulamentação da disciplina e formação de professores, que compartimenta os conteúdos em Artes Visuais, Música, Dança e Teatro, e cada vez mais se preocupa com a especialização da linguagem e não com a formação da concepção da Arte. Para tanto tem como procedimento metodológico a análise documental e tem assim estruturado: capítulo I apresenta um histórico breve sobre o ensino da Arte, no Brasil. O capítulo II trata da regulamentação da disciplina e dos cursos de formação de professores de Arte. O capítulo III trata das influências filosóficas do ensino da Arte e seus desencadeamentos na sala de aula, na rede pública estadual de São Paulo; as propostas curriculares que impactaram documentos oficiais na rede pública estadual de São Paulo, são, nele, consideradas. O capítulo IV emerge da reflexão sobre a formação do professor, convergente à concepção do ensino da Arte contemporânea. Os parâmetros teóricos considerados foram o de: Ana Mae Barbosa (1985), (1998), (2002), Mirian Celeste Martins (2007), LDB 5.692 (1971), LDBEN 9.395 (1996), PCN (2001), SEE/CENP/FDE (2006), SEE/CENP/FDE (2008), Lisboa e Kerr (2005), MEC/SESu (1999) Alfredo Bosi (2000), CNE/CP (2001), Gilles Deleuze e Guattari. Parte dos documentos que regulamentam o ensino da Arte e a formação de professores na rede pública estadual de São Paulo. Desta forma, permite inferências e conclusões sobre o que foi tratado |
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ANPAP. 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais – 24 a 28 de setembro de 2007 – Florianópolis. Anais 2007, acesso em 21/09/2009 as 15:09. BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da Educação Artística. Cultrix. São Paulo, 1988. __________. Tópicos Utópicos. C/ Arte. Belo Horizonte/MG, 1998. __________. John Dewey e o ensino da Arte no Brasil. Cortez. São Paulo, 2002. __________ (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. Cortez. São Paulo, 2003. P. 49 – 59. BONDIA, Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação: Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Artigo UNICAMP, 2002. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. Série Fundamentos, Ática. São Paulo, 2000. CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às Teorias do Contemporâneo. Tradução de Adail Ubiraja Sobral e Maria Stela Gonçalves. Loyola. São Paulo, 1993. Conselho Nacional de Educação - CN/CP 009/2001. 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