Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888 |
Resumo: | As redes sociais digitais possuem grande influência no mundo atual, incluindo a autoestima de seus usuários. É notório que o público feminino, desde os tempos mais antigos, tem sofrido pressão social acerca de sua aparência, e, nos dias atuais, esta pode estar intimamente ligada ao uso das mídias. Portanto, objetivou-se neste estudo avaliar a influência das redes sociais digitais na construção da autoestima e autoimagem em mulheres, além de explanar sobre a construção da autoestima feminina. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, em ambiente virtual. Participaram desse estudo 123 mulheres com idades a partir de 18 anos, selecionadas por meio da técnica não probabilística por conveniência. Quanto aos instrumentos, foram utilizados um questionário sociodemográfico, a escala de autoestima de Rosenberg e uma escala de uso das redes sociais digitais. O estudo foi realizado considerando os aspectos éticos pertinentes a pesquisas envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 466/12. Diante disso, foi possível verificar que 73,2% das participantes sentem-se influenciadas pelas mídias; de acordo com os dados coletados na presente pesquisa, o público feminino compartilha fotos pessoais em suas redes sociais digitais, mas não necessariamente com filtros. Assim, pode-se concluir que apesar das hipóteses não terem sido confirmadas, reforça-se a necessidade de persistir na temática objetivando resultados mais significativos. |
id |
UNICSUL-1_30cc77eb4cf2a640b47ea6f0f76a20a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2888 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-10-14T19:49:58Z2021-10-162021-10-14T19:49:58Z2021-06-11ARAGÃO, Gabriela da Costa. Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres. 2021. 19 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888As redes sociais digitais possuem grande influência no mundo atual, incluindo a autoestima de seus usuários. É notório que o público feminino, desde os tempos mais antigos, tem sofrido pressão social acerca de sua aparência, e, nos dias atuais, esta pode estar intimamente ligada ao uso das mídias. Portanto, objetivou-se neste estudo avaliar a influência das redes sociais digitais na construção da autoestima e autoimagem em mulheres, além de explanar sobre a construção da autoestima feminina. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, em ambiente virtual. Participaram desse estudo 123 mulheres com idades a partir de 18 anos, selecionadas por meio da técnica não probabilística por conveniência. Quanto aos instrumentos, foram utilizados um questionário sociodemográfico, a escala de autoestima de Rosenberg e uma escala de uso das redes sociais digitais. O estudo foi realizado considerando os aspectos éticos pertinentes a pesquisas envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 466/12. Diante disso, foi possível verificar que 73,2% das participantes sentem-se influenciadas pelas mídias; de acordo com os dados coletados na presente pesquisa, o público feminino compartilha fotos pessoais em suas redes sociais digitais, mas não necessariamente com filtros. Assim, pode-se concluir que apesar das hipóteses não terem sido confirmadas, reforça-se a necessidade de persistir na temática objetivando resultados mais significativos.Social midea have a huge influence in the current society, including the self-esteem of its users. It is notorious that the female public, since the old times, has suffered social pressure on their appearance, and, nowadays, this pressure may be closely linked to the use of the media. Therefore, this study aimed to evaluate the influence of social media in the construction of selfesteem and self-image in women, explaining the construction of female self-esteem. For this, a descriptive research was virtually applied. This study included 123 women aged 18 years or older, selected by the non-probabilistic convenience technique. As for the instruments, the sociodemographic questionnaire, the Rosenberg scale of self-esteem and the scale of use of social media were used. The study was carried out considering the ethical aspects relevant to research involving human beings, according to Resolution 466/12. Therefore, it was possible to verify that 73.2% of the participants feel influenced by the media; according to the data collected in this research, the female audience shares personal photos on their social medea, but not necessarily with filters. Thus, it can be concluded that although the hypotheses have not been confirmed, the need to persist in the theme is reinforced, aiming at more significant results.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAutoestimaFiltros digitaisInternetMulheresAutoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBenevides, Sandra Helena Mousinhohttp://lattes.cnpq.br/7485976380203248http://lattes.cnpq.br/8219533174771213Aragão, Gabriela da CostaABBADE, Eduardo Botti; DELLA FLORA, Andiara; DE BEM NORO, Greice. A influência interpessoal em redes sociais virtuais e as decisões de consumo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 265-278, 2014. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Jorge Zahar. Rio de Janeiro, Zahar, 2001. BRANDEN, Nathaniel; GOUVEIA, Ricardo. Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. São Paulo: Saraiva, 1995. CAMPOS, Veridiana Parahyba. Beleza, feminilidade e reflexividade: Um estudo sobre a mediação agência – estrutura por mulheres intelectuais. Recife: UFPE, 2010. 153 f. Mestrado em Sociologia – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. DE LUCENA BESERRA, Gilmara et al. Atividade de vida “comunicar” e uso de redes sociais sob a perspectiva de adolescentes. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41677/27247> Acesso em: 13 de maio de 2021. EIRAS, Natália. Os filtros do Instagram estão mudando a nossa aparência na vida real? ELLE, 25 de maio 2020. Disponível em <https://elle.com.br/beleza/filtros-instagram-nosdeixam-iguais>. Acesso em: 30 de novembro de 2020. EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro: UERJ, ano 10, agosto de 2011. Disponível em <http://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/105_pt.pdf>. Acesso em: 26 de outubro de 2020. HUTZ, Claudio Simon; ZANON, Cristian. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 41-49, abril 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. MAYAUTE, Miguel Escurra; BLAS, Edwin Salas. Construcción y Validación Del Cuestionario de Adicción a Redes Sociales (ARS). Peru, LIBERABIT, 2014. MOROMIZATO, Maíra Sandes et al. O uso de internet e Redes Sociais e a Relação com Indícios de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 4, p. 497-504, 2017. MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização: qualidade de vida na universidade. Psicologia, saúde e doenças, v. 7, n. 1, p. 83-88, 2006. Disponível em: < https://docplayer.com.br/11054335-Auto-imagem-auto-estima-e-auto-realizacao-qualidade-de-vida-na-universidade.html> Acesso em: 30 de novembro de 2020. QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques; MACIEL, Thais Rocha. Marilyn Monroe: Contribuições para o Padrão de Beleza da Mulher da Década de 1950. Fortaleza: UFC, 2017. Curso de Design de Moda - Instituto de Cultura e Arte. Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em: < http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/27171/3/2017_tcc_trmaciel.pdf>. Acesso em: 03 de dezembro de 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALGabriela da Costa Aragao.pdfGabriela da Costa Aragao.pdfapplication/pdf300344http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2888/1/Gabriela%20da%20Costa%20Aragao.pdf27545a11e12c23d7652e5a8c579c88cbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2888/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/28882022-01-27 09:09:19.816oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2888Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-01-27T12:09:19Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres |
title |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres |
spellingShingle |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres Aragão, Gabriela da Costa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Autoestima Filtros digitais Internet Mulheres |
title_short |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres |
title_full |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres |
title_fullStr |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres |
title_full_unstemmed |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres |
title_sort |
Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres |
author |
Aragão, Gabriela da Costa |
author_facet |
Aragão, Gabriela da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benevides, Sandra Helena Mousinho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7485976380203248 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8219533174771213 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Gabriela da Costa |
contributor_str_mv |
Benevides, Sandra Helena Mousinho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Autoestima Filtros digitais Internet Mulheres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoestima Filtros digitais Internet Mulheres |
description |
As redes sociais digitais possuem grande influência no mundo atual, incluindo a autoestima de seus usuários. É notório que o público feminino, desde os tempos mais antigos, tem sofrido pressão social acerca de sua aparência, e, nos dias atuais, esta pode estar intimamente ligada ao uso das mídias. Portanto, objetivou-se neste estudo avaliar a influência das redes sociais digitais na construção da autoestima e autoimagem em mulheres, além de explanar sobre a construção da autoestima feminina. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, em ambiente virtual. Participaram desse estudo 123 mulheres com idades a partir de 18 anos, selecionadas por meio da técnica não probabilística por conveniência. Quanto aos instrumentos, foram utilizados um questionário sociodemográfico, a escala de autoestima de Rosenberg e uma escala de uso das redes sociais digitais. O estudo foi realizado considerando os aspectos éticos pertinentes a pesquisas envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 466/12. Diante disso, foi possível verificar que 73,2% das participantes sentem-se influenciadas pelas mídias; de acordo com os dados coletados na presente pesquisa, o público feminino compartilha fotos pessoais em suas redes sociais digitais, mas não necessariamente com filtros. Assim, pode-se concluir que apesar das hipóteses não terem sido confirmadas, reforça-se a necessidade de persistir na temática objetivando resultados mais significativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-14T19:49:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-16 2021-10-14T19:49:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAGÃO, Gabriela da Costa. Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres. 2021. 19 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888 |
identifier_str_mv |
ARAGÃO, Gabriela da Costa. Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres. 2021. 19 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ABBADE, Eduardo Botti; DELLA FLORA, Andiara; DE BEM NORO, Greice. A influência interpessoal em redes sociais virtuais e as decisões de consumo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 265-278, 2014. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Jorge Zahar. Rio de Janeiro, Zahar, 2001. BRANDEN, Nathaniel; GOUVEIA, Ricardo. Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. São Paulo: Saraiva, 1995. CAMPOS, Veridiana Parahyba. Beleza, feminilidade e reflexividade: Um estudo sobre a mediação agência – estrutura por mulheres intelectuais. Recife: UFPE, 2010. 153 f. Mestrado em Sociologia – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. DE LUCENA BESERRA, Gilmara et al. Atividade de vida “comunicar” e uso de redes sociais sob a perspectiva de adolescentes. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41677/27247> Acesso em: 13 de maio de 2021. EIRAS, Natália. Os filtros do Instagram estão mudando a nossa aparência na vida real? ELLE, 25 de maio 2020. Disponível em <https://elle.com.br/beleza/filtros-instagram-nosdeixam-iguais>. Acesso em: 30 de novembro de 2020. EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro: UERJ, ano 10, agosto de 2011. Disponível em <http://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/105_pt.pdf>. Acesso em: 26 de outubro de 2020. HUTZ, Claudio Simon; ZANON, Cristian. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 41-49, abril 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. MAYAUTE, Miguel Escurra; BLAS, Edwin Salas. Construcción y Validación Del Cuestionario de Adicción a Redes Sociales (ARS). Peru, LIBERABIT, 2014. MOROMIZATO, Maíra Sandes et al. O uso de internet e Redes Sociais e a Relação com Indícios de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 4, p. 497-504, 2017. MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização: qualidade de vida na universidade. Psicologia, saúde e doenças, v. 7, n. 1, p. 83-88, 2006. Disponível em: < https://docplayer.com.br/11054335-Auto-imagem-auto-estima-e-auto-realizacao-qualidade-de-vida-na-universidade.html> Acesso em: 30 de novembro de 2020. QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques; MACIEL, Thais Rocha. Marilyn Monroe: Contribuições para o Padrão de Beleza da Mulher da Década de 1950. Fortaleza: UFC, 2017. Curso de Design de Moda - Instituto de Cultura e Arte. Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em: < http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/27171/3/2017_tcc_trmaciel.pdf>. Acesso em: 03 de dezembro de 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de João Pessoa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPÊ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de João Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2888/1/Gabriela%20da%20Costa%20Aragao.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2888/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27545a11e12c23d7652e5a8c579c88cb 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771140469751808 |