Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Gabriela da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888
Resumo: Social midea have a huge influence in the current society, including the self-esteem of its users. It is notorious that the female public, since the old times, has suffered social pressure on their appearance, and, nowadays, this pressure may be closely linked to the use of the media. Therefore, this study aimed to evaluate the influence of social media in the construction of selfesteem and self-image in women, explaining the construction of female self-esteem. For this, a descriptive research was virtually applied. This study included 123 women aged 18 years or older, selected by the non-probabilistic convenience technique. As for the instruments, the sociodemographic questionnaire, the Rosenberg scale of self-esteem and the scale of use of social media were used. The study was carried out considering the ethical aspects relevant to research involving human beings, according to Resolution 466/12. Therefore, it was possible to verify that 73.2% of the participants feel influenced by the media; according to the data collected in this research, the female audience shares personal photos on their social medea, but not necessarily with filters. Thus, it can be concluded that although the hypotheses have not been confirmed, the need to persist in the theme is reinforced, aiming at more significant results.
id CUB_30cc77eb4cf2a640b47ea6f0f76a20a0
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2888
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheresAutoestimaFiltros digitaisInternetMulheresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIASocial midea have a huge influence in the current society, including the self-esteem of its users. It is notorious that the female public, since the old times, has suffered social pressure on their appearance, and, nowadays, this pressure may be closely linked to the use of the media. Therefore, this study aimed to evaluate the influence of social media in the construction of selfesteem and self-image in women, explaining the construction of female self-esteem. For this, a descriptive research was virtually applied. This study included 123 women aged 18 years or older, selected by the non-probabilistic convenience technique. As for the instruments, the sociodemographic questionnaire, the Rosenberg scale of self-esteem and the scale of use of social media were used. The study was carried out considering the ethical aspects relevant to research involving human beings, according to Resolution 466/12. Therefore, it was possible to verify that 73.2% of the participants feel influenced by the media; according to the data collected in this research, the female audience shares personal photos on their social medea, but not necessarily with filters. Thus, it can be concluded that although the hypotheses have not been confirmed, the need to persist in the theme is reinforced, aiming at more significant results.As redes sociais digitais possuem grande influência no mundo atual, incluindo a autoestima de seus usuários. É notório que o público feminino, desde os tempos mais antigos, tem sofrido pressão social acerca de sua aparência, e, nos dias atuais, esta pode estar intimamente ligada ao uso das mídias. Portanto, objetivou-se neste estudo avaliar a influência das redes sociais digitais na construção da autoestima e autoimagem em mulheres, além de explanar sobre a construção da autoestima feminina. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, em ambiente virtual. Participaram desse estudo 123 mulheres com idades a partir de 18 anos, selecionadas por meio da técnica não probabilística por conveniência. Quanto aos instrumentos, foram utilizados um questionário sociodemográfico, a escala de autoestima de Rosenberg e uma escala de uso das redes sociais digitais. O estudo foi realizado considerando os aspectos éticos pertinentes a pesquisas envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 466/12. Diante disso, foi possível verificar que 73,2% das participantes sentem-se influenciadas pelas mídias; de acordo com os dados coletados na presente pesquisa, o público feminino compartilha fotos pessoais em suas redes sociais digitais, mas não necessariamente com filtros. Assim, pode-se concluir que apesar das hipóteses não terem sido confirmadas, reforça-se a necessidade de persistir na temática objetivando resultados mais significativos.Centro Universitário de João PessoaBrasilUNIPÊBenevides, Sandra Helena Mousinhohttp://lattes.cnpq.br/7485976380203248Aragão, Gabriela da Costa2021-10-14T19:49:58Z2021-10-162021-10-14T19:49:58Z2021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAGÃO, Gabriela da Costa. Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres. 2021. 19 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888porABBADE, Eduardo Botti; DELLA FLORA, Andiara; DE BEM NORO, Greice. A influência interpessoal em redes sociais virtuais e as decisões de consumo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 265-278, 2014. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Jorge Zahar. Rio de Janeiro, Zahar, 2001. BRANDEN, Nathaniel; GOUVEIA, Ricardo. Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. São Paulo: Saraiva, 1995. CAMPOS, Veridiana Parahyba. Beleza, feminilidade e reflexividade: Um estudo sobre a mediação agência – estrutura por mulheres intelectuais. Recife: UFPE, 2010. 153 f. Mestrado em Sociologia – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. DE LUCENA BESERRA, Gilmara et al. Atividade de vida “comunicar” e uso de redes sociais sob a perspectiva de adolescentes. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41677/27247> Acesso em: 13 de maio de 2021. EIRAS, Natália. Os filtros do Instagram estão mudando a nossa aparência na vida real? ELLE, 25 de maio 2020. Disponível em <https://elle.com.br/beleza/filtros-instagram-nosdeixam-iguais>. Acesso em: 30 de novembro de 2020. EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro: UERJ, ano 10, agosto de 2011. Disponível em <http://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/105_pt.pdf>. Acesso em: 26 de outubro de 2020. HUTZ, Claudio Simon; ZANON, Cristian. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 41-49, abril 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. MAYAUTE, Miguel Escurra; BLAS, Edwin Salas. Construcción y Validación Del Cuestionario de Adicción a Redes Sociales (ARS). Peru, LIBERABIT, 2014. MOROMIZATO, Maíra Sandes et al. O uso de internet e Redes Sociais e a Relação com Indícios de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 4, p. 497-504, 2017. MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização: qualidade de vida na universidade. Psicologia, saúde e doenças, v. 7, n. 1, p. 83-88, 2006. Disponível em: < https://docplayer.com.br/11054335-Auto-imagem-auto-estima-e-auto-realizacao-qualidade-de-vida-na-universidade.html> Acesso em: 30 de novembro de 2020. QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques; MACIEL, Thais Rocha. Marilyn Monroe: Contribuições para o Padrão de Beleza da Mulher da Década de 1950. Fortaleza: UFC, 2017. Curso de Design de Moda - Instituto de Cultura e Arte. Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em: < http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/27171/3/2017_tcc_trmaciel.pdf>. Acesso em: 03 de dezembro de 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-01-27T12:09:19Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2888Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-01-27T12:09:19Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
title Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
spellingShingle Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
Aragão, Gabriela da Costa
Autoestima
Filtros digitais
Internet
Mulheres
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
title_full Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
title_fullStr Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
title_full_unstemmed Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
title_sort Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres
author Aragão, Gabriela da Costa
author_facet Aragão, Gabriela da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benevides, Sandra Helena Mousinho
http://lattes.cnpq.br/7485976380203248
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Gabriela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autoestima
Filtros digitais
Internet
Mulheres
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Autoestima
Filtros digitais
Internet
Mulheres
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Social midea have a huge influence in the current society, including the self-esteem of its users. It is notorious that the female public, since the old times, has suffered social pressure on their appearance, and, nowadays, this pressure may be closely linked to the use of the media. Therefore, this study aimed to evaluate the influence of social media in the construction of selfesteem and self-image in women, explaining the construction of female self-esteem. For this, a descriptive research was virtually applied. This study included 123 women aged 18 years or older, selected by the non-probabilistic convenience technique. As for the instruments, the sociodemographic questionnaire, the Rosenberg scale of self-esteem and the scale of use of social media were used. The study was carried out considering the ethical aspects relevant to research involving human beings, according to Resolution 466/12. Therefore, it was possible to verify that 73.2% of the participants feel influenced by the media; according to the data collected in this research, the female audience shares personal photos on their social medea, but not necessarily with filters. Thus, it can be concluded that although the hypotheses have not been confirmed, the need to persist in the theme is reinforced, aiming at more significant results.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:49:58Z
2021-10-16
2021-10-14T19:49:58Z
2021-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAGÃO, Gabriela da Costa. Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres. 2021. 19 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888
identifier_str_mv ARAGÃO, Gabriela da Costa. Autoestima e autoimagem: as redes sociais digitais como fatores influenciadores em mulheres. 2021. 19 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABBADE, Eduardo Botti; DELLA FLORA, Andiara; DE BEM NORO, Greice. A influência interpessoal em redes sociais virtuais e as decisões de consumo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 265-278, 2014. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Jorge Zahar. Rio de Janeiro, Zahar, 2001. BRANDEN, Nathaniel; GOUVEIA, Ricardo. Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. São Paulo: Saraiva, 1995. CAMPOS, Veridiana Parahyba. Beleza, feminilidade e reflexividade: Um estudo sobre a mediação agência – estrutura por mulheres intelectuais. Recife: UFPE, 2010. 153 f. Mestrado em Sociologia – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. DE LUCENA BESERRA, Gilmara et al. Atividade de vida “comunicar” e uso de redes sociais sob a perspectiva de adolescentes. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41677/27247> Acesso em: 13 de maio de 2021. EIRAS, Natália. Os filtros do Instagram estão mudando a nossa aparência na vida real? ELLE, 25 de maio 2020. Disponível em <https://elle.com.br/beleza/filtros-instagram-nosdeixam-iguais>. Acesso em: 30 de novembro de 2020. EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana B. Geração digital: riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro: UERJ, ano 10, agosto de 2011. Disponível em <http://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/105_pt.pdf>. Acesso em: 26 de outubro de 2020. HUTZ, Claudio Simon; ZANON, Cristian. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 41-49, abril 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. MAYAUTE, Miguel Escurra; BLAS, Edwin Salas. Construcción y Validación Del Cuestionario de Adicción a Redes Sociales (ARS). Peru, LIBERABIT, 2014. MOROMIZATO, Maíra Sandes et al. O uso de internet e Redes Sociais e a Relação com Indícios de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 4, p. 497-504, 2017. MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização: qualidade de vida na universidade. Psicologia, saúde e doenças, v. 7, n. 1, p. 83-88, 2006. Disponível em: < https://docplayer.com.br/11054335-Auto-imagem-auto-estima-e-auto-realizacao-qualidade-de-vida-na-universidade.html> Acesso em: 30 de novembro de 2020. QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques; MACIEL, Thais Rocha. Marilyn Monroe: Contribuições para o Padrão de Beleza da Mulher da Década de 1950. Fortaleza: UFC, 2017. Curso de Design de Moda - Instituto de Cultura e Arte. Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em: < http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/27171/3/2017_tcc_trmaciel.pdf>. Acesso em: 03 de dezembro de 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
Brasil
UNIPÊ
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
Brasil
UNIPÊ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311347361939456