Modelo de tutoria baseado na identificação de estilos de aprendizagem dos estudantes: uma proposta para disciplina de probabilidade e estatística na educação a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/326 |
Resumo: | A Educação a Distância é uma realidade para muitos alunos; seja graduação, pós-graduação lato sensu e até mesmo programas de mestrado e doutorado, e os mecanismos tecnológicos também podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem a distância. Para tanto, conhecer o aluno e como ele aprende torna-se essencial para definir qual o estilo de aprendizagem mais adequado para a modalidade a distância e, assim, desenvolver metodologias de ensino que favoreçam experiências de conhecimento. A pesquisa que ora se apresenta tem base na teoria nos estilos de aprendizagem de Honey e Mumford (2000) e o questionário de Honey e Alonso (1999), que conceitualmente falando, as pessoas têm preferências quanto à forma de se apropriarem das informações, processá-las e depois, construírem novos conhecimentos. O objetivo central desta pesquisa é propor um modelo de tutoria que poderá contribuir para a personalização de materiais complementares e técnicas de tutoria de acordo com o estilo de aprendizagem dos alunos da Educação a Distância. Para tal, utilizou-se a metodologia de Design Research, com 86 alunos da disciplina de Probabilidade e Estatística de uma Universidade da rede privada da Cidade de São Paulo, do curso de Administração na EaD. A pesquisa revelou que a personalização de materiais complementares e atividades/avaliação relacionadas ao estilo de aprendizagem dos alunos, os motivou e melhorou o aprendizado, promovendo uma experiência educacional mais interessante e personalizada e consequentemente uma tutoria mais envolvente. Compreender os estilos de aprendizagem, no contexto educacional da educação a distância, permite aos professores e tutores, identificar características predominantes que podem facilitar a elaboração de materiais complementares, técnicas de ensino e também, avaliação final de uma disciplina. |
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2020-02-12T01:26:07Z20202020-02-12T01:26:07Z2019-08-30CAMPOS, R. Modelo de tutoria baseado na identificação de estilos de aprendizagem dos estudantes: uma proposta para disciplina de probabilidade e estatística na educação a distância. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/326A Educação a Distância é uma realidade para muitos alunos; seja graduação, pós-graduação lato sensu e até mesmo programas de mestrado e doutorado, e os mecanismos tecnológicos também podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem a distância. Para tanto, conhecer o aluno e como ele aprende torna-se essencial para definir qual o estilo de aprendizagem mais adequado para a modalidade a distância e, assim, desenvolver metodologias de ensino que favoreçam experiências de conhecimento. A pesquisa que ora se apresenta tem base na teoria nos estilos de aprendizagem de Honey e Mumford (2000) e o questionário de Honey e Alonso (1999), que conceitualmente falando, as pessoas têm preferências quanto à forma de se apropriarem das informações, processá-las e depois, construírem novos conhecimentos. O objetivo central desta pesquisa é propor um modelo de tutoria que poderá contribuir para a personalização de materiais complementares e técnicas de tutoria de acordo com o estilo de aprendizagem dos alunos da Educação a Distância. Para tal, utilizou-se a metodologia de Design Research, com 86 alunos da disciplina de Probabilidade e Estatística de uma Universidade da rede privada da Cidade de São Paulo, do curso de Administração na EaD. A pesquisa revelou que a personalização de materiais complementares e atividades/avaliação relacionadas ao estilo de aprendizagem dos alunos, os motivou e melhorou o aprendizado, promovendo uma experiência educacional mais interessante e personalizada e consequentemente uma tutoria mais envolvente. Compreender os estilos de aprendizagem, no contexto educacional da educação a distância, permite aos professores e tutores, identificar características predominantes que podem facilitar a elaboração de materiais complementares, técnicas de ensino e também, avaliação final de uma disciplina.Actually, distance education is a reality for many students, whether it is undergraduate, graduate degree or even masters and doctorate degree. The technological mechanisms can also contribute to the process of distance learning and teaching. Therefore, knowing the student and how it learns becomes essential to define what learning style is the most suitable in that process, thus, to develop teaching methodologies that support knowledge experiences. The presented research is based on the theory in the learning styles of Honey and Mumford (2000) and the questionnaire Honey and Alonso (1999). Conceptually speaking, people have preferences on to how to understand the concepts, process it and then build new knowledge. The main objective of this research is to propose a tutoring model that can contribute to the customization of complementary materials and tutoring techniques according to the learning style of distance education students. For that, the methodology of Design Research was applied in a distance administration course in a private college in São Paulo. During the research 86 students of the discipline of Probability and Statistics were interviewed. The research has shown that the customization of complementary materials and activities/assessment related to students' learning style has motivated and improved learning, moreover, it promotes a more interesting and personalized educational experience and consequently more engaging tutoring. Understanding the learning styles in the educational context of distance education allows teachers and tutors to identify prevailing characteristics that can facilitate the elaboration of complementary materials, teaching techniques and also, the final evaluation of a discipline.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEducação a distânciaEstilos de aprendizagemModelo de tutoriaEducação estatísticaModelo de tutoria baseado na identificação de estilos de aprendizagem dos estudantes: uma proposta para disciplina de probabilidade e estatística na educação a distânciaTutoring model based on students' learning style: a purpose for a discipline of probability and statistics in distance learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAraújo Junior, Carlos Fernando de1611680875http://lattes.cnpq.br/Araújo Junior, Carlos Fernando dehttp://www.cnpq.br/Schimiguel, Julianohttp://lattes.cnpq.br/0047384210554210Martins, Carlos Adrianohttp://lattes.cnpq.br/409331381955539425442456896http://lattes.cnpq.br/2596686731668717Campos, RogerioAGUADO, López Mercedes. 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A Educação a Distância é uma realidade para muitos alunos; seja graduação, pós-graduação lato sensu e até mesmo programas de mestrado e doutorado, e os mecanismos tecnológicos também podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem a distância. Para tanto, conhecer o aluno e como ele aprende torna-se essencial para definir qual o estilo de aprendizagem mais adequado para a modalidade a distância e, assim, desenvolver metodologias de ensino que favoreçam experiências de conhecimento. A pesquisa que ora se apresenta tem base na teoria nos estilos de aprendizagem de Honey e Mumford (2000) e o questionário de Honey e Alonso (1999), que conceitualmente falando, as pessoas têm preferências quanto à forma de se apropriarem das informações, processá-las e depois, construírem novos conhecimentos. O objetivo central desta pesquisa é propor um modelo de tutoria que poderá contribuir para a personalização de materiais complementares e técnicas de tutoria de acordo com o estilo de aprendizagem dos alunos da Educação a Distância. Para tal, utilizou-se a metodologia de Design Research, com 86 alunos da disciplina de Probabilidade e Estatística de uma Universidade da rede privada da Cidade de São Paulo, do curso de Administração na EaD. A pesquisa revelou que a personalização de materiais complementares e atividades/avaliação relacionadas ao estilo de aprendizagem dos alunos, os motivou e melhorou o aprendizado, promovendo uma experiência educacional mais interessante e personalizada e consequentemente uma tutoria mais envolvente. Compreender os estilos de aprendizagem, no contexto educacional da educação a distância, permite aos professores e tutores, identificar características predominantes que podem facilitar a elaboração de materiais complementares, técnicas de ensino e também, avaliação final de uma disciplina. |
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