Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213 |
Resumo: | As organizações estão em constante pressão para melhorarem sua competitividade, elevando sua eficiência e aumentando sua participação de mercado. A manutenção de uma carteira de clientes ativa e rentável é primordial para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa e, em ambientes muito competitivos, onde as vantagens competitivas tem menor período de sustentação, a inovação se torna especialmente importante. O presente estudo visou verificar em que medida as inovações se relacionam com a fidelização dos clientes, a ponto de se considerar a inovação como um instrumento de fidelização, bem como a relação entre a satisfação e a fidelização. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, de corte-transversal e sua unidade de pesquisa foi uma agência bancária do segmento alta renda localizada na cidade de Curitiba (PR). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de inovação para a manutenção da carteira de clientes, bem como para a existência de uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização. |
id |
UNICSUL-1_37110458b31864b9f470c9cfbde3a9ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2213 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-05-21T14:17:08Z20172021-05-21T14:17:08Z2017https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213As organizações estão em constante pressão para melhorarem sua competitividade, elevando sua eficiência e aumentando sua participação de mercado. A manutenção de uma carteira de clientes ativa e rentável é primordial para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa e, em ambientes muito competitivos, onde as vantagens competitivas tem menor período de sustentação, a inovação se torna especialmente importante. O presente estudo visou verificar em que medida as inovações se relacionam com a fidelização dos clientes, a ponto de se considerar a inovação como um instrumento de fidelização, bem como a relação entre a satisfação e a fidelização. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, de corte-transversal e sua unidade de pesquisa foi uma agência bancária do segmento alta renda localizada na cidade de Curitiba (PR). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de inovação para a manutenção da carteira de clientes, bem como para a existência de uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização.Organizations are constantly under pressure to improve their competitiveness by increasing their efficiency and increasing their market share. Maintaining an active and profitable customer base is paramount for the survival and growth of a company, and, in very competitive environments, where competitive advantages have a shorter lifespan, innovation becomes especially important. The present study aimed to identify the extent to which innovation relates to customer loyalty, from the point of view of the consumer, and the relationship between satisfaction and loyalty. As a methodology, a quantitative, descriptive, cross-sectional research was used, and its research unit was a high-income bank branch located in the city of Curitiba (PR). The results found point to the need for innovation to maintain the client portfolio, as well as for the existence of a positive relationship between satisfaction and loyalty.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoInovaçõesClientes - FidelizaçãoBancos - Serviços ao clienteOs efeitos da inovação na fidelização de clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReis Junior, Dálcio Roberto doshttp://lattes.cnpq.br/7915075589388377-Wagner, Aldo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALALDO JOSE WAGNER.pdfALDO JOSE WAGNER.pdfDissertaçãoapplication/pdf1416998http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/1/ALDO%20JOSE%20WAGNER.pdfab83afc91ecff9c1a15f32da5e69d780MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/22132021-05-24 17:41:09.096oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-24T20:41:09Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes |
title |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes |
spellingShingle |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes Wagner, Aldo José CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Inovações Clientes - Fidelização Bancos - Serviços ao cliente |
title_short |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes |
title_full |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes |
title_fullStr |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes |
title_sort |
Os efeitos da inovação na fidelização de clientes |
author |
Wagner, Aldo José |
author_facet |
Wagner, Aldo José |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis Junior, Dálcio Roberto dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7915075589388377 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Aldo José |
contributor_str_mv |
Reis Junior, Dálcio Roberto dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Inovações Clientes - Fidelização Bancos - Serviços ao cliente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Inovações Clientes - Fidelização Bancos - Serviços ao cliente |
description |
As organizações estão em constante pressão para melhorarem sua competitividade, elevando sua eficiência e aumentando sua participação de mercado. A manutenção de uma carteira de clientes ativa e rentável é primordial para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa e, em ambientes muito competitivos, onde as vantagens competitivas tem menor período de sustentação, a inovação se torna especialmente importante. O presente estudo visou verificar em que medida as inovações se relacionam com a fidelização dos clientes, a ponto de se considerar a inovação como um instrumento de fidelização, bem como a relação entre a satisfação e a fidelização. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, de corte-transversal e sua unidade de pesquisa foi uma agência bancária do segmento alta renda localizada na cidade de Curitiba (PR). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de inovação para a manutenção da carteira de clientes, bem como para a existência de uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2021-05-21T14:17:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T14:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/1/ALDO%20JOSE%20WAGNER.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab83afc91ecff9c1a15f32da5e69d780 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771155312345088 |