Os efeitos da inovação na fidelização de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Aldo José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213
Resumo: As organizações estão em constante pressão para melhorarem sua competitividade, elevando sua eficiência e aumentando sua participação de mercado. A manutenção de uma carteira de clientes ativa e rentável é primordial para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa e, em ambientes muito competitivos, onde as vantagens competitivas tem menor período de sustentação, a inovação se torna especialmente importante. O presente estudo visou verificar em que medida as inovações se relacionam com a fidelização dos clientes, a ponto de se considerar a inovação como um instrumento de fidelização, bem como a relação entre a satisfação e a fidelização. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, de corte-transversal e sua unidade de pesquisa foi uma agência bancária do segmento alta renda localizada na cidade de Curitiba (PR). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de inovação para a manutenção da carteira de clientes, bem como para a existência de uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização.
id UNICSUL-1_37110458b31864b9f470c9cfbde3a9ba
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2213
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2021-05-21T14:17:08Z20172021-05-21T14:17:08Z2017https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213As organizações estão em constante pressão para melhorarem sua competitividade, elevando sua eficiência e aumentando sua participação de mercado. A manutenção de uma carteira de clientes ativa e rentável é primordial para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa e, em ambientes muito competitivos, onde as vantagens competitivas tem menor período de sustentação, a inovação se torna especialmente importante. O presente estudo visou verificar em que medida as inovações se relacionam com a fidelização dos clientes, a ponto de se considerar a inovação como um instrumento de fidelização, bem como a relação entre a satisfação e a fidelização. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, de corte-transversal e sua unidade de pesquisa foi uma agência bancária do segmento alta renda localizada na cidade de Curitiba (PR). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de inovação para a manutenção da carteira de clientes, bem como para a existência de uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização.Organizations are constantly under pressure to improve their competitiveness by increasing their efficiency and increasing their market share. Maintaining an active and profitable customer base is paramount for the survival and growth of a company, and, in very competitive environments, where competitive advantages have a shorter lifespan, innovation becomes especially important. The present study aimed to identify the extent to which innovation relates to customer loyalty, from the point of view of the consumer, and the relationship between satisfaction and loyalty. As a methodology, a quantitative, descriptive, cross-sectional research was used, and its research unit was a high-income bank branch located in the city of Curitiba (PR). The results found point to the need for innovation to maintain the client portfolio, as well as for the existence of a positive relationship between satisfaction and loyalty.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoInovaçõesClientes - FidelizaçãoBancos - Serviços ao clienteOs efeitos da inovação na fidelização de clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReis Junior, Dálcio Roberto doshttp://lattes.cnpq.br/7915075589388377-Wagner, Aldo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALALDO JOSE WAGNER.pdfALDO JOSE WAGNER.pdfDissertaçãoapplication/pdf1416998http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/1/ALDO%20JOSE%20WAGNER.pdfab83afc91ecff9c1a15f32da5e69d780MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/22132021-05-24 17:41:09.096oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-24T20:41:09Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
title Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
spellingShingle Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
Wagner, Aldo José
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Inovações
Clientes - Fidelização
Bancos - Serviços ao cliente
title_short Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
title_full Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
title_fullStr Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
title_full_unstemmed Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
title_sort Os efeitos da inovação na fidelização de clientes
author Wagner, Aldo José
author_facet Wagner, Aldo José
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis Junior, Dálcio Roberto dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7915075589388377
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv -
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Aldo José
contributor_str_mv Reis Junior, Dálcio Roberto dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Inovações
Clientes - Fidelização
Bancos - Serviços ao cliente
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Inovações
Clientes - Fidelização
Bancos - Serviços ao cliente
description As organizações estão em constante pressão para melhorarem sua competitividade, elevando sua eficiência e aumentando sua participação de mercado. A manutenção de uma carteira de clientes ativa e rentável é primordial para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa e, em ambientes muito competitivos, onde as vantagens competitivas tem menor período de sustentação, a inovação se torna especialmente importante. O presente estudo visou verificar em que medida as inovações se relacionam com a fidelização dos clientes, a ponto de se considerar a inovação como um instrumento de fidelização, bem como a relação entre a satisfação e a fidelização. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, de corte-transversal e sua unidade de pesquisa foi uma agência bancária do segmento alta renda localizada na cidade de Curitiba (PR). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de inovação para a manutenção da carteira de clientes, bem como para a existência de uma relação positiva entre a satisfação e a fidelização.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2021-05-21T14:17:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T14:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/1/ALDO%20JOSE%20WAGNER.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2213/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab83afc91ecff9c1a15f32da5e69d780
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771155312345088