A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4129 |
Resumo: | Este trabalho apresenta como objetivo compreender a dimensão estética das narrativas de estudantes, considerando a gestão da sala de aula no contexto do espaço escolar na constituição da autonomia e emancipação nos ambientes de aprendizagem, como espaços de experiências estéticas. Os conceitos de autonomia e emancipação dos sujeitos como valores estéticos serão explorados na perspectiva de Adorno (2002;1995), Paulo Freire (1967; 1995; 1996; 1997; 2000) e Schiller (2014). Adota-se para a compreensão dos espaços Bourdieu (2002), Frago e Escolano (1998), Foucault (2006a; 2006b) e Kowaltowski (2011). A coleta de dados utilizada foi “Colcha de Retalhos”, em Berkenbrock-Rosito (2008; 2009; 2014) que visa a produção de narrativas autobiográficas em três dimensões: escrita, oral e pictórica de alunos do Ensino Médio Integrado ao técnico em Administração de uma escola de Ensino Médio e Técnico da zona leste de São Paulo. A abordagem da pesquisa é qualitativa e usa- se para a organização dos dados a Análise Temática, na perspectiva de Jovchelovitch e Bauer (2002), para compreensão dos temas a serem tratados a análise dos dados sob o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer (2000). Este estudo apresenta uma contribuição para a compreensão da gestão da sala de aula no contexto escolar como possibilidade de reflexão da dimensão estética por meio das narrativas dos estudantes e mostra a importância da “Colcha de Retalhos” como uma metodologia de escuta. Este processo permitiu um movimento de escuta de si e do outro, podendo ser utilizado como uma intervenção na gestão de sala de aula nos espaços de aprendizagens, de modo a ampliar as possibilidades na constituição da autonomia e emancipação dos sujeitos. |
id |
UNICSUL-1_3a4d6cfd3d80128695d99677828181f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4129 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-08T18:38:04Z2022-11-08T18:38:04Z2021-02-14DUARTE, Francisco Maia. A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4129Este trabalho apresenta como objetivo compreender a dimensão estética das narrativas de estudantes, considerando a gestão da sala de aula no contexto do espaço escolar na constituição da autonomia e emancipação nos ambientes de aprendizagem, como espaços de experiências estéticas. Os conceitos de autonomia e emancipação dos sujeitos como valores estéticos serão explorados na perspectiva de Adorno (2002;1995), Paulo Freire (1967; 1995; 1996; 1997; 2000) e Schiller (2014). Adota-se para a compreensão dos espaços Bourdieu (2002), Frago e Escolano (1998), Foucault (2006a; 2006b) e Kowaltowski (2011). A coleta de dados utilizada foi “Colcha de Retalhos”, em Berkenbrock-Rosito (2008; 2009; 2014) que visa a produção de narrativas autobiográficas em três dimensões: escrita, oral e pictórica de alunos do Ensino Médio Integrado ao técnico em Administração de uma escola de Ensino Médio e Técnico da zona leste de São Paulo. A abordagem da pesquisa é qualitativa e usa- se para a organização dos dados a Análise Temática, na perspectiva de Jovchelovitch e Bauer (2002), para compreensão dos temas a serem tratados a análise dos dados sob o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer (2000). Este estudo apresenta uma contribuição para a compreensão da gestão da sala de aula no contexto escolar como possibilidade de reflexão da dimensão estética por meio das narrativas dos estudantes e mostra a importância da “Colcha de Retalhos” como uma metodologia de escuta. Este processo permitiu um movimento de escuta de si e do outro, podendo ser utilizado como uma intervenção na gestão de sala de aula nos espaços de aprendizagens, de modo a ampliar as possibilidades na constituição da autonomia e emancipação dos sujeitos.This work aims to understand the aesthetic dimension of students' narratives in the school space in the constitution of autonomy and emancipation in learning environments. The concepts of subjects' autonomy and emancipation as aesthetic values will be explored in the perspective of Adorno (2002; 1995), Paulo Freire (1967; 1995; 1996; 1997; 2000) and Schiller (2014). It is adopted to understand the spaces Bourdieu (2002), Frago and Escolano (1998), Foucault (2006) and Kowaltowski (2011). The data collection used will be “Colcha de Retalhos”, in Berkenbrock-Rosito (2008; 2009; 2014) which aims at the production of autobiographical narratives in three dimensions: written, oral and pictorial of High School students integrated to the technician in Business Administration. a high school and technical school on the east side of São Paulo. The approach is qualitative and thematic analysis is used to or ganize the data, from the perspective of Jovchelovitch and Bauer (2002), analysis of the data under the hermeneutic approach, from the perspective of Gadamer (2000). This study presents a contribution to the understanding of school management as a possibility of reflecting the aesthetic dimension in school spaces through the students' narratives and shows the importance of the “Quilt of Patchwork” as a listening methodology. The (auto) biographical narratives constituted a movement of reconstruction and allowed space for listening to oneself and the other, which can be used as an intervention in the management of the classroom and outside it in the learning spaces, in order to expand the possibilities in the constitution the subjects' autonomy and emancipation.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Formação de Gestores EducacionaisUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação estéticaEspaços escolaresColcha de retalhosA estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBerkenbrock-Rosito, Margaréte Mayhttps://orcid.org/0000-0001-9010-1101http://lattes.cnpq.br/1441799724825241http://lattes.cnpq.br/7936004772636783Duarte, Francisco Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALFrancisco dissertacao revisada pos-defesa.pdf.pdfFrancisco dissertacao revisada pos-defesa.pdf.pdfDissertaçãoapplication/pdf2513137https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4129/1/Francisco%20dissertacao%20%20revisada%20pos-defesa.pdf.pdf99e6a2e31e54cfa735f79d8570db46d4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4129/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/41292022-11-08 15:39:21.53oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4129Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-11-08T18:39:21Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula |
title |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula |
spellingShingle |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula Duarte, Francisco Maia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação estética Espaços escolares Colcha de retalhos |
title_short |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula |
title_full |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula |
title_fullStr |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula |
title_sort |
A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula |
author |
Duarte, Francisco Maia |
author_facet |
Duarte, Francisco Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9010-1101 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1441799724825241 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7936004772636783 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Francisco Maia |
contributor_str_mv |
Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação estética Espaços escolares Colcha de retalhos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação estética Espaços escolares Colcha de retalhos |
description |
Este trabalho apresenta como objetivo compreender a dimensão estética das narrativas de estudantes, considerando a gestão da sala de aula no contexto do espaço escolar na constituição da autonomia e emancipação nos ambientes de aprendizagem, como espaços de experiências estéticas. Os conceitos de autonomia e emancipação dos sujeitos como valores estéticos serão explorados na perspectiva de Adorno (2002;1995), Paulo Freire (1967; 1995; 1996; 1997; 2000) e Schiller (2014). Adota-se para a compreensão dos espaços Bourdieu (2002), Frago e Escolano (1998), Foucault (2006a; 2006b) e Kowaltowski (2011). A coleta de dados utilizada foi “Colcha de Retalhos”, em Berkenbrock-Rosito (2008; 2009; 2014) que visa a produção de narrativas autobiográficas em três dimensões: escrita, oral e pictórica de alunos do Ensino Médio Integrado ao técnico em Administração de uma escola de Ensino Médio e Técnico da zona leste de São Paulo. A abordagem da pesquisa é qualitativa e usa- se para a organização dos dados a Análise Temática, na perspectiva de Jovchelovitch e Bauer (2002), para compreensão dos temas a serem tratados a análise dos dados sob o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer (2000). Este estudo apresenta uma contribuição para a compreensão da gestão da sala de aula no contexto escolar como possibilidade de reflexão da dimensão estética por meio das narrativas dos estudantes e mostra a importância da “Colcha de Retalhos” como uma metodologia de escuta. Este processo permitiu um movimento de escuta de si e do outro, podendo ser utilizado como uma intervenção na gestão de sala de aula nos espaços de aprendizagens, de modo a ampliar as possibilidades na constituição da autonomia e emancipação dos sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-08T18:38:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-08T18:38:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUARTE, Francisco Maia. A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4129 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Francisco Maia. A estética nas narrativas (auto) biográficas no espaço escolar: contribuições à gestão na sala de aula. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNICID |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4129/1/Francisco%20dissertacao%20%20revisada%20pos-defesa.pdf.pdf https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4129/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99e6a2e31e54cfa735f79d8570db46d4 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771147755257856 |