O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3923
Resumo: Ao nos alimentarmos na Antropologia para enriquecermos uma pesquisa na Comunicação, nos deparamos com diferentes perspectivas da alimentação. O presente artigo é resultado de algumas reflexões propostas na disciplina de Antropologia da Alimentação direcionadas à pesquisa acerca do encontro promovido pelo ato de tomarmos uma refeição em conjunto. Acreditamos que temos negligenciado com as refeições. Não no aspecto do que se come, mas de como nos colocamos nesse ato tão cotidiano. Essa percepção reforça a nossa hipótese de que existem muitos aspectos envolvidos no ritual de tomarmos uma refeição em conjunto e que merecem atenção, pois muitas coisas acontecem enquanto comemos juntos. Portanto, buscou-se problematizar a interação promovida pelo ambiente criado em torno do ato de comer, numa estrutura temporal, sob uma perspectiva do ritual à mesa. Para tanto fez-se uma análise do vídeo #eattogether que inaugura o dia de comer juntos. Percebeu-se que uma refeição tomada em conjunto pode configurar uma forma de resistência a comunicação mediada. E ainda que o encontro promovido pelo ato de tomarmos uma refeição em conjunto configura um espaço para resgatarmos a comunicação interpessoal, refletirmos acerca do valor simbólico de estar com o outro e fortalecermos os vínculos sociais.
id UNICSUL-1_5482db75a36e175b6abdbdaad6b2b7b4
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3923
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-06-21T00:24:03Z2022-06-202022-06-21T00:24:03Z2021-11https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3923Ao nos alimentarmos na Antropologia para enriquecermos uma pesquisa na Comunicação, nos deparamos com diferentes perspectivas da alimentação. O presente artigo é resultado de algumas reflexões propostas na disciplina de Antropologia da Alimentação direcionadas à pesquisa acerca do encontro promovido pelo ato de tomarmos uma refeição em conjunto. Acreditamos que temos negligenciado com as refeições. Não no aspecto do que se come, mas de como nos colocamos nesse ato tão cotidiano. Essa percepção reforça a nossa hipótese de que existem muitos aspectos envolvidos no ritual de tomarmos uma refeição em conjunto e que merecem atenção, pois muitas coisas acontecem enquanto comemos juntos. Portanto, buscou-se problematizar a interação promovida pelo ambiente criado em torno do ato de comer, numa estrutura temporal, sob uma perspectiva do ritual à mesa. Para tanto fez-se uma análise do vídeo #eattogether que inaugura o dia de comer juntos. Percebeu-se que uma refeição tomada em conjunto pode configurar uma forma de resistência a comunicação mediada. E ainda que o encontro promovido pelo ato de tomarmos uma refeição em conjunto configura um espaço para resgatarmos a comunicação interpessoal, refletirmos acerca do valor simbólico de estar com o outro e fortalecermos os vínculos sociais.When we feed off of Anthropology to improve a research on Communication, we face different perspectives about the act of eating. The present article is the result of a few reflections proposed in the Anthropology of Eating, which focused on the research about the meeting that is promoted by the act of having a meal together. We believe that we have been negligent about meals. Not in the aspect of what is eaten, but on how we behave in such an everyday act. This perception reinforces our hypothesis that there are many aspects involved in the ritual of eating a meal together that deserve our attention, since many things happen when people eat together. Therefore, the interaction promoted by the environment created around the act of eating was problematized in a time structure, under a perspective of table rituals. Consequently, an analysis was made of the video #eattogether, which inaugurates the day of eating together. It was noticed that a meal eaten together can create a form of resistance to the mediated communication. Moreover, the meeting promoted by the act of eating together configures a space to rescue interpersonal communication, to reflect on the symbolic value of being with the other and it strengthens social ties.porCentro de Ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilUma análise do anúncio publicitário6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propagandaself-semióticocomidaencontrocomunicaçãomemóriaO ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogetherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCunha, Raquel Cantarelli Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALUma analise no Anuncio Publicitario EatToguether.pdfUma analise no Anuncio Publicitario EatToguether.pdfapplication/pdf314421https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3923/1/Uma%20analise%20no%20Anuncio%20Publicitario%20EatToguether.pdfaf70981112a804f43657cfad4b2f7bb0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3923/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/39232022-10-04 21:31:37.462oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-10-05T00:31:37Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
title O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
spellingShingle O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
self-semiótico
comida
encontro
comunicação
memória
title_short O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
title_full O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
title_fullStr O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
title_full_unstemmed O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
title_sort O ENCONTRO NO ATO DE COMERMOS JUNTOS: uma análise do anúncio publicitário #eattogether
author Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
author_facet Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
topic 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
self-semiótico
comida
encontro
comunicação
memória
dc.subject.por.fl_str_mv self-semiótico
comida
encontro
comunicação
memória
description Ao nos alimentarmos na Antropologia para enriquecermos uma pesquisa na Comunicação, nos deparamos com diferentes perspectivas da alimentação. O presente artigo é resultado de algumas reflexões propostas na disciplina de Antropologia da Alimentação direcionadas à pesquisa acerca do encontro promovido pelo ato de tomarmos uma refeição em conjunto. Acreditamos que temos negligenciado com as refeições. Não no aspecto do que se come, mas de como nos colocamos nesse ato tão cotidiano. Essa percepção reforça a nossa hipótese de que existem muitos aspectos envolvidos no ritual de tomarmos uma refeição em conjunto e que merecem atenção, pois muitas coisas acontecem enquanto comemos juntos. Portanto, buscou-se problematizar a interação promovida pelo ambiente criado em torno do ato de comer, numa estrutura temporal, sob uma perspectiva do ritual à mesa. Para tanto fez-se uma análise do vídeo #eattogether que inaugura o dia de comer juntos. Percebeu-se que uma refeição tomada em conjunto pode configurar uma forma de resistência a comunicação mediada. E ainda que o encontro promovido pelo ato de tomarmos uma refeição em conjunto configura um espaço para resgatarmos a comunicação interpessoal, refletirmos acerca do valor simbólico de estar com o outro e fortalecermos os vínculos sociais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-21T00:24:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20
2022-06-21T00:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3923
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Uma análise do anúncio publicitário
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
dc.publisher.initials.fl_str_mv UDF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3923/1/Uma%20analise%20no%20Anuncio%20Publicitario%20EatToguether.pdf
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3923/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af70981112a804f43657cfad4b2f7bb0
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771142500843520