Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3922
Resumo: A proposta aqui é pensar e estabelecer uma relação entre o consumo, a cultura material e a pandemia da Covid-19. Partimos do pressuposto de que o consumo é um fato social total1. Há uma vida social das coisas que passa pela produção, circulação, distribuição e uso dos bens. Compreendendo que a sociedade é uma organização articulada por símbolos, uma vez que o consumo é interação social ele é, também, produção de sentido. Mas como se configuram os sentidos? Como se configuram os agentes discursivos? Como diria Mary Douglas (2004), "o consumo é a própria arena em que a cultura é objeto de lutas que lhe conferem forma." Essa citação nos parece uma oportunidade para pensar tudo isso, à luz do nosso objeto de estudo que é o gesto de comer porque acreditamos que a materialidade da cultura não está localizada apenas nos objetos de consumo, mas nos espaços de consumo. Portanto, no presente artigo, nosso recorte será a construção social do fenômeno (in)visibilidade dos entregadores de comida de aplicativo nos Templos de Consumo.
id UNICSUL-1_d5dd07497aca8493c63d670c9723c655
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3922
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-06-20T19:05:53Z2022-06-202022-06-20T19:05:53Z2020https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3922A proposta aqui é pensar e estabelecer uma relação entre o consumo, a cultura material e a pandemia da Covid-19. Partimos do pressuposto de que o consumo é um fato social total1. Há uma vida social das coisas que passa pela produção, circulação, distribuição e uso dos bens. Compreendendo que a sociedade é uma organização articulada por símbolos, uma vez que o consumo é interação social ele é, também, produção de sentido. Mas como se configuram os sentidos? Como se configuram os agentes discursivos? Como diria Mary Douglas (2004), "o consumo é a própria arena em que a cultura é objeto de lutas que lhe conferem forma." Essa citação nos parece uma oportunidade para pensar tudo isso, à luz do nosso objeto de estudo que é o gesto de comer porque acreditamos que a materialidade da cultura não está localizada apenas nos objetos de consumo, mas nos espaços de consumo. Portanto, no presente artigo, nosso recorte será a construção social do fenômeno (in)visibilidade dos entregadores de comida de aplicativo nos Templos de Consumo.The proposal here is to think and establish a relationship between consumption, material and the Covid-19 pandemic. We start from the assumption that consumption is a fact total social1. There is a social life of things that passes through production, circulation, distribution and use of goods. Understanding that society is an articulated organization by symbols, since consumption is social interaction, it is also the production of sense. But how are the senses configured? How are discursive agents configured? As Mary Douglas (2004) would say, "consumption is the very arena in which culture is the object of of struggles that give it shape." This quote seems to us to be an opportunity to think all this, in the light of our object of study, which is the gesture of eating because we believe that materiality of culture is not located only in the objects of consumption, but in the consumption spaces. Therefore, in this article, our focus will be the social construction of the phenomenon (in)visibility of app food delivery people in the Temples of Consumption.porUniversidade de BrasiliaPrograma de pós-graduação em comunicação, Doutorado em comunicação.UNBBrasil6.09.04.00-3 Relações Públicas e PropagandaAplicativosCovid-19(in)visibilidade dos entregadoresOs Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRussi, PedroMartinelli, Fernandahttp://lattes.cnpq.br/9657693853515224Cunha, Raquel Cantarelli Vieira daAPPADURAI, Arjun. Introduction: commodities and the politics of value. In: APPADURAI, Arjun (org.) The Social Life of Things: commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. ________ . Introdução: mercadorias e a política de valor. In: APPADURAI, Arjun (org.) A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: UFF, 2008. BOURDIEU, P. O Senso Prático. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes, 2008 DOUGLAS, M. Estilos de Pensar: ensayos críticos sobre el buen gusto. Barcelona, Edit. Gedisa, 1996. Cap. 6: Animales Anómalos y metáforas animales. DOUGLAS, Mary & Isherwood, Baron. O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. McCRACKEN, Cultura e Consumo: Uma Explicação Teórica da Estrutura e do Movimento do Significado Cultural dos Bens de Consumo, in: 2017 SARLO, Beatriz. Abundância e Pobreza. p. 13-52. In: SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós moderna. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. SAHLINS, M.. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1979. VEBLEN, Thorstein. A Teoria da Classe Ociosa. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALArtigo - Raquel Cantarelli.pdfArtigo - Raquel Cantarelli.pdfapplication/pdf2492615https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3922/1/Artigo%20-%20Raquel%20Cantarelli.pdf8f7757f0a0d575a1f8b22afcdad30f6eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3922/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/39222022-10-04 21:31:03.886oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-10-05T00:31:03Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
title Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
spellingShingle Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
Aplicativos
Covid-19
(in)visibilidade dos entregadores
title_short Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
title_full Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
title_fullStr Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
title_full_unstemmed Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
title_sort Os Templos de Consumo e a (In)visibilidade dos Entregadores de Aplicativo.
author Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
author_facet Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Russi, Pedro
Martinelli, Fernanda
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9657693853515224
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
contributor_str_mv Russi, Pedro
Martinelli, Fernanda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
topic 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
Aplicativos
Covid-19
(in)visibilidade dos entregadores
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativos
Covid-19
(in)visibilidade dos entregadores
description A proposta aqui é pensar e estabelecer uma relação entre o consumo, a cultura material e a pandemia da Covid-19. Partimos do pressuposto de que o consumo é um fato social total1. Há uma vida social das coisas que passa pela produção, circulação, distribuição e uso dos bens. Compreendendo que a sociedade é uma organização articulada por símbolos, uma vez que o consumo é interação social ele é, também, produção de sentido. Mas como se configuram os sentidos? Como se configuram os agentes discursivos? Como diria Mary Douglas (2004), "o consumo é a própria arena em que a cultura é objeto de lutas que lhe conferem forma." Essa citação nos parece uma oportunidade para pensar tudo isso, à luz do nosso objeto de estudo que é o gesto de comer porque acreditamos que a materialidade da cultura não está localizada apenas nos objetos de consumo, mas nos espaços de consumo. Portanto, no presente artigo, nosso recorte será a construção social do fenômeno (in)visibilidade dos entregadores de comida de aplicativo nos Templos de Consumo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-20T19:05:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20
2022-06-20T19:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3922
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv APPADURAI, Arjun. Introduction: commodities and the politics of value. In: APPADURAI, Arjun (org.) The Social Life of Things: commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. ________ . Introdução: mercadorias e a política de valor. In: APPADURAI, Arjun (org.) A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: UFF, 2008. BOURDIEU, P. O Senso Prático. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes, 2008 DOUGLAS, M. Estilos de Pensar: ensayos críticos sobre el buen gusto. Barcelona, Edit. Gedisa, 1996. Cap. 6: Animales Anómalos y metáforas animales. DOUGLAS, Mary & Isherwood, Baron. O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. McCRACKEN, Cultura e Consumo: Uma Explicação Teórica da Estrutura e do Movimento do Significado Cultural dos Bens de Consumo, in: 2017 SARLO, Beatriz. Abundância e Pobreza. p. 13-52. In: SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós moderna. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. SAHLINS, M.. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1979. VEBLEN, Thorstein. A Teoria da Classe Ociosa. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em comunicação, Doutorado em comunicação.
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3922/1/Artigo%20-%20Raquel%20Cantarelli.pdf
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3922/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f7757f0a0d575a1f8b22afcdad30f6e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771133091971072