Formação continuada de professores: o olhar dos assistentes técnicos pedagógicos sobre os programas de formação continuada propostos pela Secretaria de Estado de Educação no período 2002/2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brancaglion, Sonia Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/184
Resumo: Com este trabalho busquei compreender o olhar dos Assistentes Técnicos Pedagógicos que atuaram no Programa de Formação da Secretaria de Estado da Educação, no período de 2002 a 2006, sobre esse programa de formação. Estudar o olhar destes profissionais sobre esse programa foi uma maneira de compreender o lugar que ocupei enquanto Assistente Técnico Pedagógico em uma Diretoria de Ensino do sistema estadual de educação paulista. Para realização deste trabalho adotei uma abordagem qualitativa de pesquisa e como instrumento de coleta de dados a análise documental, feita por meio de uma revisão da literatura sobre a questão da formação nas ultimas décadas. Neste sentido busquei apoio em Tardif (2002) Nóvoa (2002) Furlaneto (2003) Josso (2004) Schon (2004) entre outros. Analisei também documentos e textos legais que orientaram a organização e desenvolvimento dos cursos que compuseram o Programa de Formação estudado. Além da análise documental recorri à reflexão sobre a minha prática e à experiência de colegas que, como eu, também exerceram essa função em uma Diretoria de Ensino, no período estudado. O desenvolvimento do trabalho contribuiu para a reflexão sobre o lugar que ocupei enquanto Assistente Técnico Pedagógico no Programa de Formação Continuada e também como outros educadores que estiveram envolvidos neste processo viram a sua atuação. Desta forma, acredito que este trabalho pode constituir-se em contribuição importante para gestores, professores, pesquisadores e pessoas interessadas na questão formação de professores de maneira geral e, particularmente, no sistema estadual de ensino, na medida em que disponibiliza conhecimento sobre esses temas
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Analisei também documentos e textos legais que orientaram a organização e desenvolvimento dos cursos que compuseram o Programa de Formação estudado. Além da análise documental recorri à reflexão sobre a minha prática e à experiência de colegas que, como eu, também exerceram essa função em uma Diretoria de Ensino, no período estudado. O desenvolvimento do trabalho contribuiu para a reflexão sobre o lugar que ocupei enquanto Assistente Técnico Pedagógico no Programa de Formação Continuada e também como outros educadores que estiveram envolvidos neste processo viram a sua atuação. Desta forma, acredito que este trabalho pode constituir-se em contribuição importante para gestores, professores, pesquisadores e pessoas interessadas na questão formação de professores de maneira geral e, particularmente, no sistema estadual de ensino, na medida em que disponibiliza conhecimento sobre esses temasWith this work I tried to understand the point of view of the Technicians who worked on Pedagogical Training Program of the Ministry of Education, in the period 2002 to 2006, on this training program. Studying the point of view of these professionals on this program was a way to understand the place that I took while as a Teaching Assistant Technical Board of Education of the state system of education in São Paulo. For this study, I adopted a qualitative approach and as an instrument to collect data to document analysis, done through a literature review on the issue of training in recent decades. In this sense I sought support in Tardif (2002) Nóvoa (2002) Furlaneto (2003) Josso (2004) Schon (2004) among others. I also analyzed documents and legal texts that guided the organization and development of courses that made up the training program studied. Besides the document analysis resorted to reflection on my practice and experience of colleagues who, like me, also played this role in a Board of Education during the study period. The development of the work contributed to the debate about the place that I occupied as a Technical Assistant in the Educational Program of Continuing Education as well as other educators who were involved in this process saw their performance. Thus, I believe this work can constitute an important contribution to managers, teachers, researchers and people interested about teacher education generally and particularly in the state system of education, as it provides knowledge on these topics .Agência 1porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós Graduação Mestrado EdcuaçãoUNICIDBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducaçãoFormação continuadaPrograma de formaçãoFormação continuada de professores: o olhar dos assistentes técnicos pedagógicos sobre os programas de formação continuada propostos pela Secretaria de Estado de Educação no período 2002/2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlmeida, Júlio Gomes de99418134853http://lattes.cnpq.br/235497225657141768173237891http://lattes.cnpq.br/2354972256571417Brancaglion, Sonia MariaREFERÊNCIAS ALMEIDA, J.G., Como se faz escola aberta.2005.Paulus. São Paulo ANDRÉ, M.(org) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001 CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: Pimenta, S.(Org) Professor Reflexivo no Brasil – Gênese e crítica de um conceito. 5.ed. – São Paulo: Cortez , 2008 FERRÃO CANDU, V. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. In: Mizukami, M.G.(Org.)Formação Continuada – Tendências Atuais, São Carlos EdUFSCAR, 1996 FERRY, G. Pedagogia De La Formación. Ediciones Novedades Educativas vol.08 Universidade de Buenos Aires o Carlos: UFSCAR, 2004 FURLANETTO, E.C. Como nasce um professor.: Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo. Paullus,2003 GATTI, B. A. A construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Líber Livro Editora, 2007 GATTI, B., Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005 GOMEZ, A.P. O pensamento prático do professor: A formação do professor como profissional reflexivo. In: Nóvoa, A.(orgs) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992 GRANVILLE, M. Teorias e Práticas na formação de professores. Campinas: Papirus Editora, 2007 JOSSO,M.C. Experiências de vida e formação.Tradução José Claudino e Julia Ferreira:adaptação à edição brasileira Maria Vianna. São Paulo:Cortez, 2004 MENGA, L. e André, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 2002 MIZUKAMI, M.G.(Org.) Formação de professores – Tendências Atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996 NÓVOA, A. (coord.) O passado e o presente dos professores. In: Nóvóa, A (Org.)Profissão de Professor. Tradução Irene Lima Mendes, Regina Correia e Luisa Santos Gil. Porto,Portugal: Porto Ed. 1991 Lisboa Dom Quixote, 1992 ___________ ( org) Os professores e sua formação e formação docente. In: Nóvoa, A. Os professores e sua formação. Dom Quixote II, Lisboa. 1995,1996,1997 PIMENTA, S. Professor Reflexivo:construindo uma crítica. In: Pimenta, S. e Ghedin. E.(Org.) Professor Reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. 5.ed. – São Paulo: Cortez, 2008. SCHÖN, D.. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa,A(org) Os professores e sua formação.Tradução Ricardo Correa Barbosa, Lisboa:Dom Quixote, 1992 TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007 Revista FANFANI, E.T, Culturas jovens e cultura escolar. Documento apresentado no seminário “Escola jovem:um novo olhar sobre o Ensino Médio. Brasília:Semtec/MEC, 2000.Disponível em HTTP://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/artigosensaios.shtm. Acesso em 22 jun. 2004. MELLO, Guiomar Namo.Formação inicial de professores para a educação básica:uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, vol.14, nº 1.São Paulo: Sead, jan/mar.2000, PP. 98-110 SILVA, Jair Militão Docente na educação básica: novas demandas, novas competências. In: Revista Renascença de Ensino e Pesquisa. 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