Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/436 |
Resumo: | O disco de vinil de 12 polegadas (LP) foi a principal mídia da indústria da música no século XX. Nesse contexto, a capa que embalava o disco, articulando elementos argumentativos por meio do projeto gráfico, promovia o produto e colaborava na adesão a uma nova proposta musical. O corpus deste estudo compreende as capas de sete LPs da Tropicália, movimento musical capitaneado pelos artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, que floresceu entre outubro de 1967 e dezembro de 1968. Considerando a capa como um discurso, a investigação, tem como objetivo geral, compreender de que maneira as capas desses LPs corroboram a proposta musical do movimento. Como objetivo específico, demonstra quais recursos argumentativos foram empregados nos seus projetos gráficos. Os fundamentos teóricos da Retórica – conforme sistematizada por Aristóteles (2012) e estendida modernamente por pensadores como Reboul (1998) e Tringali (2014) – sustentaram este estudo, bem como conceitos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). A cartilha de alfabetização visual proposta por Dondis (2015), nos municiou de ferramentas para a compreensão da linguagem visual, em conjunto com as noções de Barthes (2015), acerca da Retórica da Imagem. Na confluência da Nova Retórica com o Design Gráfico, adotamos o ferramental de análise proposto por Almeida Junior e Nojima (2010). Tal investigação nos parece relevante, considerando o pouco que se tem dedicado à linguagem visual e suas possibilidades argumentativas no âmbito dos estudos linguísticos, especialmente tendo como objeto capas de disco. Consideramos que nosso objetivo foi alcançado, pois, por meio das análises do corpus, pudemos perceber os recursos argumentativos das sete capas, de tal forma que, seis delas corroboram o ethos tropicalista, e uma delas não. |
id |
UNICSUL-1_630a41352de8ca84b42b728143ee48b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/436 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-03-28T21:16:48Z2020-03-28T21:16:48Z2019-06-17SOARES, Delzio Marques. Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália. Franca, SP, 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/436O disco de vinil de 12 polegadas (LP) foi a principal mídia da indústria da música no século XX. Nesse contexto, a capa que embalava o disco, articulando elementos argumentativos por meio do projeto gráfico, promovia o produto e colaborava na adesão a uma nova proposta musical. O corpus deste estudo compreende as capas de sete LPs da Tropicália, movimento musical capitaneado pelos artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, que floresceu entre outubro de 1967 e dezembro de 1968. Considerando a capa como um discurso, a investigação, tem como objetivo geral, compreender de que maneira as capas desses LPs corroboram a proposta musical do movimento. Como objetivo específico, demonstra quais recursos argumentativos foram empregados nos seus projetos gráficos. Os fundamentos teóricos da Retórica – conforme sistematizada por Aristóteles (2012) e estendida modernamente por pensadores como Reboul (1998) e Tringali (2014) – sustentaram este estudo, bem como conceitos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). A cartilha de alfabetização visual proposta por Dondis (2015), nos municiou de ferramentas para a compreensão da linguagem visual, em conjunto com as noções de Barthes (2015), acerca da Retórica da Imagem. Na confluência da Nova Retórica com o Design Gráfico, adotamos o ferramental de análise proposto por Almeida Junior e Nojima (2010). Tal investigação nos parece relevante, considerando o pouco que se tem dedicado à linguagem visual e suas possibilidades argumentativas no âmbito dos estudos linguísticos, especialmente tendo como objeto capas de disco. Consideramos que nosso objetivo foi alcançado, pois, por meio das análises do corpus, pudemos perceber os recursos argumentativos das sete capas, de tal forma que, seis delas corroboram o ethos tropicalista, e uma delas não.The 12-inch vinyl record (LP) was the music industry's main media in the 20th century. In this context, the cover that wrapped the disc, articulating argumentative elements through graphic design, promoted the product and collaborated in the adhesion to a new musical proposal. The corpus of this study includes the covers of seven LPs from Tropicália, a musical movement led by the artists Caetano Veloso and Gilberto Gil, who flourished between October 1967 and December 1968. Considering the cover as a discourse, the general objective of the research is to understand which way the covers of these LPs corroborate the musical proposal of the movement. As a specific objective, it demonstrates what argumentative resources were used in their graphic projects. The theoretical foundations of Rhetoric - as systematized by Aristotle (2012) and extended by modern thinkers such as Reboul (1998) and Tringali (2014) - supported this study, as well as concepts of the New Rhetoric of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014). The visual literacy primer proposed by Dondis (2015), provided us with tools for understanding visual language, in conjunction with Barthes's (2015) notions of Image Rhetoric. At the confluence of the New Rhetoric with Graphic Design, we adopted the analysis tool proposed by Almeida Junior and Nojima (2010). This investigation seems relevant to us, considering the little that has been dedicated to the visual language and its argumentative possibilities in the scope of linguistic studies, especially with the object of record cover. We consider that our objective was reached, because, through the analyzes of the corpus, we could perceive the argumentative resources of the seven covers, so that six of them corroborate the tropicalist ethos, and one of them does not.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESArgumentação e retóricaCapa de discoDesign gráficoTexto sincréticoTropicáliaEmbalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da TropicáliaPacking sounds and seducing the eyes: the argument on the Tropicalia album coversinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFerreira, Fernando Aparecido3702551725696037http://lattes.cnpq.br/3702551725696037Figueiredo, Maria Flávia0501927833510978http://lattes.cnpq.br/0501927833510978Costa, Silvia Scola da7011645521071228http://lattes.cnpq.br/7011645521071228Soares, Delzio Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALDelzio Marques Soares.pdfDelzio Marques Soares.pdfapplication/pdf5890116http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/436/1/Delzio%20Marques%20Soares.pdf94d066b3e5bf08c9668515f3bd325e37MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/436/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/4362020-03-28 18:18:07.559oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-03-28T21:18:07Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Packing sounds and seducing the eyes: the argument on the Tropicalia album covers |
title |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália |
spellingShingle |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália Soares, Delzio Marques CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Argumentação e retórica Capa de disco Design gráfico Texto sincrético Tropicália |
title_short |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália |
title_full |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália |
title_fullStr |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália |
title_full_unstemmed |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália |
title_sort |
Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália |
author |
Soares, Delzio Marques |
author_facet |
Soares, Delzio Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Fernando Aparecido |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
3702551725696037 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3702551725696037 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Figueiredo, Maria Flávia |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
0501927833510978 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0501927833510978 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Silvia Scola da |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
7011645521071228 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7011645521071228 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Delzio Marques |
contributor_str_mv |
Ferreira, Fernando Aparecido Figueiredo, Maria Flávia Costa, Silvia Scola da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Argumentação e retórica Capa de disco Design gráfico Texto sincrético Tropicália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação e retórica Capa de disco Design gráfico Texto sincrético Tropicália |
description |
O disco de vinil de 12 polegadas (LP) foi a principal mídia da indústria da música no século XX. Nesse contexto, a capa que embalava o disco, articulando elementos argumentativos por meio do projeto gráfico, promovia o produto e colaborava na adesão a uma nova proposta musical. O corpus deste estudo compreende as capas de sete LPs da Tropicália, movimento musical capitaneado pelos artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, que floresceu entre outubro de 1967 e dezembro de 1968. Considerando a capa como um discurso, a investigação, tem como objetivo geral, compreender de que maneira as capas desses LPs corroboram a proposta musical do movimento. Como objetivo específico, demonstra quais recursos argumentativos foram empregados nos seus projetos gráficos. Os fundamentos teóricos da Retórica – conforme sistematizada por Aristóteles (2012) e estendida modernamente por pensadores como Reboul (1998) e Tringali (2014) – sustentaram este estudo, bem como conceitos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). A cartilha de alfabetização visual proposta por Dondis (2015), nos municiou de ferramentas para a compreensão da linguagem visual, em conjunto com as noções de Barthes (2015), acerca da Retórica da Imagem. Na confluência da Nova Retórica com o Design Gráfico, adotamos o ferramental de análise proposto por Almeida Junior e Nojima (2010). Tal investigação nos parece relevante, considerando o pouco que se tem dedicado à linguagem visual e suas possibilidades argumentativas no âmbito dos estudos linguísticos, especialmente tendo como objeto capas de disco. Consideramos que nosso objetivo foi alcançado, pois, por meio das análises do corpus, pudemos perceber os recursos argumentativos das sete capas, de tal forma que, seis delas corroboram o ethos tropicalista, e uma delas não. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-28T21:16:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-28T21:16:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Delzio Marques. Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália. Franca, SP, 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/436 |
identifier_str_mv |
SOARES, Delzio Marques. Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália. Franca, SP, 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Linguística |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIFRAN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/436/1/Delzio%20Marques%20Soares.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/436/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94d066b3e5bf08c9668515f3bd325e37 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771155694026752 |