A construção do ator “Benjamin” em O Palhaço de Selton Mello: uma abordagem semiótica
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/714 |
Resumo: | Com base na teoria semiótica francesa, que procura descrever e explicar o que “o texto diz e como ele faz para dizer o que diz”, esta pesquisa analisa o filme O Palhaço, dirigido e estrelado por Selton Mello. O filme narra o conflito interno de Benjamin que se inicia em um circo mambembe durante a década de 1970. Os estados de alma de insatisfação do ator Benjamim, um palhaço que ri por fora e chora por dentro, passa a afetar todos que estão a sua volta. Assim, ao ser questionado por seu pai Valdemar sobre qual o seu papel no mundo, o ator decide abandonar o circo a fim de buscar sua verdadeira identidade. Nosso objetivo é observar a construção do ator Benjamin, especialmente em sua relação com o pai Valdemar, observando não apenas seus papéis actanciais e temáticos, mas também seus papéis patêmicos. Para tanto, serão observadas as transformações que Benjamin sofre ao longo da narrativa, como sujeito pragmático, cognitivo e passional, com base em elementos da semiótica narrativa e da semiótica das paixões. Como o texto, objeto de análise, é sincrético, procuramos analisar também algumas relações entre elementos do plano de expressão e do plano de conteúdo do texto. Apoiamo-nos nos trabalhos de Greimas e Courtés (2012), de Bertrand (2003), Greimas e Fontanille (1993), como nos de seus estudiosos, especialmente Barros (2002; 2011) e Fiorin (2008). A pesquisa possibilitou-nos observar a construção da identidade do ator Benjamin, levando-nos a apreender não somente o modo de ser do sujeito, sua relação com os espaços em que se projeta, seus estados de alma por meio da estruturação interna do texto, mas também os valores que o enunciador manipula no texto enunciado, de acordo com os pressupostos da teoria semiótica. |
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2020-06-01T16:59:25Z2020-06-01T16:59:25Z2015-02-12SOUSA, Tatiana Barbosa de. A construção do ator 'Benjamin' em O Palhaço de Selton Mello: uma abordagem semiótica. Franca, 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/714Com base na teoria semiótica francesa, que procura descrever e explicar o que “o texto diz e como ele faz para dizer o que diz”, esta pesquisa analisa o filme O Palhaço, dirigido e estrelado por Selton Mello. O filme narra o conflito interno de Benjamin que se inicia em um circo mambembe durante a década de 1970. Os estados de alma de insatisfação do ator Benjamim, um palhaço que ri por fora e chora por dentro, passa a afetar todos que estão a sua volta. Assim, ao ser questionado por seu pai Valdemar sobre qual o seu papel no mundo, o ator decide abandonar o circo a fim de buscar sua verdadeira identidade. Nosso objetivo é observar a construção do ator Benjamin, especialmente em sua relação com o pai Valdemar, observando não apenas seus papéis actanciais e temáticos, mas também seus papéis patêmicos. Para tanto, serão observadas as transformações que Benjamin sofre ao longo da narrativa, como sujeito pragmático, cognitivo e passional, com base em elementos da semiótica narrativa e da semiótica das paixões. Como o texto, objeto de análise, é sincrético, procuramos analisar também algumas relações entre elementos do plano de expressão e do plano de conteúdo do texto. Apoiamo-nos nos trabalhos de Greimas e Courtés (2012), de Bertrand (2003), Greimas e Fontanille (1993), como nos de seus estudiosos, especialmente Barros (2002; 2011) e Fiorin (2008). A pesquisa possibilitou-nos observar a construção da identidade do ator Benjamin, levando-nos a apreender não somente o modo de ser do sujeito, sua relação com os espaços em que se projeta, seus estados de alma por meio da estruturação interna do texto, mas também os valores que o enunciador manipula no texto enunciado, de acordo com os pressupostos da teoria semiótica.Based on the French Semiotic Theory, this research analyses the movie O Palhaço, directed and starred by Selton Mello. The movie shows Benjamin’s inner conflicts that start in a decadent circus during the 1970’s. The insatisfaction state of soul of the actor Benjamin, a clown that smiles on the outside and cries on the inside, starts to affect everybody who is around him. So, when his father Valdemar questions him about what his role in the world really is, the actor decides to abandon the circus so that he could find his true identity. Our objective is observing the construction of the actor Benjamin, especially in his relationship with his father Valdemar, observing not only their actancial and thematic roles, but also the pathemic ones. For that, it will be observed the changes that Benjamin suffers during the narrative, as a pragmatic, cognitive and passional subject, based on the elements of the narrative semiotics and semiotics of passion. As the text, the object of our analysis, is sincretic, we also try to analyze some relation established between the expression and content plans of the text. We referred to the studies of Greimas and Courtés (2012), Bertrand (2003), Greimas and Fontanille (1993), and also to the scholars followers of greimasian semiotics, especially Barros (2002; 2011) and Fiorin (2008). The research made it possible to us to observe the construction of the identity of the actor Benjamin, making us apprehend not only the way of being of the subject, his relation with the spaces where he projects himself, his states of soul, but also the values that the enunciator manipulates in the enunciated text, according to the assumptions of semiotics theory.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASemiótica francesaAtorPaixãoTexto sincréticoFilmeA construção do ator “Benjamin” em O Palhaço de Selton Mello: uma abordagem semióticaThe construction of the actor “Benjamin” in Selton Mello's Clown: a semiotic approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Miyazaki, Tieko YamaguchiRodrigues, Marília Giselda5631344543606220http://lattes.cnpq.br/56313445436062209808878725748739http://lattes.cnpq.br/9808878725748739Sousa, Tatiana Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALTatiana Barbosa de Sousa.pdfTatiana Barbosa de Sousa.pdfapplication/pdf1316852http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/714/1/Tatiana%20Barbosa%20de%20Sousa.pdfb0b0e2332eca8ff3c3fb52fe7c6fa100MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/714/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7142020-06-01 14:00:28.287oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-06-01T17:00:28Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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