Programa de aprendizagem jovem aprendiz: análise do bemestar subjetivo no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascena, Fabriny Marinho Véras
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2931
Resumo: Cada vez é mais crescente a demanda de jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho, pensado em uma estabilidade profissional, ganho de experiências, estabilidade financeira e independência. Para conseguir uma vaga nas organizações recorrem aos programas de aprendizagem, com o intuito de analisar como esses programas compactuam para o crescimento desses jovens, observando seus desenvolvimentos acerca da vida profissional e de objetivos futuros, fazendo uma análise de suas emoções e como essa nova experiência afeta o seu bem-estar. Assim tem-se objetivo de analisar os níveis de bem-estar subjetivo e expectativas futuras dos jovens inseridos no Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com 26 aprendizes inseridos no programa de aprendizagem, com idades entre 18 e 24 anos. Foram utilizados três instrumentos: a Escala de Bem-Estar Subjetivo (SWBS), um questionário sociodemográfico e um questionário de perguntas abertas. A coleta foi realizada de forma virtual com a plataforma Google Forms respeitando todos os aspectos éticos referentes a pesquisas envolvendo seres humanos. Os dados foram analisados usando estatística inferencial e análise de conteúdo. A amostra apresenta 57,7% do sexo feminino e 42,3 do sexo masculino, o bemestar subjetivo apresentou média geral de 3,9. Os jovens mostram a satisfação de estar inseridos no mercado de trabalho, sentindo-se úteis e entusiasmados com essa oportunidade de dar um passo inicial de experiência profissional. É possível a percepção da importância do programa de aprendizagem para a vida dos jovens aprendizes, dando possibilidade de empregabilidade, conhecimento, maturidade, responsabilidade e independência.
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spelling 2021-10-22T18:28:18Z2021-10-232021-10-22T18:28:18Z2021-06-08MASCENA, Fabriny Marinho Véras. Programa de aprendizagem jovem aprendiz: análise do bemestar subjetivo no trabalho. 2021. 19 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2931Cada vez é mais crescente a demanda de jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho, pensado em uma estabilidade profissional, ganho de experiências, estabilidade financeira e independência. Para conseguir uma vaga nas organizações recorrem aos programas de aprendizagem, com o intuito de analisar como esses programas compactuam para o crescimento desses jovens, observando seus desenvolvimentos acerca da vida profissional e de objetivos futuros, fazendo uma análise de suas emoções e como essa nova experiência afeta o seu bem-estar. Assim tem-se objetivo de analisar os níveis de bem-estar subjetivo e expectativas futuras dos jovens inseridos no Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com 26 aprendizes inseridos no programa de aprendizagem, com idades entre 18 e 24 anos. Foram utilizados três instrumentos: a Escala de Bem-Estar Subjetivo (SWBS), um questionário sociodemográfico e um questionário de perguntas abertas. A coleta foi realizada de forma virtual com a plataforma Google Forms respeitando todos os aspectos éticos referentes a pesquisas envolvendo seres humanos. Os dados foram analisados usando estatística inferencial e análise de conteúdo. A amostra apresenta 57,7% do sexo feminino e 42,3 do sexo masculino, o bemestar subjetivo apresentou média geral de 3,9. Os jovens mostram a satisfação de estar inseridos no mercado de trabalho, sentindo-se úteis e entusiasmados com essa oportunidade de dar um passo inicial de experiência profissional. É possível a percepção da importância do programa de aprendizagem para a vida dos jovens aprendizes, dando possibilidade de empregabilidade, conhecimento, maturidade, responsabilidade e independência.The demand of young people seeking to enter the job market is growing, thinking about professional stability, gaining experience, financial stability, and independence. To get a position in organizations, young people resort to learning programs, in order to analyze how these programs contribute to the growth of these young people, observing their developments about professional life and future goals, making an analysis of their emotions and how this new experience affects their well-being. To this end, a field research was carried out with 26 young people in the apprenticeship program, aged between 18 and 24. Three instruments were used: the Subjective Well-Being Scale (SWBS), a sociodemographic questionnaire and an open-ended questionnaire. The collection was carried out virtually with the Google Forms platform respecting all ethical aspects regarding research involving human beings. The data were analyzed using inferential statistics and content analysis. The sample presents 57.7% female and 42.3 male, the subjective well-being presented an overall average of 3.9. The young people show satisfaction in being inserted in the job market, feeling useful, and enthusiastic about this opportunity to take an initial step of professional experience. It is possible to perceive the importance of the apprenticeship program for the lives of the young apprentices, providing the possibility of employability, knowledge, maturity, responsibility, and independence.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEmpregabilidadePrimeiro EmpregoSatisfação no TrabalhoPrograma de aprendizagem jovem aprendiz: análise do bemestar subjetivo no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMaia, Camila Yamaoka Marizhttp://lattes.cnpq.br/0596580540769817http://lattes.cnpq.br/5559196170635190Mascena, Fabriny Marinho VérasALBUQUERQUE, Anelise Salazar; TRÓCCOLI, Bartholomeu Tôrres. Desenvolvimento de uma Escala de Bem-Estar Subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa – Universidade de Brasília. V. 20, n. 2, p.153-164, Brasília, 2004. ANDRADE, Júnior Mendonça de; JESUS, Gustavo Santana de; SANTOS, Karlos Kleiton dos.O Programa Jovem Aprendiz e Sua Importância para os Jovens Trabalhadores. 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