As implicações psicossociais do bullying escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2891 |
Resumo: | O bullying é um acontecimento mundial que obtém sua maior ocorrência em crianças e adolescentes em período escolar. É uma forma de agressão entre pares que pode ser física, psicológica, verbal, material, moral, sexual e virtual, que acontece de forma intencional e contínua. Essas agressões podem gerar consequências emocionais, psicológicas e sociais. O presente trabalho se trata de uma revisão bibliográfica onde realizou-se uma busca na literatura desenvolvida a partir de artigos científicos na língua Portuguesa publicados entre os anos de 2010 a 2020. Foram utilizados artigos indexados nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online), Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e LILACS (biblioteca virtual em saúde). E para a pesquisa foram utilizados os critérios de exclusão, sendo ele artigos publicados anteriormente, monografias e artigos em línguas estrangeiras. A pesquisa propôs identificar o conceito de bullying segundo estudiosos, tipos, incidência, ambientes favoráveis à prática, análise do perfil dos agressores e vítimas, suas consequências a curto e longo prazo, assim como o dever da escola e família no combate ao bullying. Conclui-se que a orientação aos pais e profissionais da educação sobre a temática pode diminuir os episódios de bullying nas escolas, assim como inserir profissionais da saúde como psicólogos nas instituições, para promover ações de prevenção de saúde mental são essenciais para conquistar um ambiente educacional saudável para todos. |
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2021-10-18T12:33:09Z2021-10-202021-10-18T12:33:09Z2021-06-09BARBOSA, Josefa Valéria dos Santos. As implicações psicossociais do bullying escolar. 2021. 48 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2891O bullying é um acontecimento mundial que obtém sua maior ocorrência em crianças e adolescentes em período escolar. É uma forma de agressão entre pares que pode ser física, psicológica, verbal, material, moral, sexual e virtual, que acontece de forma intencional e contínua. Essas agressões podem gerar consequências emocionais, psicológicas e sociais. O presente trabalho se trata de uma revisão bibliográfica onde realizou-se uma busca na literatura desenvolvida a partir de artigos científicos na língua Portuguesa publicados entre os anos de 2010 a 2020. Foram utilizados artigos indexados nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online), Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e LILACS (biblioteca virtual em saúde). E para a pesquisa foram utilizados os critérios de exclusão, sendo ele artigos publicados anteriormente, monografias e artigos em línguas estrangeiras. A pesquisa propôs identificar o conceito de bullying segundo estudiosos, tipos, incidência, ambientes favoráveis à prática, análise do perfil dos agressores e vítimas, suas consequências a curto e longo prazo, assim como o dever da escola e família no combate ao bullying. Conclui-se que a orientação aos pais e profissionais da educação sobre a temática pode diminuir os episódios de bullying nas escolas, assim como inserir profissionais da saúde como psicólogos nas instituições, para promover ações de prevenção de saúde mental são essenciais para conquistar um ambiente educacional saudável para todos.Bullying is a worldwide occurrence that gets its highest occurrence in children and adolescents in school period. It is a form of aggression between peers that can be physical, psychological, verbal, material, moral, sexual, and virtual, which happens intentionally and continuously. These aggressions can generate emotional, psychological, and social consequences. This paper is a literature review where a literature search was conducted based on scientific articles in Portuguese language published between the years 2010 and 2020. Articles indexed in the Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online), Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) and LILACS (Virtual Health Library) databases were used. The exclusion criteria for the research were: previously published articles, monographs, and articles in foreign languages. The research proposed to identify the concept of bullying according to scholars, types, incidence, environments favorable to the practice, analysis of the profile of aggressors and victims, its short and long-term consequences, as well as the duty of the school and family to combat bullying. It is concluded that guidance to parents and educational professionals on the subject can reduce episodes of bullying in schools, as well as insert health professionals such as psychologists in institutions to promote preventive mental health actions are essential to achieve a healthy educational environment for all.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABullyingViolência escolarRelação familiarPrevençãoAs implicações psicossociais do bullying escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCruz, Luciane Lira dahttp://lattes.cnpq.br/4320437903892415http://lattes.cnpq.br/1415656493157742Barbosa, Josefa Valéria dos SantosALCKMIN-CARVALHO, F; IZBICKI, S; MELO, M. H. S. problemas de comportamento segundo vítimas de bullying e seus professores. Estud. Pesqui. Psicol, Rio de janeiro, v.14, n.3, dez. 2014. BANDEIRA, C. M; HUTZ, C. S. As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes. 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BARBOSA, Josefa Valéria dos Santos. As implicações psicossociais do bullying escolar. 2021. 48 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021. |
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