Estratégias de formação do sucessor em empresas familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto, Rosemary Aparecida Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2006
Resumo: Esta tese assumiu como premissa analisar se o acesso ao Ensino Superior influenciou a estratégia de formação de sucessores para a continuidade de negócios familiares, através do aumento da oferta do número de vagas no Ensino Superior no Brasil, após 1990. Desta forma, foram levantadas as motivações existentes no processo sucessório, identificando a formação dos gestores nos últimos 30 anos. Foram descritas as mudanças ocorridas na oferta do Ensino Superior no Brasil a partir dos anos 90 e os planos de sucessão implementados a partir do ano de 2000, apontando tendências nas estratégias de sucessão em empresas familiares. Para atingir os objetivos propostos no estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa através do método de estudo de casos múltiplos, utilizando entrevista semiestruturada com gestores sucessores pertencentes a segunda e terceira gerações, de cinco empresas familiares do setor de transportes localizadas na cidade de Ponta Grossa-PR. Observou-se que nenhuma das empresas pesquisadas apresenta processos e planos de formação de sucessores formalizados, e formam seus sucessores de acordo com aquilo que acreditam. Desta forma, foram identificadas mudanças nas estratégias de formação de sucessores após os anos 90, onde o Ensino Superior ficou acessível através da abertura de mais Universidades, aumentando o número de vagas oferecidas e incentivos do governo federal através de financiamentos estudantis. Assim, notou-se uma formação mais sólida dos gestores dessas empresas após o ano de 1990, o que proporcionou a elas sucessores com maior preparação para gerir o negócio da família, pois seus fundadores não possuíam formação e foram aprendendo com a experiência. Os resultados encontrados apresentam um novo cenário de formação do sucessor, com características que apontam pontos relevantes para a gestão da empresa familiar, que não eram considerados tão evidentes para a sua continuidade, com sucessores preparados através de treinamentos dentro ou fora da empresa da família e educação formal, onde todos os entrevistados possuem formação superior, sendo a maioria formada em Administração. Por fim, os resultados mostraram que, na maioria das empresas pesquisadas, há forte tendência à profissionalização e o desejo de que a próxima geração não se envolva nos negócios da família.
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Para atingir os objetivos propostos no estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa através do método de estudo de casos múltiplos, utilizando entrevista semiestruturada com gestores sucessores pertencentes a segunda e terceira gerações, de cinco empresas familiares do setor de transportes localizadas na cidade de Ponta Grossa-PR. Observou-se que nenhuma das empresas pesquisadas apresenta processos e planos de formação de sucessores formalizados, e formam seus sucessores de acordo com aquilo que acreditam. Desta forma, foram identificadas mudanças nas estratégias de formação de sucessores após os anos 90, onde o Ensino Superior ficou acessível através da abertura de mais Universidades, aumentando o número de vagas oferecidas e incentivos do governo federal através de financiamentos estudantis. Assim, notou-se uma formação mais sólida dos gestores dessas empresas após o ano de 1990, o que proporcionou a elas sucessores com maior preparação para gerir o negócio da família, pois seus fundadores não possuíam formação e foram aprendendo com a experiência. Os resultados encontrados apresentam um novo cenário de formação do sucessor, com características que apontam pontos relevantes para a gestão da empresa familiar, que não eram considerados tão evidentes para a sua continuidade, com sucessores preparados através de treinamentos dentro ou fora da empresa da família e educação formal, onde todos os entrevistados possuem formação superior, sendo a maioria formada em Administração. Por fim, os resultados mostraram que, na maioria das empresas pesquisadas, há forte tendência à profissionalização e o desejo de que a próxima geração não se envolva nos negócios da família.This thesis assumed as a premise to analyze if the access to Higher Education influenced the strategy of successors training for the continuity of family businesses, by increasing the number of vacancies in Higher Education in Brazil after 1990. In this way, the motivations in the succession process were identified, identifying the formation of managers in the last 30 years. We describe the changes that occurred in the offer of Higher Education in Brazil since the 1990s and the succession plans implemented since 2000, pointing out trends in succession strategies in family businesses. In order to achieve the objectives proposed in the study, a qualitative study was carried out using the multiple case study method, using a semi structured interview with successor managers belonging to the second and third generations of five family businesses in the transportation sector located in the city of Ponta Grossa-PR. It was observed that none of the companies surveyed presented processes and plans of formation of formalized successors, and formed their successors according to what they believe. In this way, changes in successor formation strategies were identified after the 1990s, where higher education was accessible through the opening of more universities, increasing the number of places offered and federal government incentives through student financing. Thus, a more solid formation of the managers of these companies was observed after 1990, which gave them successors more prepared to manage the family business, since their founders had no training and were learning from the experience. The results presented present a new successor formation scenario, with characteristics that point out points relevant to the management of the family business, which were not considered as evident for its continuity, with successors prepared through training inside or outside the family business and formal education, where all interviewees have higher education, most of them being in Administration. Finally, the results showed that, in most companies surveyed, there is a strong tendency towards professionalization and the desire that the next generation not be involved in the family business.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoEmpresas familiares - SucessãoEnsino superior - AdministraçãoEmpresas familiaresEstratégias de formação do sucessor em empresas familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSteiner Neto, Pedro Joséhttp://lattes.cnpq.br/8347081803216649http://lattes.cnpq.br/2855122391048136Roberto, Rosemary Aparecida Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALROSEMARY APARECIDA MARTINS ROBERTO.pdfROSEMARY APARECIDA MARTINS ROBERTO.pdfTeseapplication/pdf2222519http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2006/1/ROSEMARY%20APARECIDA%20MARTINS%20ROBERTO.pdf7a70bf0fcb18156f3e011e546dcd09aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2006/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/20062021-05-21 09:33:56.285oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-21T12:33:56Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
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