Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258 |
Resumo: | O presente trabalho procura verificar de que forma as relações dialógicas entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade se estabelecem nas propagandas da Bombril e se tais relações podem ser consideradas como recursos persuasivos desse tipo de discurso. Para tanto, historia-se brevemente a propaganda no Brasil, focalizando-se a marca Bombril nesse contexto e destacando a importância de seu garoto-propaganda. Da mesma forma, apresentam-se conceitos básicos da Análise do Discurso de linha francesa e princípios do Dialogismo, conforme Bakhtin (com base em Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; e Fiorin, 2008). Além disso, o estudo faz considerações sobre características do discurso publicitário, bem como acerca da utilização da imagem na sua construção. Apresentam-se, ainda, possibilidades teóricas para análises de texto e imagem dentro das peças, uma vez que somente um trabalho integrado de ambos possibilita a plena compreensão da mensagem publicitária e evidencia o diálogo com os fatos do cotidiano proposto pelos anúncios. Sendo assim, a presente pesquisa constata que o diálogo entre fatos da sociedade e o discurso publicitário na campanha da Bombril constitui um eficaz recurso de persuasão se aliado à integração das linguagens textuais e imagéticas que se mostrou também uma eficiente ferramenta de manutenção da longevidade da campanha. |
id |
UPM_aa53b85c521880f9e00f12af248e9b80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25258 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299Costa, Marcella Iole daBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/51669960308619742016-03-15T19:45:25Z2020-05-28T18:12:59Z2012-04-172020-05-28T18:12:59Z2012-03-01O presente trabalho procura verificar de que forma as relações dialógicas entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade se estabelecem nas propagandas da Bombril e se tais relações podem ser consideradas como recursos persuasivos desse tipo de discurso. Para tanto, historia-se brevemente a propaganda no Brasil, focalizando-se a marca Bombril nesse contexto e destacando a importância de seu garoto-propaganda. Da mesma forma, apresentam-se conceitos básicos da Análise do Discurso de linha francesa e princípios do Dialogismo, conforme Bakhtin (com base em Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; e Fiorin, 2008). Além disso, o estudo faz considerações sobre características do discurso publicitário, bem como acerca da utilização da imagem na sua construção. Apresentam-se, ainda, possibilidades teóricas para análises de texto e imagem dentro das peças, uma vez que somente um trabalho integrado de ambos possibilita a plena compreensão da mensagem publicitária e evidencia o diálogo com os fatos do cotidiano proposto pelos anúncios. Sendo assim, a presente pesquisa constata que o diálogo entre fatos da sociedade e o discurso publicitário na campanha da Bombril constitui um eficaz recurso de persuasão se aliado à integração das linguagens textuais e imagéticas que se mostrou também uma eficiente ferramenta de manutenção da longevidade da campanha.This paper tries to verify in which ways the dialogic relations between the advertising discourse and notable events of the community are established in the Bombril's advertisements and if these relations can be considered as persuasive resources of this kind of discourse. For this, it will be seen a succinct part of Brazilian advertisement history, focusing on Bombril brand s history in this context and highlighting the importance of its pitchman. In the same way, it will be shown the basic concepts of the French branch of Discourse Analysis and the Dialogic principles according to Bakhtin (based on Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; and Fiorin, 2008). Besides, the study makes notes about the main characteristics of the advertisement discourse, as well as the images use in its construction. It is still going to be shown the theoretical possibilities to both text and image analysis in the pieces, once that only the integrated work of them can make possible the complete comprehension of the advertisement message and point out the dialogue with the daily facts proposed by the advertisements. Thus, the present research establishes that the dialogue between community facts and the advertising discourse in Bombril's campaign constitutes an effective persuasive resource when linked to the integration of text and images languages which has also shown itself as a useful tool to maintaining the longevity of the campaign.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfCOSTA, Marcella Iole da. Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258porUniversidade Presbiteriana Mackenziedialogismogaroto-propagandaanálise do discursopersuasãoBombrildialogismpitchmandiscourse analysispersuasiveBombrilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4404/Marcella%20Iole%20da%20Costa.pdf.jpgSociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGuimarães, Alexandre Huady Torreshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545Andrade, Carlos Augusto Baptista dehttp://lattes.cnpq.br/8912251246011301BRLetrasUPMLetrasORIGINALMarcella Iole da Costa.pdfMarcella Iole da Costa.pdfapplication/pdf4713002https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9835a57f-57c3-46ea-9260-3161f58c5bab/download3520b891680b0a8df0d3dcfe96d7cc66MD51TEXTMarcella Iole da Costa.pdf.txtMarcella Iole da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain131380https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ab98f972-4c83-4098-892c-e77331e8f8b4/download664224a5e5ce785c7e8a8edb5b3fb8f6MD52THUMBNAILMarcella Iole da Costa.pdf.jpgMarcella Iole da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2b369720-cdaf-4ff6-8e93-eb944c04a410/downloada21d3a41d5b4a60ffab151082f35b0eeMD5310899/252582022-03-14 17:55:24.102oai:dspace.mackenzie.br:10899/25258https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:55:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise |
title |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise |
spellingShingle |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise Costa, Marcella Iole da dialogismo garoto-propaganda análise do discurso persuasão Bombril dialogism pitchman discourse analysis persuasive Bombril CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise |
title_full |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise |
title_fullStr |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise |
title_full_unstemmed |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise |
title_sort |
Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise |
author |
Costa, Marcella Iole da |
author_facet |
Costa, Marcella Iole da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marcella Iole da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5166996030861974 |
contributor_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dialogismo garoto-propaganda análise do discurso persuasão Bombril |
topic |
dialogismo garoto-propaganda análise do discurso persuasão Bombril dialogism pitchman discourse analysis persuasive Bombril CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
dialogism pitchman discourse analysis persuasive Bombril |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
O presente trabalho procura verificar de que forma as relações dialógicas entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade se estabelecem nas propagandas da Bombril e se tais relações podem ser consideradas como recursos persuasivos desse tipo de discurso. Para tanto, historia-se brevemente a propaganda no Brasil, focalizando-se a marca Bombril nesse contexto e destacando a importância de seu garoto-propaganda. Da mesma forma, apresentam-se conceitos básicos da Análise do Discurso de linha francesa e princípios do Dialogismo, conforme Bakhtin (com base em Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; e Fiorin, 2008). Além disso, o estudo faz considerações sobre características do discurso publicitário, bem como acerca da utilização da imagem na sua construção. Apresentam-se, ainda, possibilidades teóricas para análises de texto e imagem dentro das peças, uma vez que somente um trabalho integrado de ambos possibilita a plena compreensão da mensagem publicitária e evidencia o diálogo com os fatos do cotidiano proposto pelos anúncios. Sendo assim, a presente pesquisa constata que o diálogo entre fatos da sociedade e o discurso publicitário na campanha da Bombril constitui um eficaz recurso de persuasão se aliado à integração das linguagens textuais e imagéticas que se mostrou também uma eficiente ferramenta de manutenção da longevidade da campanha. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-17 2020-05-28T18:12:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:25Z 2020-05-28T18:12:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Marcella Iole da. Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258 |
identifier_str_mv |
COSTA, Marcella Iole da. Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9835a57f-57c3-46ea-9260-3161f58c5bab/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ab98f972-4c83-4098-892c-e77331e8f8b4/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2b369720-cdaf-4ff6-8e93-eb944c04a410/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3520b891680b0a8df0d3dcfe96d7cc66 664224a5e5ce785c7e8a8edb5b3fb8f6 a21d3a41d5b4a60ffab151082f35b0ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819980152569856 |