Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcella Iole da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258
Resumo: O presente trabalho procura verificar de que forma as relações dialógicas entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade se estabelecem nas propagandas da Bombril e se tais relações podem ser consideradas como recursos persuasivos desse tipo de discurso. Para tanto, historia-se brevemente a propaganda no Brasil, focalizando-se a marca Bombril nesse contexto e destacando a importância de seu garoto-propaganda. Da mesma forma, apresentam-se conceitos básicos da Análise do Discurso de linha francesa e princípios do Dialogismo, conforme Bakhtin (com base em Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; e Fiorin, 2008). Além disso, o estudo faz considerações sobre características do discurso publicitário, bem como acerca da utilização da imagem na sua construção. Apresentam-se, ainda, possibilidades teóricas para análises de texto e imagem dentro das peças, uma vez que somente um trabalho integrado de ambos possibilita a plena compreensão da mensagem publicitária e evidencia o diálogo com os fatos do cotidiano proposto pelos anúncios. Sendo assim, a presente pesquisa constata que o diálogo entre fatos da sociedade e o discurso publicitário na campanha da Bombril constitui um eficaz recurso de persuasão se aliado à integração das linguagens textuais e imagéticas que se mostrou também uma eficiente ferramenta de manutenção da longevidade da campanha.
id UPM_aa53b85c521880f9e00f12af248e9b80
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25258
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/5720921133186299Costa, Marcella Iole daBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/51669960308619742016-03-15T19:45:25Z2020-05-28T18:12:59Z2012-04-172020-05-28T18:12:59Z2012-03-01O presente trabalho procura verificar de que forma as relações dialógicas entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade se estabelecem nas propagandas da Bombril e se tais relações podem ser consideradas como recursos persuasivos desse tipo de discurso. Para tanto, historia-se brevemente a propaganda no Brasil, focalizando-se a marca Bombril nesse contexto e destacando a importância de seu garoto-propaganda. Da mesma forma, apresentam-se conceitos básicos da Análise do Discurso de linha francesa e princípios do Dialogismo, conforme Bakhtin (com base em Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; e Fiorin, 2008). Além disso, o estudo faz considerações sobre características do discurso publicitário, bem como acerca da utilização da imagem na sua construção. Apresentam-se, ainda, possibilidades teóricas para análises de texto e imagem dentro das peças, uma vez que somente um trabalho integrado de ambos possibilita a plena compreensão da mensagem publicitária e evidencia o diálogo com os fatos do cotidiano proposto pelos anúncios. Sendo assim, a presente pesquisa constata que o diálogo entre fatos da sociedade e o discurso publicitário na campanha da Bombril constitui um eficaz recurso de persuasão se aliado à integração das linguagens textuais e imagéticas que se mostrou também uma eficiente ferramenta de manutenção da longevidade da campanha.This paper tries to verify in which ways the dialogic relations between the advertising discourse and notable events of the community are established in the Bombril's advertisements and if these relations can be considered as persuasive resources of this kind of discourse. For this, it will be seen a succinct part of Brazilian advertisement history, focusing on Bombril brand s history in this context and highlighting the importance of its pitchman. In the same way, it will be shown the basic concepts of the French branch of Discourse Analysis and the Dialogic principles according to Bakhtin (based on Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; and Fiorin, 2008). Besides, the study makes notes about the main characteristics of the advertisement discourse, as well as the images use in its construction. It is still going to be shown the theoretical possibilities to both text and image analysis in the pieces, once that only the integrated work of them can make possible the complete comprehension of the advertisement message and point out the dialogue with the daily facts proposed by the advertisements. Thus, the present research establishes that the dialogue between community facts and the advertising discourse in Bombril's campaign constitutes an effective persuasive resource when linked to the integration of text and images languages which has also shown itself as a useful tool to maintaining the longevity of the campaign.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfCOSTA, Marcella Iole da. Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258porUniversidade Presbiteriana Mackenziedialogismogaroto-propagandaanálise do discursopersuasãoBombrildialogismpitchmandiscourse analysispersuasiveBombrilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4404/Marcella%20Iole%20da%20Costa.pdf.jpgSociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGuimarães, Alexandre Huady Torreshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545Andrade, Carlos Augusto Baptista dehttp://lattes.cnpq.br/8912251246011301BRLetrasUPMLetrasORIGINALMarcella Iole da Costa.pdfMarcella Iole da Costa.pdfapplication/pdf4713002https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9835a57f-57c3-46ea-9260-3161f58c5bab/download3520b891680b0a8df0d3dcfe96d7cc66MD51TEXTMarcella Iole da Costa.pdf.txtMarcella Iole da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain131380https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ab98f972-4c83-4098-892c-e77331e8f8b4/download664224a5e5ce785c7e8a8edb5b3fb8f6MD52THUMBNAILMarcella Iole da Costa.pdf.jpgMarcella Iole da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2b369720-cdaf-4ff6-8e93-eb944c04a410/downloada21d3a41d5b4a60ffab151082f35b0eeMD5310899/252582022-03-14 17:55:24.102oai:dspace.mackenzie.br:10899/25258https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:55:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
title Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
spellingShingle Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
Costa, Marcella Iole da
dialogismo
garoto-propaganda
análise do discurso
persuasão
Bombril
dialogism
pitchman
discourse analysis
persuasive
Bombril
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
title_full Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
title_fullStr Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
title_full_unstemmed Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
title_sort Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise
author Costa, Marcella Iole da
author_facet Costa, Marcella Iole da
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcella Iole da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5166996030861974
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv dialogismo
garoto-propaganda
análise do discurso
persuasão
Bombril
topic dialogismo
garoto-propaganda
análise do discurso
persuasão
Bombril
dialogism
pitchman
discourse analysis
persuasive
Bombril
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv dialogism
pitchman
discourse analysis
persuasive
Bombril
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description O presente trabalho procura verificar de que forma as relações dialógicas entre o discurso publicitário e acontecimentos marcantes da sociedade se estabelecem nas propagandas da Bombril e se tais relações podem ser consideradas como recursos persuasivos desse tipo de discurso. Para tanto, historia-se brevemente a propaganda no Brasil, focalizando-se a marca Bombril nesse contexto e destacando a importância de seu garoto-propaganda. Da mesma forma, apresentam-se conceitos básicos da Análise do Discurso de linha francesa e princípios do Dialogismo, conforme Bakhtin (com base em Orlandi, 2001; Brait, 2005, 2008; e Fiorin, 2008). Além disso, o estudo faz considerações sobre características do discurso publicitário, bem como acerca da utilização da imagem na sua construção. Apresentam-se, ainda, possibilidades teóricas para análises de texto e imagem dentro das peças, uma vez que somente um trabalho integrado de ambos possibilita a plena compreensão da mensagem publicitária e evidencia o diálogo com os fatos do cotidiano proposto pelos anúncios. Sendo assim, a presente pesquisa constata que o diálogo entre fatos da sociedade e o discurso publicitário na campanha da Bombril constitui um eficaz recurso de persuasão se aliado à integração das linguagens textuais e imagéticas que se mostrou também uma eficiente ferramenta de manutenção da longevidade da campanha.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-17
2020-05-28T18:12:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:25Z
2020-05-28T18:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Marcella Iole da. Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258
identifier_str_mv COSTA, Marcella Iole da. Sociedade, publicidade e diálogo: garoto-bombril em análise. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9835a57f-57c3-46ea-9260-3161f58c5bab/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ab98f972-4c83-4098-892c-e77331e8f8b4/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2b369720-cdaf-4ff6-8e93-eb944c04a410/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3520b891680b0a8df0d3dcfe96d7cc66
664224a5e5ce785c7e8a8edb5b3fb8f6
a21d3a41d5b4a60ffab151082f35b0ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819980152569856