Contribuições do estágio supervisionado para a constituição da subjetividade docente na formação inicial de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Érina Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2196
Resumo: Este estudo buscou responder o seguinte problema: como o estágio contribui para a constituição da subjetividade de futuros professores, atualmente estudantes de um curso de Licenciatura em Química? Esse questionamento alinhou-se ao objetivo geral da pesquisa, que foi o de compreender o processo de constituição da subjetividade docente de estagiários de um curso de Licenciatura em Química de uma instituição federal em São Paulo e aos seguintes objetivos específicos: discutir a complexidade de ser professor de Química no contexto educacional do ano de 2019, tendo em vista diversos fatores que influenciam na constituição da subjetividade docente na perspectiva dos estagiários; identificar as relações existentes entre estagiários, escola campo e instituição formadora durante as atividades do estágio supervisionado e analisar os saberes docentes que os estagiários têm se apropriado para o desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado. Sendo assim, a pesquisa buscou entender como as subjetividades são constituídas, analisando vários fenômenos que contribuem para essa constituição. As etapas da coleta de dados incluíram: entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observações das reuniões de estágio e análise de documentos. No primeiro semestre de 2019 foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com duas professoras orientadoras de estágio (uma da área de Química e outra da área de Educação) e uma sessão de grupo focal com cinco estagiários do curso de Licenciatura em Química. As análises respeitaram as orientações de Gatti (2005), ampararam-se nos preceitos da análise de conteúdo de Franco (2005) e Bardin, (1977) e tiveram por base a discussão de Novaes (2015, 2020), Sousa e Novaes (2013) e Gonçalves e Sousa (2015) sobre constituição da subjetividade docente, e Pimenta e Lima (2011) sobre estágio e formação docente. Constataram-se os seguintes resultados: existe um considerável esforço, por parte da instituição formadora, dos orientadores de estágio e dos estagiários em quebrar as barreiras que limitam o estágio a uma dimensão técnica; os participantes da pesquisa têm uma visão de escola como espaço de formação, experimentação e reflexão sobre a docência na formação inicial de professores; o estágio representa um fator decisivo para a escolha profissional na perspectiva dos participantes da pesquisa; os estagiários desta pesquisa desejam prosseguir na profissão docente, mesmo não sendo o objetivo inicial traçado em seus projetos de vida; existe a necessidade de valorização da profissão docente como dimensão humana na visão dos estagiários e que a ação docente, utilizando como metodologia os projetos teve um diferencial para os estagiários no desenvolvimento do estágio, possibilitando uma aproximação com os alunos. É possível considerar, assim, que as experiências, as ações, os desafios, as relações e os contextos em que se desenvolveram os estágios são elementos importantes para a constituição da subjetividade do professor, o que acontece ao longo do seu processo de formação, nas suas experiências e na relação com o outro.
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spelling 2021-05-18T14:44:07Z2021-05-18T14:44:07Z2020-08-03ANDRADE, Érina Ribeiro. Contribuições do estágio supervisionado para a constituição da subjetividade docente na formação inicial de professores de Química. Orientadora: Profa. Dra. Adelina de Oliveira Novaes. 2020. 146f. Dissertação (Mestrado em Formação de Gestores Educacionais) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2196Este estudo buscou responder o seguinte problema: como o estágio contribui para a constituição da subjetividade de futuros professores, atualmente estudantes de um curso de Licenciatura em Química? Esse questionamento alinhou-se ao objetivo geral da pesquisa, que foi o de compreender o processo de constituição da subjetividade docente de estagiários de um curso de Licenciatura em Química de uma instituição federal em São Paulo e aos seguintes objetivos específicos: discutir a complexidade de ser professor de Química no contexto educacional do ano de 2019, tendo em vista diversos fatores que influenciam na constituição da subjetividade docente na perspectiva dos estagiários; identificar as relações existentes entre estagiários, escola campo e instituição formadora durante as atividades do estágio supervisionado e analisar os saberes docentes que os estagiários têm se apropriado para o desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado. Sendo assim, a pesquisa buscou entender como as subjetividades são constituídas, analisando vários fenômenos que contribuem para essa constituição. As etapas da coleta de dados incluíram: entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observações das reuniões de estágio e análise de documentos. No primeiro semestre de 2019 foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com duas professoras orientadoras de estágio (uma da área de Química e outra da área de Educação) e uma sessão de grupo focal com cinco estagiários do curso de Licenciatura em Química. As análises respeitaram as orientações de Gatti (2005), ampararam-se nos preceitos da análise de conteúdo de Franco (2005) e Bardin, (1977) e tiveram por base a discussão de Novaes (2015, 2020), Sousa e Novaes (2013) e Gonçalves e Sousa (2015) sobre constituição da subjetividade docente, e Pimenta e Lima (2011) sobre estágio e formação docente. Constataram-se os seguintes resultados: existe um considerável esforço, por parte da instituição formadora, dos orientadores de estágio e dos estagiários em quebrar as barreiras que limitam o estágio a uma dimensão técnica; os participantes da pesquisa têm uma visão de escola como espaço de formação, experimentação e reflexão sobre a docência na formação inicial de professores; o estágio representa um fator decisivo para a escolha profissional na perspectiva dos participantes da pesquisa; os estagiários desta pesquisa desejam prosseguir na profissão docente, mesmo não sendo o objetivo inicial traçado em seus projetos de vida; existe a necessidade de valorização da profissão docente como dimensão humana na visão dos estagiários e que a ação docente, utilizando como metodologia os projetos teve um diferencial para os estagiários no desenvolvimento do estágio, possibilitando uma aproximação com os alunos. É possível considerar, assim, que as experiências, as ações, os desafios, as relações e os contextos em que se desenvolveram os estágios são elementos importantes para a constituição da subjetividade do professor, o que acontece ao longo do seu processo de formação, nas suas experiências e na relação com o outro.This study sought to answer the following problem: how does the internship contribute to the constitution of the subjectivity of future teachers, currently students of a degree course in Chemistry? This questioning was aligned with the general objective of the research, which was to understand the process of constituting the subjectivity of teaching interns of a degree course in Chemistry of a federal institution in São Paulo and the following specific objectives: To discuss the complexity of being a Chemistry teacher in the educational context of the year 2019, taking into account several factors that influence the constitution of the teaching subjectivity from the perspective of the trainees; to identify the existing relations between trainees, field school and training institution during the activities of the supervised internship and to analyze the teaching knowledge that the trainees have appropriated for the development of the activities of the supervised internship. Thus, the research sought to understand how subjectivities are constituted, analyzing various phenomena that contribute to this constitution. Data collection steps included: semi-structured interviews, focus group, observations from internship meetings and document analysis. In the first semester of 2019, two semi-structured interviews were conducted with two internship teachers (one from the Chemistry area and one from the Education area) and a focus group session with five interns from the Undergraduate Chemistry course. The analyses followed the guidelines of Gatti (2005), were based on the precepts of the content analysis of Franco (2005) and Bardin, (1977) and were based on the discussion of Novaes (2015, 2020), Sousa and Novaes (2013) and Gonçalves and Sousa (2015) on the constitution of teaching subjectivity, and Pimenta and Lima (2011) on internship and teacher training. The following results were noted: there is a considerable effort on the part of the training institution, the internship advisors and the trainees to break down the barriers that limit internship to a technical dimension; the participants in the research have a vision of school as a space for training, experimentation and reflection on teaching in initial teacher training; internship represents a decisive factor for professional choice from the perspective of the participants in the research; the trainees of this research wish to continue in the teaching profession, even though it is not the initial objective outlined in their life projects; there is a need to value the teaching profession as a human dimension in the view of the trainees and that the teaching action, using as methodology the projects had a differential for the trainees in the development of the internship, enabling a rapprochement with the students. It is possible to consider, thus, that the experiences, the actions, the challenges, the relationships and the contexts in which the internships were developed are important elements for the constitution of the subjectivity of the teacher, which happens throughout his formation process, in his experiences and in the relationship with the other.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Formação de Gestores EducacionaisUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação inicial de professoresEstágio curricular supervisionadoSubjetividade docenteContribuições do estágio supervisionado para a constituição da subjetividade docente na formação inicial de professores de QuímicaContributions of the supervised internship to the constitution of teaching subjectivity in the initial training of Chemistry teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNovaes, Adelina de OliveiraAndrade, Érina RibeiroALVES, Silvane Rodrigues Leite. 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Andrade, Érina Ribeiro
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description Este estudo buscou responder o seguinte problema: como o estágio contribui para a constituição da subjetividade de futuros professores, atualmente estudantes de um curso de Licenciatura em Química? Esse questionamento alinhou-se ao objetivo geral da pesquisa, que foi o de compreender o processo de constituição da subjetividade docente de estagiários de um curso de Licenciatura em Química de uma instituição federal em São Paulo e aos seguintes objetivos específicos: discutir a complexidade de ser professor de Química no contexto educacional do ano de 2019, tendo em vista diversos fatores que influenciam na constituição da subjetividade docente na perspectiva dos estagiários; identificar as relações existentes entre estagiários, escola campo e instituição formadora durante as atividades do estágio supervisionado e analisar os saberes docentes que os estagiários têm se apropriado para o desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado. Sendo assim, a pesquisa buscou entender como as subjetividades são constituídas, analisando vários fenômenos que contribuem para essa constituição. As etapas da coleta de dados incluíram: entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observações das reuniões de estágio e análise de documentos. No primeiro semestre de 2019 foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com duas professoras orientadoras de estágio (uma da área de Química e outra da área de Educação) e uma sessão de grupo focal com cinco estagiários do curso de Licenciatura em Química. As análises respeitaram as orientações de Gatti (2005), ampararam-se nos preceitos da análise de conteúdo de Franco (2005) e Bardin, (1977) e tiveram por base a discussão de Novaes (2015, 2020), Sousa e Novaes (2013) e Gonçalves e Sousa (2015) sobre constituição da subjetividade docente, e Pimenta e Lima (2011) sobre estágio e formação docente. Constataram-se os seguintes resultados: existe um considerável esforço, por parte da instituição formadora, dos orientadores de estágio e dos estagiários em quebrar as barreiras que limitam o estágio a uma dimensão técnica; os participantes da pesquisa têm uma visão de escola como espaço de formação, experimentação e reflexão sobre a docência na formação inicial de professores; o estágio representa um fator decisivo para a escolha profissional na perspectiva dos participantes da pesquisa; os estagiários desta pesquisa desejam prosseguir na profissão docente, mesmo não sendo o objetivo inicial traçado em seus projetos de vida; existe a necessidade de valorização da profissão docente como dimensão humana na visão dos estagiários e que a ação docente, utilizando como metodologia os projetos teve um diferencial para os estagiários no desenvolvimento do estágio, possibilitando uma aproximação com os alunos. É possível considerar, assim, que as experiências, as ações, os desafios, as relações e os contextos em que se desenvolveram os estágios são elementos importantes para a constituição da subjetividade do professor, o que acontece ao longo do seu processo de formação, nas suas experiências e na relação com o outro.
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