Análise da interação externa para a inovação nas empresas de TIC na cidade de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uemura, Marcelo Takashi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1933
Resumo: A inovação é um dos elementos essenciais para a sobrevivência e competitividade das organizações. A fim de entender de forma quantitativa as práticas de gestão de inovação, a FIEP (Federação das Indústrias do Paraná) realizou uma pesquisa denominada Bússola da Inovação, sobre indicadores que visam a mensurar o grau de inovação realizado pelas empresas da indústria paranaense, de diferentes setores e cidades. São dez indicadores denominados dimensões da inovação, contemplando: Resultados da Inovação, Captação de Recursos, Investimentos, Atividades de Inovação, Interação Externa, Métodos de Proteção, Ambiente Interno, Pesquisa e Desenvolvimento, Informação e Conhecimento e Gestão da Inovação. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar as principais barreiras para as interações externas nos processos de inovação das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação na cidade de Curitiba, tendo em vista a baixa pontuação na dimensão “Interação Externa” obtida pela Bússola da Inovação. Em termos de objetivos específicos, foram descritos os elementos utilizados para medição da dimensão “Interação Externa” pela Bússola da Inovação, identificado as barreiras teóricas da interação externa para a inovação e analisado a sua relevância nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Como metodologia, a pesquisa se caracterizou como qualitativa, descritiva e exploratória, com a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com empresas selecionadas dentre as respondentes da Bússola da Inovação no setor de Tecnologia da Informação em Curitiba. Estes dados foram transcritos e utilizados com o apoio da ferramenta Atlas.ti para uma análise de conteúdo, identificando os pontos relevantes das falas dos entrevistados, enfatizando as dificuldades nas interações com atores externos tendo o propósito de inovar. Os resultados mostraram coerência com os indicadores apresentados pela Bússola da Inovação, tendo clientes e consumidores como o principal elemento de interação externa, bem como dificuldades com outros atores apontados com um desempenho interativo inovador mais baixo. As principais barreiras identificadas nos resultados desta pesquisa foram a falta de parceiros para a inovação, falta de foco para interação externa, especialmente com centros de capacitação profissional, órgãos governamentais, organizações regulamentadoras, instituições especializadas de suporte à inovação e comunidades no entorno. Outros atores externos apresentaram interação de nível mais moderado, sendo bastante pontual na ótica de algumas empresas entrevistadas. Um aspecto relevante foi a constatação da falta de entendimento sobre quem seriam alguns atores questionados, o que pode ter refletido no resultado quantitativo da Bússola da Inovação.
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Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar as principais barreiras para as interações externas nos processos de inovação das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação na cidade de Curitiba, tendo em vista a baixa pontuação na dimensão “Interação Externa” obtida pela Bússola da Inovação. Em termos de objetivos específicos, foram descritos os elementos utilizados para medição da dimensão “Interação Externa” pela Bússola da Inovação, identificado as barreiras teóricas da interação externa para a inovação e analisado a sua relevância nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Como metodologia, a pesquisa se caracterizou como qualitativa, descritiva e exploratória, com a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com empresas selecionadas dentre as respondentes da Bússola da Inovação no setor de Tecnologia da Informação em Curitiba. Estes dados foram transcritos e utilizados com o apoio da ferramenta Atlas.ti para uma análise de conteúdo, identificando os pontos relevantes das falas dos entrevistados, enfatizando as dificuldades nas interações com atores externos tendo o propósito de inovar. Os resultados mostraram coerência com os indicadores apresentados pela Bússola da Inovação, tendo clientes e consumidores como o principal elemento de interação externa, bem como dificuldades com outros atores apontados com um desempenho interativo inovador mais baixo. As principais barreiras identificadas nos resultados desta pesquisa foram a falta de parceiros para a inovação, falta de foco para interação externa, especialmente com centros de capacitação profissional, órgãos governamentais, organizações regulamentadoras, instituições especializadas de suporte à inovação e comunidades no entorno. Outros atores externos apresentaram interação de nível mais moderado, sendo bastante pontual na ótica de algumas empresas entrevistadas. Um aspecto relevante foi a constatação da falta de entendimento sobre quem seriam alguns atores questionados, o que pode ter refletido no resultado quantitativo da Bússola da Inovação.Innovation is one of the essential elements for the survival and competitiveness of organizations. In order to quantify innovation management practices, FIEP (Federação das Indústrias do Paraná) conducted a survey called Bússola da Inovação, on indicators that measure the degree of innovation carried out by sectors and cities. There are ten indicators called innovation dimensions, including: Results of Innovation, Fundraising, Investments, Innovation Activities, External Interaction, Methods of Protection, Internal Environment, Research and Development, Information and Knowledge and Innovation Management. This research had as main objective to identify the main barriers for external interactions in the innovation processes of Information and Communication Technology companies in the city of Curitiba, due to the low score in the dimension "External Interaction" obtained by the Bússola da Inovação. In terms of specific objectives, the elements used to measure the "External Interaction" dimension by the Bússola da Inovação were identified, identified the theoretical barriers of external interaction for innovation and analyzed their relevance in information and communication technology companies. As a methodology, the research was characterized as qualitative, descriptive and exploratory, with the collection of data through semistructured interviews with companies selected among the respondents of the Bússola da Inovação in the Information Technology sector in Curitiba. These data were transcribed and used with the support of the Atlas.ti tool for a content analysis, identifying the relevant points of the interviewees' speeches, emphasizing the difficulties in the interactions with external actors with the purpose of innovating. The results showed consistency with the indicators presented by the Bússola da Inovação, with clients and consumers as the main element of external interaction, as well as difficulties with other actors with lower innovative interactive performance. The main barriers identified in the results of this research were the lack of partners for innovation, lack of focus for external interaction, especially with professional training centers, government agencies, regulatory organizations, specialized innovation support institutions and surrounding communities. Other external actors presented interaction of a more moderate level, being quite punctual in the perspective of some companies interviewed. A relevant aspect was the lack of understanding about who some of the actors were questioned, which may have reflected in the quantitative result of the Bússola da Inovação.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOInovaçãoGestão à inovaçãoAnálise da interação externa para a inovação nas empresas de TIC na cidade de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReis, Dálcio Roberto doshttp://lattes.cnpq.br/9826052685467633http://lattes.cnpq.br/9445578092911075Uemura, Marcelo Takashiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALMARCELO TAKASHI UEMURA.pdfMARCELO TAKASHI UEMURA.pdfDissertaçãoapplication/pdf1581182http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1933/1/MARCELO%20TAKASHI%20UEMURA.pdfabbbbe3910650f483124d695a7af3651MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1933/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19332021-05-20 17:20:57.033oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-05-20T20:20:57Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
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