ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371 |
Resumo: | Analisa a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir do Projeto Político-Pedagógico de uma escola de educação profissional na cidade de Belém/PA. Trata-se de analisar por meio do planejamento pedagógico dos professores, a relevância e profundidade da realização do ensino médio integrado na escola. Mediante uma abordagem qualitativa, a pesquisa nos revelou que o EMI avança em iniciativas isoladas dos docentes, porém é comprometido pela ausência de um planejamento coletivo e interdisciplinar, o que prejudica a realização da integração do ensino. Dessa forma, a desintegração do ensino de base propedêutica com os conhecimentos técnicos do trabalho constitui um ensino médio dual, o que compromete a formação acadêmica e política dos sujeitos da escola |
id |
UNIFAP-1_4101228cd9c8cc8f6f0ed918d04d1c90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1371 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PAAnalisa a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir do Projeto Político-Pedagógico de uma escola de educação profissional na cidade de Belém/PA. Trata-se de analisar por meio do planejamento pedagógico dos professores, a relevância e profundidade da realização do ensino médio integrado na escola. Mediante uma abordagem qualitativa, a pesquisa nos revelou que o EMI avança em iniciativas isoladas dos docentes, porém é comprometido pela ausência de um planejamento coletivo e interdisciplinar, o que prejudica a realização da integração do ensino. Dessa forma, a desintegração do ensino de base propedêutica com os conhecimentos técnicos do trabalho constitui um ensino médio dual, o que compromete a formação acadêmica e política dos sujeitos da escolaUniversidade Federal do AmapáAlves, João Paulo da Conceiçãoda Silva, Márcia PereiraAraujo, Ronaldo Marcos de Lima2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-73PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-731984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371/joaov7n2.pdfDireitos autorais 2015 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T17:56:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1371Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2016-07-21T17:56PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA |
title |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA Alves, João Paulo da Conceição |
title_short |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA |
title_full |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA |
title_sort |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÃO POLÍTICA DE ENSINO INTEGRADO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA CIDADE BELÉM/PA |
author |
Alves, João Paulo da Conceição |
author_facet |
Alves, João Paulo da Conceição da Silva, Márcia Pereira Araujo, Ronaldo Marcos de Lima |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Márcia Pereira Araujo, Ronaldo Marcos de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, João Paulo da Conceição da Silva, Márcia Pereira Araujo, Ronaldo Marcos de Lima |
description |
Analisa a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir do Projeto Político-Pedagógico de uma escola de educação profissional na cidade de Belém/PA. Trata-se de analisar por meio do planejamento pedagógico dos professores, a relevância e profundidade da realização do ensino médio integrado na escola. Mediante uma abordagem qualitativa, a pesquisa nos revelou que o EMI avança em iniciativas isoladas dos docentes, porém é comprometido pela ausência de um planejamento coletivo e interdisciplinar, o que prejudica a realização da integração do ensino. Dessa forma, a desintegração do ensino de base propedêutica com os conhecimentos técnicos do trabalho constitui um ensino médio dual, o que compromete a formação acadêmica e política dos sujeitos da escola |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371/joaov7n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-73 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 7, n. 2 (2014): TEMAS E DEBATES DAS HUMANIDADES CONTEMPORÂNEAS; 61-73 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218328534351872 |