A Cientificidade nas Ciências Sociais: o problema da demarcação e da objetividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6999 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo propor uma discussão sobre o carátercientífico das pesquisas em ciências sociais, tendo como foco dois problemas centrais relacionados à cientificidade da disciplina: o problema da demarcação, ou seja, daquilo que é e aquilo que não é ciência, bem como a relação entre ciência e sociedade; e o problema da objetividade do conhecimento produzido. A metodologia utilizada pode ser descrita como uma discussão teórica de caráter ensaístico pautada em pesquisa bibliográfica. Dessa forma, buscamos contribuir com estudantes e pesquisadores da área ao chamá-los a refletir criticamente sobre problemas que, do ponto de vista da epistemologia e da metodologia, são fundamentais para o enriquecimento da prática científica e de pesquisa, mas que muitas vezes acabam sendo secundarizados nos trabalhos da área. Como conclusão, (I) ressaltamos a importância de uma reflexão sobre as relações de poder presentes no processo de construção do conhecimento científico; (II) reconhecemos a impossibilidade de um fazer científico que busca a objetividade através da impessoalidade, da não-localização, e da não corporificação do pesquisador; (III) enfatizamos a importância da constante reflexão sobre os métodos e técnicas de pesquisa empregados em nossos trabalhos, (IV) bem como a necessidade de melhoria na formação metodológica e epistemológica ofertadas em nossos cursos. Sendo assim, acreditamos que a incorporação de uma reflexão epistemológica e metodológica nas pesquisas em ciências sociais é fundamental para o reconhecimento e fortalecimento do caráter científico da disciplina, bem como para uma prática de pesquisa que seja responsável, tanto social como cientificamente. |
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A Cientificidade nas Ciências Sociais: o problema da demarcação e da objetividadeepistemologia; metodologia; ciências sociais.Este trabalho tem como objetivo propor uma discussão sobre o carátercientífico das pesquisas em ciências sociais, tendo como foco dois problemas centrais relacionados à cientificidade da disciplina: o problema da demarcação, ou seja, daquilo que é e aquilo que não é ciência, bem como a relação entre ciência e sociedade; e o problema da objetividade do conhecimento produzido. A metodologia utilizada pode ser descrita como uma discussão teórica de caráter ensaístico pautada em pesquisa bibliográfica. Dessa forma, buscamos contribuir com estudantes e pesquisadores da área ao chamá-los a refletir criticamente sobre problemas que, do ponto de vista da epistemologia e da metodologia, são fundamentais para o enriquecimento da prática científica e de pesquisa, mas que muitas vezes acabam sendo secundarizados nos trabalhos da área. Como conclusão, (I) ressaltamos a importância de uma reflexão sobre as relações de poder presentes no processo de construção do conhecimento científico; (II) reconhecemos a impossibilidade de um fazer científico que busca a objetividade através da impessoalidade, da não-localização, e da não corporificação do pesquisador; (III) enfatizamos a importância da constante reflexão sobre os métodos e técnicas de pesquisa empregados em nossos trabalhos, (IV) bem como a necessidade de melhoria na formação metodológica e epistemológica ofertadas em nossos cursos. Sendo assim, acreditamos que a incorporação de uma reflexão epistemológica e metodológica nas pesquisas em ciências sociais é fundamental para o reconhecimento e fortalecimento do caráter científico da disciplina, bem como para uma prática de pesquisa que seja responsável, tanto social como cientificamente.Universidade Federal do Amapáda Silva, Mayco Lima2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/699910.18468/pracs.2022v15n1.p%pPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOSPRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 15, n. 1 (2022): DOSSIÊ ENSINO DE SOCIOLOGIA: INTERVENÇÕES E MATERIAIS DIDÁTICOS1984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6999/pdfDireitos autorais 2023 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T19:17:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6999Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2023-07-01T19:17:57PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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