Corpos autistas: perceptos e movimentos de professores que ensinam ciências
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/3970 |
Resumo: | Objetiva-se levantar considerações acerca dos perceptos e deslocamentos nas movimentações educacionais de professores que lecionam ciências em seus encontros com corpos autistas em sala de aula. Para isto, utiliza-se de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, utilizando questionário online contento quatro questões dissertativas, divulgado em dois grupos da rede social facebook: “Professores PSS Paraná” e “Pibid”. Divulgação realizada semanalmente nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, direcionado a professores que tiveram experiências com corpos localizados em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que ensinassem ciências. Para análise das considerações foi realizada analise de discurso com inspirações nas contribuições de Michel Foucault. A apresentação dos resultados deu-se em dois eixos: a) Os perceptos de professores que ensinam ciências sobre corpos em TEA e, b) movimentações educacionais de professores que lecionam ciências no contato com corpos em TEA. Evidenciou-se que os professores identificavam os corpos em TEA como 1) uma ausência, dificuldade ou patologia em relação a um quadro de normalidade, 2) um excesso de sensibilidade nas relações em relação a um quadro de normalidade, 3) um modo de existir outro e 4) um corpo em TEA acompanhado de um corpo de uma professora de apoio. Vê-se também movimentações educacionais afim de potencializar o processo educativo-disciplinatório de modo a incluir os corpos em TEA no processo de normalização, movimentos que envolvem um olhar de diagnose constante a própria prática docente, envolvendo busca de saberes, adaptações espaciais e um redirecionamento do olhar. |
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Corpos autistas: perceptos e movimentos de professores que ensinam ciênciasEnsino de Ciências. Transtorno do Espectro Autista, Disciplina. BiopolíticaObjetiva-se levantar considerações acerca dos perceptos e deslocamentos nas movimentações educacionais de professores que lecionam ciências em seus encontros com corpos autistas em sala de aula. Para isto, utiliza-se de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, utilizando questionário online contento quatro questões dissertativas, divulgado em dois grupos da rede social facebook: “Professores PSS Paraná” e “Pibid”. Divulgação realizada semanalmente nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, direcionado a professores que tiveram experiências com corpos localizados em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que ensinassem ciências. Para análise das considerações foi realizada analise de discurso com inspirações nas contribuições de Michel Foucault. A apresentação dos resultados deu-se em dois eixos: a) Os perceptos de professores que ensinam ciências sobre corpos em TEA e, b) movimentações educacionais de professores que lecionam ciências no contato com corpos em TEA. Evidenciou-se que os professores identificavam os corpos em TEA como 1) uma ausência, dificuldade ou patologia em relação a um quadro de normalidade, 2) um excesso de sensibilidade nas relações em relação a um quadro de normalidade, 3) um modo de existir outro e 4) um corpo em TEA acompanhado de um corpo de uma professora de apoio. Vê-se também movimentações educacionais afim de potencializar o processo educativo-disciplinatório de modo a incluir os corpos em TEA no processo de normalização, movimentos que envolvem um olhar de diagnose constante a própria prática docente, envolvendo busca de saberes, adaptações espaciais e um redirecionamento do olhar.Universidade Federal do AmapáCAPES/CNPQPolizel, Alexandre LuizOliveira, Moises Alves de2019-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/397010.18468/pracs.2019v12n1.p23-38PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 12, n. 1 (2019): Biopoder: reflexões interdisciplinares sobre o controle; 23-38PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 12, n. 1 (2019): Biopoder: reflexões interdisciplinares sobre o controle; 23-381984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/3970/alexandrev12n1.pdfDireitos autorais 2019 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-05T18:39:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3970Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2019-11-05T18:39:11PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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