Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6631 |
Resumo: | Este estudo objetiva demonstrar como o uso do gênero textual meme pode auxiliar na construção do pensamento crítico-reflexivo dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Itacoatiara, Amazonas, Brasil. Leva-se em consideração o desvelamento do preconceito social atenuado por esse gênero, presente nas mídias digitais, que possivelmente dá margem para interpretações equivocadas, preconceitos intrínsecos de cada estudante e mazelas sociais presentes na educação brasileira. A pesquisa utilizou duas imagens de memes como modelos para análise interpretativa, considerando-se aspectos teóricos da análise, discurso e semiótica. Metodologicamente, apresenta-se como indutiva, descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados produzidos demonstram que a crítica social embutida nesse gênero híbrido é passível de múltiplas interpretações pelo público leitor, permitindo assim a percepção do sentido irônico ocultado em memes de humor. O aspecto visual e atraente dos memes conseguiu de fato despertar a atenção dos alunos, além disso, executou de forma favorável sua capacidade de interferir no raciocínio lógico dos participantes. |
id |
UNIFAP-1_9e19c03b789abecef6e477abe949eabc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6631 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitaisMeme; Crítica social; Gênero textualEste estudo objetiva demonstrar como o uso do gênero textual meme pode auxiliar na construção do pensamento crítico-reflexivo dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Itacoatiara, Amazonas, Brasil. Leva-se em consideração o desvelamento do preconceito social atenuado por esse gênero, presente nas mídias digitais, que possivelmente dá margem para interpretações equivocadas, preconceitos intrínsecos de cada estudante e mazelas sociais presentes na educação brasileira. A pesquisa utilizou duas imagens de memes como modelos para análise interpretativa, considerando-se aspectos teóricos da análise, discurso e semiótica. Metodologicamente, apresenta-se como indutiva, descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados produzidos demonstram que a crítica social embutida nesse gênero híbrido é passível de múltiplas interpretações pelo público leitor, permitindo assim a percepção do sentido irônico ocultado em memes de humor. O aspecto visual e atraente dos memes conseguiu de fato despertar a atenção dos alunos, além disso, executou de forma favorável sua capacidade de interferir no raciocínio lógico dos participantes.Universidade Federal do AmapáUNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONASBatista, Cleide Mara SoaresAraújo, Jucymara SoaresSerrão, Victor Antunes de SouzaFeitosa, Jhônatas CavalcanteJusti, Jadson2021-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6631PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 1 (2021): Territórios, Ruralidades e Modelos de Desenvolvimento; 105-123PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 1 (2021): Territórios, Ruralidades e Modelos de Desenvolvimento; 105-1231984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6631/batistav14n1.pdfDireitos autorais 2021 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-22T23:12:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6631Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-08-22T23:12:06PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais |
title |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais |
spellingShingle |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais Batista, Cleide Mara Soares Meme; Crítica social; Gênero textual |
title_short |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais |
title_full |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais |
title_fullStr |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais |
title_full_unstemmed |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais |
title_sort |
Memes: o discurso social pelas nuances do humor em espaços digitais |
author |
Batista, Cleide Mara Soares |
author_facet |
Batista, Cleide Mara Soares Araújo, Jucymara Soares Serrão, Victor Antunes de Souza Feitosa, Jhônatas Cavalcante Justi, Jadson |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Jucymara Soares Serrão, Victor Antunes de Souza Feitosa, Jhônatas Cavalcante Justi, Jadson |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Cleide Mara Soares Araújo, Jucymara Soares Serrão, Victor Antunes de Souza Feitosa, Jhônatas Cavalcante Justi, Jadson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meme; Crítica social; Gênero textual |
topic |
Meme; Crítica social; Gênero textual |
description |
Este estudo objetiva demonstrar como o uso do gênero textual meme pode auxiliar na construção do pensamento crítico-reflexivo dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Itacoatiara, Amazonas, Brasil. Leva-se em consideração o desvelamento do preconceito social atenuado por esse gênero, presente nas mídias digitais, que possivelmente dá margem para interpretações equivocadas, preconceitos intrínsecos de cada estudante e mazelas sociais presentes na educação brasileira. A pesquisa utilizou duas imagens de memes como modelos para análise interpretativa, considerando-se aspectos teóricos da análise, discurso e semiótica. Metodologicamente, apresenta-se como indutiva, descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados produzidos demonstram que a crítica social embutida nesse gênero híbrido é passível de múltiplas interpretações pelo público leitor, permitindo assim a percepção do sentido irônico ocultado em memes de humor. O aspecto visual e atraente dos memes conseguiu de fato despertar a atenção dos alunos, além disso, executou de forma favorável sua capacidade de interferir no raciocínio lógico dos participantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6631 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6631/batistav14n1.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 14, n. 1 (2021): Territórios, Ruralidades e Modelos de Desenvolvimento; 105-123 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 14, n. 1 (2021): Territórios, Ruralidades e Modelos de Desenvolvimento; 105-123 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256311036018688 |