O “Nós Propomos”: plataforma pontencial para a viabilização da Agenda 2030 no Tocantins, Brasil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6335 |
Resumo: | Este estudo buscou examinar se o projeto Nós Propomos, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade Lisboa – Portugal, pode se constituir em uma plataforma de viabilização da Agenda 2030 no Tocantins. A metodologia qualitativa, além da análise de conectivos teóricos interdisciplinares, perpassou pela observação do trabalho de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que tem aplicado essa proposta no âmbito das escolas públicas de ensino médio no município de Palmas, capital do Tocantins. Os resultados evidenciaram que o projeto Nós Propomos pode ser um mecanismo potencial à viabilização da Agenda 2030 no Estado. A conclusão foi que a extensão universitária, ao trabalhar o Nós Propomos nas escolas públicas, pode aproximar os jovens das comunidades locais e estimular a participação democrática à consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Tocantins. |
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O “Nós Propomos”: plataforma pontencial para a viabilização da Agenda 2030 no Tocantins, Brasilpesquisa e extensão; educação participativa e sustentabilidade.Este estudo buscou examinar se o projeto Nós Propomos, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade Lisboa – Portugal, pode se constituir em uma plataforma de viabilização da Agenda 2030 no Tocantins. A metodologia qualitativa, além da análise de conectivos teóricos interdisciplinares, perpassou pela observação do trabalho de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que tem aplicado essa proposta no âmbito das escolas públicas de ensino médio no município de Palmas, capital do Tocantins. Os resultados evidenciaram que o projeto Nós Propomos pode ser um mecanismo potencial à viabilização da Agenda 2030 no Estado. A conclusão foi que a extensão universitária, ao trabalhar o Nós Propomos nas escolas públicas, pode aproximar os jovens das comunidades locais e estimular a participação democrática à consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Tocantins.Universidade Federal do AmapáCosta e Silva, Maria da VitoriaSousa, Tatiana de OliveiraViana, Sandra Franklin Rocha2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6335PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 317-329PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 317-3291984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6335/mariav13n4.pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/downloadSuppFile/6335/1093Direitos autorais 2021 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-17T19:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6335Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2021-04-17T19:23:18PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
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PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 317-329 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais; 317-329 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
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