Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá vem se posicionando diante da questão das políticas públicas para a diversidade cultural no espaço escolar. Trata-se de uma análise parcial de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no âmbito de projeto de mestrado que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista, como forma de investigação. A partir do campo das políticas públicas, procurou-se observar até que ponto a diversidade cultural tem estado nas pautas como prioridade de governo. Nota-se que, apesar de as chamadas “políticas de diversidade” terem alcançado maior grau de institucionalização, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada. |
id |
UNIFAP-1_bc22c305004e6c71fd21a3e7dbae3a64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/664 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no AmapáO artigo tem como objetivo analisar como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá vem se posicionando diante da questão das políticas públicas para a diversidade cultural no espaço escolar. Trata-se de uma análise parcial de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no âmbito de projeto de mestrado que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista, como forma de investigação. A partir do campo das políticas públicas, procurou-se observar até que ponto a diversidade cultural tem estado nas pautas como prioridade de governo. Nota-se que, apesar de as chamadas “políticas de diversidade” terem alcançado maior grau de institucionalização, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada. Universidade Federal do AmapáCustódio, Elivaldo SerrãoSilva Foster, Eugenia da LuzSuperti, Eliane2014-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-178PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-1781984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664/n6Custodio.pdfDireitos autorais 2014 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T18:05:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/664Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2016-07-21T18:05:10PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá |
title |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá |
spellingShingle |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá Custódio, Elivaldo Serrão |
title_short |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá |
title_full |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá |
title_fullStr |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá |
title_sort |
Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá |
author |
Custódio, Elivaldo Serrão |
author_facet |
Custódio, Elivaldo Serrão Silva Foster, Eugenia da Luz Superti, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Silva Foster, Eugenia da Luz Superti, Eliane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Elivaldo Serrão Silva Foster, Eugenia da Luz Superti, Eliane |
description |
O artigo tem como objetivo analisar como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá vem se posicionando diante da questão das políticas públicas para a diversidade cultural no espaço escolar. Trata-se de uma análise parcial de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no âmbito de projeto de mestrado que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista, como forma de investigação. A partir do campo das políticas públicas, procurou-se observar até que ponto a diversidade cultural tem estado nas pautas como prioridade de governo. Nota-se que, apesar de as chamadas “políticas de diversidade” terem alcançado maior grau de institucionalização, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664/n6Custodio.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-178 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-178 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1800218326892281856 |