Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Elivaldo Serrão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva Foster, Eugenia da Luz, Superti, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá vem se posicionando diante da questão das políticas públicas para a diversidade cultural no espaço escolar. Trata-se de uma análise parcial de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no âmbito de projeto de mestrado que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista, como forma de investigação. A partir do campo das políticas públicas, procurou-se observar até que ponto a diversidade cultural tem estado nas pautas como prioridade de governo. Nota-se que, apesar de as chamadas “políticas de diversidade” terem alcançado maior grau de institucionalização, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada.
id UNIFAP-1_bc22c305004e6c71fd21a3e7dbae3a64
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/664
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no AmapáO artigo tem como objetivo analisar como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá vem se posicionando diante da questão das políticas públicas para a diversidade cultural no espaço escolar. Trata-se de uma análise parcial de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no âmbito de projeto de mestrado que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista, como forma de investigação. A partir do campo das políticas públicas, procurou-se observar até que ponto a diversidade cultural tem estado nas pautas como prioridade de governo. Nota-se que, apesar de as chamadas “políticas de diversidade” terem alcançado maior grau de institucionalização, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada. Universidade Federal do AmapáCustódio, Elivaldo SerrãoSilva Foster, Eugenia da LuzSuperti, Eliane2014-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-178PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-1781984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664/n6Custodio.pdfDireitos autorais 2014 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T18:05:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/664Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2016-07-21T18:05:10PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
title Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
spellingShingle Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
Custódio, Elivaldo Serrão
title_short Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
title_full Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
title_fullStr Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
title_full_unstemmed Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
title_sort Políticas públicas e diversidade cultural nas escolas no Amapá
author Custódio, Elivaldo Serrão
author_facet Custódio, Elivaldo Serrão
Silva Foster, Eugenia da Luz
Superti, Eliane
author_role author
author2 Silva Foster, Eugenia da Luz
Superti, Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Elivaldo Serrão
Silva Foster, Eugenia da Luz
Superti, Eliane
description O artigo tem como objetivo analisar como a Secretaria de Estado da Educação do Amapá vem se posicionando diante da questão das políticas públicas para a diversidade cultural no espaço escolar. Trata-se de uma análise parcial de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no âmbito de projeto de mestrado que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista, como forma de investigação. A partir do campo das políticas públicas, procurou-se observar até que ponto a diversidade cultural tem estado nas pautas como prioridade de governo. Nota-se que, apesar de as chamadas “políticas de diversidade” terem alcançado maior grau de institucionalização, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/664/n6Custodio.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-178
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 6, n. 6 (2013): Cidadania e Violência; 165-178
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218326892281856