Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
Texto Completo: | https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702 |
Resumo: | As diversas concepções do processo formativo de professores, tanto inicial quanto permanente podem ser consideradas na elaboração de estratégias para a inserção da educação ambiental na escola pública, uma vez que a transformação da sociedade rumo a um mundo sustentável e justo, em alguma medida, passa por esta instituição formadora de cidadania. Neste estudo discutimos estas concepções de forma crítica com vista a identificar fundamentos e práticas para a formação docente como educador ambiental em espaços formais de ensino, indicando caminhos para uma escola que, além da sustentabilidade, contribua com a transformação socioeconômica e ambiental, rumo a uma sociedade ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente igualitária. |
id |
UNIFAP-1_f5d92951ec32120b0ef175a7bc2eb35e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4702 |
network_acronym_str |
UNIFAP-1 |
network_name_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola públicaAs diversas concepções do processo formativo de professores, tanto inicial quanto permanente podem ser consideradas na elaboração de estratégias para a inserção da educação ambiental na escola pública, uma vez que a transformação da sociedade rumo a um mundo sustentável e justo, em alguma medida, passa por esta instituição formadora de cidadania. Neste estudo discutimos estas concepções de forma crítica com vista a identificar fundamentos e práticas para a formação docente como educador ambiental em espaços formais de ensino, indicando caminhos para uma escola que, além da sustentabilidade, contribua com a transformação socioeconômica e ambiental, rumo a uma sociedade ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente igualitária.Universidade Federal do AmapáSobral da Silva Maia, Jorge2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/470210.18468/pracs.2018v11n2.p07-19PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-19PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-191984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702/sobralv11n2.pdfDireitos autorais 2019 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-22T19:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4702Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2019-03-22T19:29:34PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública |
title |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública |
spellingShingle |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública Sobral da Silva Maia, Jorge |
title_short |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública |
title_full |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública |
title_fullStr |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública |
title_full_unstemmed |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública |
title_sort |
Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública |
author |
Sobral da Silva Maia, Jorge |
author_facet |
Sobral da Silva Maia, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral da Silva Maia, Jorge |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
As diversas concepções do processo formativo de professores, tanto inicial quanto permanente podem ser consideradas na elaboração de estratégias para a inserção da educação ambiental na escola pública, uma vez que a transformação da sociedade rumo a um mundo sustentável e justo, em alguma medida, passa por esta instituição formadora de cidadania. Neste estudo discutimos estas concepções de forma crítica com vista a identificar fundamentos e práticas para a formação docente como educador ambiental em espaços formais de ensino, indicando caminhos para uma escola que, além da sustentabilidade, contribua com a transformação socioeconômica e ambiental, rumo a uma sociedade ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente igualitária. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702 10.18468/pracs.2018v11n2.p07-19 |
url |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702 |
identifier_str_mv |
10.18468/pracs.2018v11n2.p07-19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702/sobralv11n2.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amapá |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-19 PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-19 1984-4352 reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) instacron:UNIFAP |
instname_str |
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
instacron_str |
UNIFAP |
institution |
UNIFAP |
reponame_str |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
collection |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP |
repository.name.fl_str_mv |
PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fernandogentry@hotmail.com |
_version_ |
1814256310353395712 |