Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral da Silva Maia, Jorge
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702
Resumo: As diversas concepções do processo formativo de professores, tanto inicial quanto permanente podem ser consideradas na elaboração de estratégias para a inserção da educação ambiental na escola pública, uma vez que a transformação da sociedade rumo a um mundo sustentável e justo, em alguma medida, passa por esta instituição formadora de cidadania. Neste estudo discutimos estas concepções de forma crítica com vista a identificar fundamentos e práticas para a formação docente como educador ambiental em espaços formais de ensino, indicando caminhos para uma escola que, além da sustentabilidade, contribua com a transformação socioeconômica e ambiental, rumo a uma sociedade ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente igualitária.
id UNIFAP-1_f5d92951ec32120b0ef175a7bc2eb35e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4702
network_acronym_str UNIFAP-1
network_name_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository_id_str
spelling Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola públicaAs diversas concepções do processo formativo de professores, tanto inicial quanto permanente podem ser consideradas na elaboração de estratégias para a inserção da educação ambiental na escola pública, uma vez que a transformação da sociedade rumo a um mundo sustentável e justo, em alguma medida, passa por esta instituição formadora de cidadania. Neste estudo discutimos estas concepções de forma crítica com vista a identificar fundamentos e práticas para a formação docente como educador ambiental em espaços formais de ensino, indicando caminhos para uma escola que, além da sustentabilidade, contribua com a transformação socioeconômica e ambiental, rumo a uma sociedade ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente igualitária.Universidade Federal do AmapáSobral da Silva Maia, Jorge2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/470210.18468/pracs.2018v11n2.p07-19PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-19PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-191984-4352reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPinstname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702/sobralv11n2.pdfDireitos autorais 2019 PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-22T19:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4702Revistahttp://periodicos.unifap.br/index.php/pracsPUBhttps://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/oai||fernandogentry@hotmail.com1984-43521984-4352opendoar:2019-03-22T19:29:34PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
title Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
spellingShingle Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
Sobral da Silva Maia, Jorge
title_short Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
title_full Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
title_fullStr Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
title_full_unstemmed Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
title_sort Formação permanente de professores e a educação ambiental crítica no contexto da escola pública
author Sobral da Silva Maia, Jorge
author_facet Sobral da Silva Maia, Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral da Silva Maia, Jorge
dc.subject.none.fl_str_mv
description As diversas concepções do processo formativo de professores, tanto inicial quanto permanente podem ser consideradas na elaboração de estratégias para a inserção da educação ambiental na escola pública, uma vez que a transformação da sociedade rumo a um mundo sustentável e justo, em alguma medida, passa por esta instituição formadora de cidadania. Neste estudo discutimos estas concepções de forma crítica com vista a identificar fundamentos e práticas para a formação docente como educador ambiental em espaços formais de ensino, indicando caminhos para uma escola que, além da sustentabilidade, contribua com a transformação socioeconômica e ambiental, rumo a uma sociedade ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente igualitária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702
10.18468/pracs.2018v11n2.p07-19
url https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702
identifier_str_mv 10.18468/pracs.2018v11n2.p07-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/4702/sobralv11n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-19
PRACS: Electronic Humanities Journal of UNIFAP’s Social Sciences Course; v. 11, n. 2 (2018): Educação ambiental crítica e questões contemporâneas; 07-19
1984-4352
reponame:PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
collection PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
repository.name.fl_str_mv PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1814256310353395712