O ensino de frações sob o olhar de discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rafael Pontes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Franco de Sá, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estação Científica (UNIFAP)
Texto Completo: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/962
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo sobre o ensino de frações que teve como objetivo realizar um diagnóstico do ensino de frações a partir da opinião de discentes. A produção das informações foi realizada por meio da aplicação de um formulário a 222 alunos de matemática de escolas públicas e privadas da cidade de Macapá/AP. As informações produzidas após terem sido sistematizadas e analisadas permitiram concluir que a maioria dos alunos possui entre 12 e 14 anos. Sobre a dificuldade em aprender matemática, 94% dos alunos respondeu que não sente dificuldade ou apenas um pouco, 21,6% e 72,1% respectivamente. Para o hábito de estudar matemática, 49% dos alunos afirmaram estudar apenas na véspera da prova. Sobre as notas na disciplina de matemática, a maioria respondeu estar na média, 61%. Cerca de 50% dos alunos apontaram as operações com divisão como as mais difíceis de serem realizadas. Para o domínio da tabuada, 57% afirmou não possuir domínio. Quanto ao uso de tecnologia computacional, 47% dos alunos disse possuir computador pessoal, e 51% dos alunos disse acessar internet em casa. No entanto, 91% afirmou não ter tido aula de informática no laboratório de informática.
id UNIFAP-2_2da0442b3ae31116d660d6afb71a7f77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/962
network_acronym_str UNIFAP-2
network_name_str Estação Científica (UNIFAP)
repository_id_str
spelling O ensino de frações sob o olhar de discentesEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo sobre o ensino de frações que teve como objetivo realizar um diagnóstico do ensino de frações a partir da opinião de discentes. A produção das informações foi realizada por meio da aplicação de um formulário a 222 alunos de matemática de escolas públicas e privadas da cidade de Macapá/AP. As informações produzidas após terem sido sistematizadas e analisadas permitiram concluir que a maioria dos alunos possui entre 12 e 14 anos. Sobre a dificuldade em aprender matemática, 94% dos alunos respondeu que não sente dificuldade ou apenas um pouco, 21,6% e 72,1% respectivamente. Para o hábito de estudar matemática, 49% dos alunos afirmaram estudar apenas na véspera da prova. Sobre as notas na disciplina de matemática, a maioria respondeu estar na média, 61%. Cerca de 50% dos alunos apontaram as operações com divisão como as mais difíceis de serem realizadas. Para o domínio da tabuada, 57% afirmou não possuir domínio. Quanto ao uso de tecnologia computacional, 47% dos alunos disse possuir computador pessoal, e 51% dos alunos disse acessar internet em casa. No entanto, 91% afirmou não ter tido aula de informática no laboratório de informática.Universidade Federal do AmapáLima, Rafael PontesFranco de Sá, Pedro2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/962Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 79-93Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 79-932179-1902reponame:Estação Científica (UNIFAP)instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)instacron:UNIFAPporhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/962/limav2n2.pdfDireitos autorais 2014 Estação Científica (UNIFAP)http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T14:30:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/962Revistahttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacaoONGhttps://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/oai||fernandogentry@hotmail.com2179-19022179-1902opendoar:2016-02-03T14:30:15Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de frações sob o olhar de discentes
title O ensino de frações sob o olhar de discentes
spellingShingle O ensino de frações sob o olhar de discentes
Lima, Rafael Pontes
title_short O ensino de frações sob o olhar de discentes
title_full O ensino de frações sob o olhar de discentes
title_fullStr O ensino de frações sob o olhar de discentes
title_full_unstemmed O ensino de frações sob o olhar de discentes
title_sort O ensino de frações sob o olhar de discentes
author Lima, Rafael Pontes
author_facet Lima, Rafael Pontes
Franco de Sá, Pedro
author_role author
author2 Franco de Sá, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rafael Pontes
Franco de Sá, Pedro
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo sobre o ensino de frações que teve como objetivo realizar um diagnóstico do ensino de frações a partir da opinião de discentes. A produção das informações foi realizada por meio da aplicação de um formulário a 222 alunos de matemática de escolas públicas e privadas da cidade de Macapá/AP. As informações produzidas após terem sido sistematizadas e analisadas permitiram concluir que a maioria dos alunos possui entre 12 e 14 anos. Sobre a dificuldade em aprender matemática, 94% dos alunos respondeu que não sente dificuldade ou apenas um pouco, 21,6% e 72,1% respectivamente. Para o hábito de estudar matemática, 49% dos alunos afirmaram estudar apenas na véspera da prova. Sobre as notas na disciplina de matemática, a maioria respondeu estar na média, 61%. Cerca de 50% dos alunos apontaram as operações com divisão como as mais difíceis de serem realizadas. Para o domínio da tabuada, 57% afirmou não possuir domínio. Quanto ao uso de tecnologia computacional, 47% dos alunos disse possuir computador pessoal, e 51% dos alunos disse acessar internet em casa. No entanto, 91% afirmou não ter tido aula de informática no laboratório de informática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/962
url https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/962/limav2n2.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Estação Científica (UNIFAP)
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amapá
dc.source.none.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 79-93
Estação Científica (UNIFAP); v. 2, n. 2 (2012); 79-93
2179-1902
reponame:Estação Científica (UNIFAP)
instname:Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron:UNIFAP
instname_str Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
instacron_str UNIFAP
institution UNIFAP
reponame_str Estação Científica (UNIFAP)
collection Estação Científica (UNIFAP)
repository.name.fl_str_mv Estação Científica (UNIFAP) - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
repository.mail.fl_str_mv ||fernandogentry@hotmail.com
_version_ 1800218201183748096